júri

Pedro Ferreira

director criativo executivo Y&R Portugal

Natural de Setúbal, estudou Publicidade e Comunicação na Certomodo (curso técnico) e frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes no curso de Desenho. Antes de iniciar carreira na área da publicidade tem uma breve colaboração como designer/ilustrador na revista Grande Reportagem. Começou a trabalhar em publicidade como maquetista na CIESA/NCK em 1986. Em 1987 troca a Ciesa/NCK pela Ogilvy&Mather Portugal, agência onde ascende à função de director de arte em 1988. Na Ogilvy& Mather trabalha contas como a Ariston, Ministério da Cultura, Perrier, Fima e é um dos responsáveis pelo lançamento do Banco Nova Rede do BCP. Na Ogilvy&Mather ganha os primeiros prémios, nomeadamente no NY Festival. Em 1992 decide que o seu percurso deveria ter uma internacionalização. Amesterdão é a cidade escolhida. Trabalha como freelance na agência Japonesa Hakuhodo e posteriormente na agência local The Ondernemers/Amsterdam. Volta a Portugal passado um ano onde é convidado a integrar a agência Young&Rubicam, então liderada por José Eduardo Cazarin e Vera Nobre de Costa. Trabalha contas como a revista Fortuna, Valor, Independente, Turismo de Portugal e RTP. Em 1997 é convidado por Carlos Coelho para iniciar um novo projeto e uma nova agência. Nasce a NOVA Publicidade referência da Publicidade Nacional na década de 90. Na NOVA trabalha as contas Jumbo Auchan, Banco Totta&Açores, Banco Pinto e Sotto Mayor, Crédito Agricola, Volta ao Mundo, Hyundai, Vinhos do Alentejo, Multibanco e CTT onde ganha o 1º Leão de Bronze no Festival Internacional de Cannes com Judite Mota e Eduardo Martins. Ainda na Nova Publicidade em 96 ascende a director Criativo Associado. Em 1997 muda com Judite Mota da NOVA Publicidade para a Bates Portugal onde ambos lideram o departamento criativo. Trabalha contas como Rover e Land Rover, Jazztel, Bacalhau da Noruega, F.Lima, National Geographic, ONIway, Allianz e Caixa Geral de Depósitos entre muitas outras. Em 2006 com a fusão da Bates Red Cell com a Young&Rubicam torna-se director criativo e partner do Y&R Group. Para além de fundador do Clube de Criativos de Portugal, onde ainda hoje colabora como curador para a área da fotografia, foi jurado em diversos festivais de criatividade nacionais e internacionais como Eurobest, NY Festival, FIAP, Buenos Aires, Art Directors Club of NY ou Art directors Club of Europe. Por duas vezes ganhou o Grande Prémio do Clube de Criativos de Portugal e foi considerado durante 3 anos consecutivos Best Art Director. Ganhou prémios nos mais relevantes festivais de criatividade do Mundo. Cannes Lions, Eurobest, NY Festival, FIAP, Cresta etc. Desenvolve ainda uma colaboração directa com a ModaLisboa e com o Jornal i e em alguns projetos independentes de fotografia.