A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 49 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 13 grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Relações Públicas, Media, Responsabilidade Social, Suportes Alternativos, Mercados Internacionais e Autopromoções). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 49 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta terceira edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios. Esta decorrerá em Maio, em local a anunciar.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:- Alberto M. Rodrigues, Ministério dos Filmes
- Ana Sofia Vinhas, EDP
- Francisco Teixeira, Initiative
- João Duarte, YoungNetwork Group
- João Gomes de Almeida, 004
- João Oliveira, J. Walter Thompson Lisboa
- Jorge Coelho, Ogilvy Portugal
- Leonor Dias,Vodafone
- Manuel Roque, Pitch
- Miguel Ralha, BAR
- Pedro Ferreira, Y&R Portugal
- Pedro Ribeiro, Publicis Portugal
- Rodrigo Rodrigues, Torke+CC
- Sandra Alvarez, PHD
- Sérgio Carita, Six:am
- Sérgio Gonçalves, Live Content
- Sofia barros, APAP, APECOM, APEME
- Teresa Lameiras, Seat Portugal
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.
Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Maio onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.