q&a - perguntas frequentes

A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?

São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.

Quantas categorias estão a concurso?

Existem este ano 51 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 14 grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Responsabilidade Social, Suportes Alternativos, Mercados Internacionais e Autopromoções). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 51 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta terceira edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.

Quando é que os premiados serão conhecidos?

Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em Junho.

Quem são os elementos do júri?

O júri é constituído por:
  • Alexandre Rodrigues, director criativo da Grand Union
  • Augusto Fraga, realizador
  • Bernardo Villa, director de marketing e vendas da smart
  • Bruno Monteiro, director de marketing, comunicação e digital da DIA
  • Felipe Bonina, administrador com o pelouro de marketing da SCC
  • João Coutinho, director criativo executivo da Young & Rubicam para a América do Norte
  • José Godinho Marques, creative director da Human
  • Luís Pereira Santos, CEO da McCann Lisboa
  • Luiz Medeiros, director criativo da comOn
  • Marcelo Lourenço, director criativo da Fuel Lisboa
  • Nuno Jerónimo, partner e director criativo d’O Escritório
  • Nuno Santana, CEO da NIU
  • Ricardo Clemente,CEO da MediaCom Portugal
  • Rui Freire, managing director, business development & Innovation da Omnicom Media Group Portugal

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.

Qual o prémio para os vencedores?

O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Junho onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.