júri

Jorge Aguiar

director de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal

Iniciei a minha vida profissional ainda estudante a trabalhar na primeira revista de surf em Portugal, a surf Magazine. Achava que era “jornalista” e “fotógrafo”. Mas foi o princípio do que posso chamar um trabalho remunerado. Ao terminar a faculdade de Gestão, no ISEG, comecei a minha verdadeira carreira profissional na Arthur Andersen, em consultoria. Foram dos melhores anos de experiência e “workaolismo”, mas um anúncio para a área de gestão de produto para a marca Chicclettes fizeram-me concorrer e ser o escolhido. Entrei na Warner Lambert, uma multinacional americana com várias áreas de negócio, desde o grande consumo à área farmacêutica, e onde passei o primeiro ano na área de vendas a bater porta-a-porta do pequeno retalho a vender pastilhas elásticas e laminas para a barba. Posteriormente, entrei no departamento de marketing como gestor de produto júnior na área dos OTC’s, ou seja, produtos farmacêuticos de venda livre. Foram alguns anos nesta área a lidar com xaropes para a tosse e vitaminas…, onde evoluí para gestor de produto, brand manager até assumir a responsabilidade da área de negócio. Sem nenhuma razão especial, fui desafiado para uma função de brand manager na Rover Portugal, na altura em que o Grupo BMW adquiriu as marcas Rover, Land-Rover, MG e MINI, e fui evoluindo até assumir a responsabilidade da direção de marketing à qual posteriormente adicionei a responsabilidade pelas vendas. Passados 8 anos na MG Rover Portugal, volto a concorrer a uma posição de marketing na BMW Portugal, que estava a entrar directamente em Portugal e acabei por entrar para a área de vendas, no acompanhamento da rede de concessionários, para depois assumir a direção de marketing da marca BMW. Mais 8 anos e surge um novo desafio profissional, para assumir a direção de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal, onde os desafios eram grandes e onde era necessário transformar a marca por completo, tornando-a a número 1 no mercado automóvel premium. Hoje somos a marca número 1 no segmento premium e a terceira no mercado em geral.