q&a - perguntas frequentes

A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?

São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal).

Quantas categorias estão a concurso?

Existem este ano 57 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 57 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta oitava edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho. Para o prémio Agência de Meios do Ano serão contabilizados os pontos resultantes dos trabalhos inscritos pelas agências de meios.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.

Quando é que os premiados serão conhecidos?

Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em Junho.

Quem são os elementos do júri?

O júri é constituído por:
  • André Félix, director criativo executivo da J. Walter Thompson
  • Carla Bento dos Santos, diretora de marketing do Banco Santander
  • Francisco Serzedello, director executivo da Desafio Global
  • Fred Oliveira, realizador e sócio da Krypton Films
  • Helena Gouveia, country marketing manager na Ikea
  • João Espírito Santo, chief creative officer da Allby
  • Jorge Aguiar, director de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal
  • Jorge Teixeira, diretor criativo da Fuel
  • Judite Mota, chief creative officer e directora geral da VMLY&R
  • Luís Silva Dias, CEO da FCB International
  • Nuno Cardoso, founder & creative director da Nossa
  • Nuno Virgílio, manager director da OMG Digital
  • Pedro Batista, managing director UM
  • Pedro Ribeiro, creative director da comOn
  • Steve Colmar, executive creative director do Publicis Groupe Portugal
  • Vasco Thomaz, director criativo da Partners

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.

Qual o prémio para os vencedores?

O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Junho onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.