regulamento

INTRODUÇÃO

Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as acções de activação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal). Nesta sexta edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 1 de Abril de 2018 e 31 de Março de 2019.

São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 57 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 15 grandes categorias (Televisão / Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo / Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.

A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 57 categorias.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta oitava edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.

No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.



REGRAS

  1. Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2018 e 31/03/2019.
  2. As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
  3. Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2018 e 31 de Março de 2019.
  4. O material e a documentação não serão devolvidos.
  5. Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
  6. A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
  7. Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
  8. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efectuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento de um valor correspondente a 50% do montante da inscrição.
  9. Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.


INFORMAÇÕES

Teresa Albuquerque [email protected]
telf: 215 825 427


JÚRI

O júri será composto por 16 profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.
  • André Félix, director criativo executivo da J. Walter Thompson
  • Carla Bento dos Santos, diretora de marketing do Banco Santander
  • Francisco Serzedello, director executivo da Desafio Global
  • Fred Oliveira, realizador e sócio da Krypton Films
  • Helena Gouveia, country marketing manager na Ikea
  • João Espírito Santo, chief creative officer da Allby
  • Jorge Aguiar, director de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal
  • Jorge Teixeira, diretor criativo da Fuel
  • Judite Mota, chief creative officer e directora geral da VMLY&R
  • Luís Silva Dias, CEO da FCB International
  • Nuno Cardoso, founder & creative director da Nossa
  • Nuno Virgílio, manager director da OMG Digital
  • Pedro Batista, managing director UM
  • Pedro Ribeiro, creative director da comOn
  • Steve Colmar, executive creative director do Publicis Groupe Portugal
  • Vasco Thomaz, director criativo da Partners
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.


VOTAÇÃO

Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.

As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.



INSCRIÇÃO

Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque ([email protected]), que a validará.

De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque ([email protected])

Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:

  • Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
  • Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
  • Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
  • Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
  • Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
  • Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.

Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.

Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.

DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 26 de Abril às 18h.



PREÇO

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 18 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 18 de Abril. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 26 de Abril, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.



PAGAMENTO

O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária ou por cheque:

Transferência bancária:
Workmedia – Comunicação SA
Banco: Caixa Geral Depósitos
Número de conta: 675045878430
SWIFT: CGDIPTPL
IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.

O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email [email protected].


Pagamento por cheque:

Passado à ordem de Workmedia Comunicação, SA.
E enviado para:
Meios & Publicidade
Prémios Criatividade M&P
Av. Dom Carlos I, nº 44, Piso 1,
1200-649 Lisboa


DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.



NOTA:

AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.