júri

João Espírito Santo

Chief Creative Officer Allby

Designer de formação, João Espírito Santo tornou-se director criativo na JWT Lisboa, onde solidificou a sua carreira nacional, conquistando um Leão de Ouro em Cannes, o troféu de Agência do Ano no Clube de Criativos de Portugal e, por duas vezes, a sua equipa venceu o título de Agency of the Year na região EMEA. Reconhecimento que levou o network JWT a convidá-lo para diretor criativo regional europeu para a Vodafone, trabalhando com escritórios JWT como Praga, Bucareste, Londres e a SCPF de Barcelona, Madrid e Lisboa. Trocou depois a JWT pela Ogilvy, onde trabalhou, primeiro em Portugal, transformando a agência de publicidade tradicional em Agência Digital do Ano e, nos últimos 4 anos, no Quénia, como diretor criativo regional da Ogilvy África. A partir de Nairobi dirigiu os mais de 20 escritórios Ogilvy do network no continente Africano, coordenando a comunicação integrada de multinacionais como a Coca-Cola, Unilever, Airtel, Nestlé, marcas Africanas como a Kenyan Airways ou de projectos nacionais como “Why the future is Kenya?” Com os seus parceiros de liderança da Ogilvy África avança com a integração total de disciplinas de comunicação numa equipa única, o que permitiu resultados históricos para a Ogilvy África: 4 Leões em Cannes, um Grand Prix nos Clio Awards e um Grand Prix For Good no Dubai Lynx, entre outros.
No seu percurso internacional, ganhou um expertise único e o gosto pela vital aliança entre a criatividade e a tecnologia. É esta aliança de disciplinas que o fez regressar a Portugal, para lançar uma operação de creative marketing com a Portuguesa Allby. Dados, estratégia, criatividade e tecnologia são a base da agência que agora dirige como Chief Creative Officer.
O trabalho que desenvolveu com os seus clientes foi premiado nos Cannes Lions, Clio Awards ou D&AD, festivais internacionais onde também já foi jurado.