Celebrar a Criatividade
Pelo sétimo ano consecutivo vamos eleger as melhores autopromoções/spots promocionais em televisão, rádio, impresa e digital. E também, pelo quarto ano, premiar a Inovação. A Inovação em Media. Os novos conceitos, as soluções diferenciadoras, os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos um pouco por todos os grupos de comunicação social/editoras/canais de televisão e que fazem com que um jornal esteja muito para lá do suporte papel, uma rádio possa ser também um concerto ou que um canal de tv já não precise de uma televisão para chegar ao seu público ou a novos públicos. É a reinvenção, as novas formas de chegar às audiências e aos anunciantes, que vamos aplaudir nos Prémios M&P Criatividade em Inovação em Media. Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Branded Content/Content Marketing, Brand Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT são as grandes categorias a concurso em Inovação em Media. Em Criatividade em Autopomoções, tal como nos seis anos anteriores, as categorias são Televisão, Rádio, Imprensa e Digital.
Ana Marta Heleno (Global Media Group), Filipa Marçal Grilo (SIC), Filipa Martins (Sapo), Hellington Vieira (Fox Networks Group Portugal), Luís Miguel Pereira (SportTV), João Arbués Moreira (TVI), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (Cofina), Mafalda Anjos (Trust in News) e Marina Ramos (RTP) são os responsáveis por avaliar os projectos a concurso.
Os vencedores serão conhecidos em Junho/Julho, em simultâneo com os premiados na 9ª edição dos Prémios Criatividade M&P. Boa sorte!
Carla Borges Ferreira
Regulamento
Introdução
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Nesta edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 15 de Abril de 2019 e 15 de Abril de 2020.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 59 categorias em Autopromoções e 19 em Inovação. As primeiras integram-se em quatro grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa e Digital) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas. Em Inovação em Media as categorias são Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Brand Content/Content Marketing, Branded Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT. Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso.
Regras
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 15 de Abril de 2019 e 15 de Abril de 2020.
- O material e a documentação não será devolvido.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efectuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento de um valor correspondente a 50% do montante da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por onze profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.
- Ana Marta Heleno, directora de marketing e comunicação do Global Media Group
- Filipa Marçal Grilo, subdirectora gestão de marcas de entretenimento da SIC
- Filipa Martins, directora-geral do Sapo
- Hellington Vieira, director criativo Fox Networks Group Portugal
- Luís Miguel Pereira, director criativo da SportTV
- João Arbués Moreira, director de marketing e comunicação da TVI
- João Lobo, director de marketing do grupo Renascença Multimédia
- João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
- José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
- Mafalda Anjos, directora da Visão e publisher da Trust in News
- Marina Ramos, directora de marketing estratégico da RTP
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 15 de Maio às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 30 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 30 de Abril. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 8 de Maio, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor da inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto, consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária.
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Ana Marta Heleno
Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, iniciou a sua actividade profissional em 1999 na L’Oréal Divisão de Produtos de Luxo como Gestora de Produto de Maquilhagem e Perfumes Lancôme. Posteriormente, e até 2007, assume funções de Gestão de Marca, Caras e Caras Decoração, na Edimpresa. Em 2007 assume a Direcção de Marketing do Grupo Persona, fazendo parte do processo de internacionalização do Grupo com a abertura de uma Clínica em Madrid. Nesse mesmo ano regressa à Edimpresa para assumir a Direcção de Marketing das várias Marcas da empresa (Visão, Caras, Exame, Activa, Turbo, entre outras). Em 2009, e durante 6 anos, na Samsung Electrónica Portuguesa, assume funções de Marketing Manager da área de Mobile, Retail Marketing Manager e posteriormente Marketing Manager na área de B2B da empresa. Actualmente exerce a função de Directora de Marketing e Comunicação do Global Media Group.
Filipa Marçal Grilo
Filipa Marçal Grilo tem 32 anos e é natural de Santarém. Licenciada em Ciências da comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com diploma em dois cursos para executivos da Universidade Católica de Lisboa (Leading Brands em 2016 e Digital Transformation em 2018). Inicia o percurso profissional em 2008 no grupo Impresa, mais concretamente na SIC, primeiro num estágio de 6 meses como assistente de produção no departamento de autopromoção, depois como produtora no mesmo departamento. A aventura no marketing começa em 2014, integrando a equipa como gestora de marca da SIC. Desde Abril de 2016 até Janeiro de 2020 foi coordenadora de marcas de entretenimento do grupo Impresa no Departamento de Marketing, Comunicação e Criatividade. E desde Fevereiro do presente ano assume a subdireção de marcas de entretenimento no mesmo departamento.
Filipa Martins
Directora-geral do SAPO, a Filipa tem mais de 14 anos de experiência no mercado de media digital, tendo começado pela gestão de parcerias de conteúdos. Define actualmente a estratégia de conteúdos digitais, e-commerce e produtos e serviços Sapo na Altice PT, liderando as equipas de produto, comerciais e tecnológicas. Anteriormente trabalhou 5 anos como consultora na A.T.Kearney, nas áreas de Transportes, Administração Pública, Instituições Financeiras e Pasta e Papel. Possui um mestrado e MBA pela NOVA School of Business and Economics e uma licenciatura em Business Administration pela Universidade Católica. Principais áreas de actuação incluem gestão geral, marketing, gestão de parcerias estratégicas e internet/digital.
João Arbués Moreira
Em 2005 estava na Pernod Ricard Portugal, como director de vendas do canal horeca, e fui para a MOP como director comercial, primeira experiência no Grupo Media Capital. Em 2008 a empresa foi vendida ao Fundo Explorer, e só voltei para o grupo Media Capital em 2011, como director geral da Farol\MCE, empresas no mercado da musica e evento, onde estive até 2013, ano em que passei para director de marketing da MCR (Radio Comercial\ M80\Cidade FM\SmoothFM). Em 2019 aceitei o desafio de vir para a TVI, para director de marketing e comunicação.
Hellington Vieira
Licenciado em Comunicação Social e mestre em Antropologia, Hellington Vieira tem quase 20 anos de experiência no mercado português, com passagem pelas agências Young&Rubicam, BBDO e TBWA. Em 2015, assumiu a direção criativa do FOX Creative, o estúdio criativo inhouse da FOX Networks Group Portugal (parte da The Walt Disney Company), onde é responsável pelo desenvolvimento de campanhas e conteúdos multiscreen para as marcas do grupo, como a FOX, National Geographic e 24 Kitchen. No seu percurso, o criativo conquistou um vasto palmarés de prémios e nomeações – um Grande Prémio e 12 ouros no Clube de Criativos de Portugal, dois Grandes Prémios M&P, entre muitos outros nos festivais Pomax Global Excellence, Eurobest, New York Festival, El Ojo de Iberoamerica e Cannes Lions.
Luís Miguel Pereira
Quando nasci, a 29 de setembro de 1969, a internet estava a mais de uma década de distância, o telemóvel - muito longe de ser smart - surgiu ainda mais tarde e cinto de segurança no carro só usava quem quisesse. Mas existia a rádio e isso bastava-me. Em 1990 comecei uma carreira, que depois se cruzou com a imprensa e televisão. TSF, SIC, RTP, SportTV, Semanário Económico, Diário de Notícias e… os livros. Mais de 40, escritos e editados em 10 países. No fundo a mesma estratégia de sempre: contar histórias. É isso que também faço hoje quando penso e escrevo uma autopromoção. Continuo a contar histórias. Tenho um truque infalível: quando nasci, a 29 de setembro de 1969, nasci para isto.
João Lobo
O seu percurso profissional passa pelo sector da energia e da comunicação. Desempenhou funções comerciais e de marketing na Castrol, Mobil e BP. Desde 2004 no sector dos media, é responsável pela gestão de marketing e de comunicação do Grupo Renascença Multimédia, detentor das estações de rádio: Renascença, RFM e Mega Hits. No seu portfolio de actividades, para além do desenvolvimento de marcas, campanhas de comunicação e gestão de portfolio, tem a responsabilidade de identificar, seleccionar e gerir as parcerias que geram conteúdos para os meios do grupo tais como: desporto, música, teatro, cinema, eventos culturais, entre outros.
João Magalhães
Formei-me em Comunicação Empresarial, mas acredito que Engenharia também podia ter ajudado, sobretudo porque na última década me especializei em estabelecer pontes, entre bons produtos, boas ideias para os comunicar, e os consumidores. Profissionalmente, passei por algumas agências de publicidade onde aprendi muito sobre a "arte" de criar e vender (a 9, a BBDO, a Touch Me e a Bates Redcell/Young & Rubicam); por um Canal infantil nos Estados Unidos onde compreendi a escala de alguns segmentos (o Cartoon Network Latin America); por uma produtora de espectáculos onde percebi o significado de pragmatismo (a UAU); por uma operadora de telecomunicações onde me especializei na conjugação do marketing e da comunicação (a NOS) e por 5 Canais de filmes e séries onde descobri que o entretenimento é rei (os Canais TVCine). A viagem de trabalhar diferentes áreas tem sido de constante descoberta e a sorte de, pelo caminho, trabalhar com alguns dos melhores profissionais do mercado, a melhor parte.
José Manuel Gomes
Iniciou a carreira profissional em 1998 com o lançamento do Jornal de Negócios. Liderou o lançamento do Negocios.pt, onde foi primeiro responsável pela área editorial e mais tarde director-geral. Com a compra do jornal pela Cofina, José Gomes passou a director comercial digital do grupo. Em 2011, avançou com a criação da Cofina Fusion, área que integrou uma oferta 360º da Cofina Produtos, utilizando jornais e revistas, digital, customer publishing e eventos. Actualmente é business development director do grupo. É também professor na Porto Business School, na Universidade Europeia e na universidade Católica. Licenciado em Gestão pelo ISG, Pós-Graduado em E-Business pelo ISEG, MBA Executivo pelo ISCTE e Programa de Gestão Avançada da Universidade Católica e Kellogg School of Management.
Mafalda Anjos
Mafalda Anjos tem 44 anos, 4 filhos e alguns títulos de informação no currículo. Formada em Direito, começou na economia, onde passou pela revista Exame, revista Focus e Semanário Económico. Foi, depois disso, sete anos editora da revista do Expresso. Está desde 2015 na revista VISÃO, primeiro como diretora-adjunta e, desde 2016, como diretora. Na Trust in News assume também a função de Publisher dos 12 títulos. Mas, como gosta de dizer, é e será acima de tudo jornalista.
Marina Ramos
Marina Ramos é directora de marketing estratégico e comunicação da RTP. É licenciada em Economia pelo ISEG, em 1989, e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, em 2014. Durante 20 anos foi jornalista, editora de Economia da RTP e da TVI e coordenadora do Telejornal. Em 2008 tornou-se responsável do marketing e comunicação da RTP, cargo que volta a exercer em 2015.
Televisão
01. Spot Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
02. Campanha Institucional
Nesta categoria vamos distinguir o conjunto de spots para promover, mais do que um determinado programa, o canal. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
03. Spot de Informação Institucional
Nesta categoria vamos os premiar melhores spots promocionais da informação, como um todo, de determinado canal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
04. Campanha de Informação Institucional
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de spots que compões uma campanha que visa promover a informação, como um todo, de determinado canal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
05. Programa de Informação – Spot
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de informação produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
06. Programa de Informação – Campanha
Nesta categoria vamos distinguir o conjunto de spots criados para a promoção de determinado programa de informação. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) e coerência são os principais pontos a valorizar.
07. Documentário
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas dos diferentes documentários produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
08. Grande Reportagem
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas que promovem as grande reportagens produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
09. Programa de Desporto – Spot
Nesta categoria vamos distinguir os spots dos diferentes programas desportivos produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
10. Programa de Desporto – Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as campanhas dos diferentes programas desportivos produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
11. Entretenimento
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de entretenimento produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
12. Ficção Nacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes formatos de ficção nacional transmitidos pelos diferentes canais. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
13. Ficção Internacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes formatos de ficção internacional (séries e filmes) transmitidos pelos canais presentes em Portugal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
14. Programa Infantil
Nesta categoria vamos distinguir os spots e campanhas promocionais dos diferentes canais ou programas infantis, produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
15. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos (política, desporto, internacional, …), de programas ou rubricas ou da própria estação.
16. OTT
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas das OTT dos diferentes canais. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
17. Acção Especial
Cada vaz mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. São estas categorias que vamos distinguir em Acção Especial.
18. Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
19. Campanha Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio outdoor e para promover os seus programas e iniciativas.
20. Campanha de Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
21. Spot Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio rádio para promover os seus programas e iniciativas.
22. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As acções sustentabilidade e de responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio televisivo e também acções/spots levadas a cabo/criados pelos próprios canais.
23. Genérico
Nesta categoria vamos premiar os melhores genéricos originais, idealizados e produzidos para formatos de produção nacional. Estética, composição gráfica e ambiente sonoro serão os principais aspectos a considerar.
24. Separador
Nesta categoria vamos distinguir os melhores separadores. Originalidade, criatividade e execução técnica são os principais critérios a ter em conta.
25. Grafismo
Nesta categoria vamos distinguir o grafismo dos diferentes canais e/ou programas, a forma como este contribui para a criação da identidade do canal e o modo como o conceito gráfico ganha forma tanto em antena como nos restantes suportes nos quais é utilizado.
26. Promoção de Evento
Nesta categoria vamos distinguir as promoções de eventos realizadas pelos canais fora de antena.
27. Activação / Evento
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes acções através das quais os canais procuram ir ao encontro dos seus públicos, tanto através de iniciativas concebidas de raiz pelos canais como para potenciar a sua presença em eventos de terceiros (ex: festivais, etc).
28. Canais Internacionais
Nesta categoria vamos distinguir as promoções feitas por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Podem ser inscritas nesta categoria promos produzidas no exterior.
Rádio
29. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos (política, desporto, internacional, …), de programas ou rubricas ou da própria estação.
30. Spot Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade da estação. O conceito criativo e a sua execução (copy, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.
31. Spot de Informação
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de informação produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação da estação como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia,…) são os principais pontos a valorizar.
32. Spot de Desporto
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de desporto produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação desportiva como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia,…) são os principais pontos a valorizar.
33. Spot de Programa
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas/faixas horárias ou rubricas produzidas ou emitidos pelas estações de rádio. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia,…) são os principais pontos a valorizar.
34. Copywriting
Nesta categoria vamos distinguir o melhor copy criado para spots de rádio.
35. Sound Design
Nesta categoria vamos premiar a melhor utilização da música/ambiente sonoro em spots de rádio.
36. Acção Especial
Cada vaz mais as estações levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais ouvintes e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. São estas categorias que vamos distinguir em Acção Especial.
37. Activação / Evento
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes acções de activação através das quais as estações procuram ir ao encontro dos seus públicos, tanto através de iniciativas concebidas de raiz pelas estações como para potenciar a sua presença em eventos de terceiros (ex: festivais, etc).
38. Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
39. Spot TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o meio televisão para promover os seus programas e iniciativas.
40. Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádio utilizam o meio outdoor para promover os seus programas e iniciativas.
41. Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como rádios utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
42. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As acções de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio rádio e também acções/iniciativas/spots levadas a cabo pelas próprias estações.
43. Spot de Evento
Nesta categoria vamos distinguir os spots de eventos realizados pelas estações fora de antena.
Imprensa
44. Institucional
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios institucionais idealizadas e produzidas para comunicar os valores dos diferentes jornais e revista, tanto na sua versão papel como digital.
45. Suplemento
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios idealizadas e produzidas para comunicar os diferentes suplementos de jornais e revista, tanto na sua versão papel como digital.
46. Campanha de Assinaturas
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios idealizadas e produzidas para comunicar campanhas de assinaturas, tanto para as edições em papel como para as versões digitais e app dos diferentes títulos.
47. Copywritting
Nesta categoria vamos distingir o melhor copy para peças de imprensa.
48. Produtos de Valor Associado
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios idealizadas e produzidas para comunicar produtos de valor acrescentado que acompanham, em banca, os diferentes títulos.
49. Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio digital/redes sociais para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
50. Spot TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio televisão para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
51. Spot Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio rádio para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
52. Campanha Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio outdoor para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
53. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As acções de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas/desenvolvidas no meio imprensa.
54. Acção Especial
Cada vaz mais os títulos levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas páginas, aproximando desta forma a marca dos potenciais leitores e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. São estas categorias que vamos distinguir em Acção Especial.
55. Promoção de Evento
Nesta categoria vamos distinguir a promoção de eventos realizados por jornais ou revistas.
56. Activação
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes acções de activação através das quais as editoras procuram ir ao encontro dos seus públicos, tanto através de iniciativas concebidas de raiz pelos títulos como para potenciar a sua presença em eventos de terceiros (ex: festivais, etc).
Digital
57. Institucional
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios institucionais idealizadas e produzidas para comunicar os valores dos diferentes projectos digitais (jornais digitais ou web TV)
58. Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como os meios digitais utilizam as redes sociais para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
59. Acção Especial
Cada vaz mais os títulos levam a cabo iniciativas que se materializam fora do seu meio, aproximando desta forma a marca dos potenciais leitores e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. São estas categorias que vamos distinguir em Acção Especial.
60. OTT
Nesta categoria vamos premiar as melhores promos levadas a cabo pelas plataformas Over The Top.
Inovação Editorial
01. Inovação Editorial
Nesta categoria vamos distinguir novos formatos/projectos lançados pelos diferentes órgãos de comunicação social, através dos quais pretendem chegar aos seus diferentes públicos. A título de exemplo, podemos falar de uma app, da presença de uma marca numa rede social, de um podcast, de um projecto em vídeo, de um blogue, etc, etc.
Lançamento
02. Jornal
Nesta categoria vamos distinguir os jornais lançados no período em análise. O projecto no seu todo – conteúdo editorial, layout, pertinência/oportunidade,…) será avaliado.
03. Revista
Nesta categoria vamos distinguir as revistas lançadas no período em análise. O projecto no seu todo – conteúdo editorial, layout, pertinência/oportunidade,…) será avaliado.
04. Projecto Digital
Nesta categoria vamos distinguir os projectos digitais lançados no período em análise. O projecto no seu todo – conteúdo, layout/design, navegabilidade, pertinência/oportunidade,…) será avaliado.
05. Newsletter
Nesta categoria vamos distinguir as newsletters lançadas no período em análise. O projecto no seu todo – conteúdo editorial, layout, pertinência/oportunidade,…) será avaliado.
06. Suplemento
Nesta categoria vamos distinguir os suplementos lançados no período em análise. O projecto no seu todo – conteúdo editorial, layout, pertinência/oportunidade,…) será avaliado.
Inovação - TV, Rádio, Digital
07. Inovação em Entretenimento
Nesta categoria vamos distinguir novos conceitos/formatos/programas de entretenimento, independentemente do suporte.
08. Inovação em Informação
Nesta categoria vamos distinguir novos conceitos/formatos/programas de informação, independentemente do suporte.
Projecto Integrado / Evento
09. Grande Público
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos, destinados ao grande público, criados por uma empresa de media que tenha vida, também, para lá do próprio meio. Ou seja, a extensão das marcas para lá dos seus territórios naturais. Podemos, como exemplo, falar de uma festa, uma conferência, um festival ou um concerto, onde o ADN da marca serve como catalisador de audiências e/ou que seja gerador de receitas alternativas.
10. B2B
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos, B2B, criado por uma empresa de media que tenha vida para lá do próprio meio. Ou seja, a extensão das marcas para lá dos seus territórios naturais. Podemos, como exemplo, falar de uma conferência, um festival ou um concerto, onde o ADN da marca serve como catalisador de audiências e/ou que seja gerador de receitas alternativas.
Branded Content/Content Marketing
11. Imprensa
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de branded content/content marketing criados ou publicados por títulos de media. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação.
12. Digital
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de brand content/content marketing criados ou publicados em suporte digital. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação.
13. TV
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de branded content/content marketing criados para televisão. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação.
14. Rádio
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de branded content/content marketing criados para rádio. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação.
15. Projecto Integrado
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de branded content/content marketing criados ou publicados por marcas de media/grupos de comunicação social. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação, em projectos que podem, por exemplo, agregar várias marcas do mesmo grupo ou ter vida para lá dos títulos nos quais são veiculados os conteúdos.
Branded Entertainment
16. Branded Entertainment
Nesta categoria vamos premiar os melhores projectos de branded entertainment criados ou emitidos em televisão / rádio / digital. Originalidade, pertinência, execução, integração na história e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação.
Inovação Publicitária / Solução Comercial
17. Inovação Publicitária
Nesta categoria vamos premiar os novos formatos publicitários criados/explorados pelas equipas comerciais dos órgãos de comunicação social/grupos de media.
18. Melhor Solução Comercial
Nesta categoria vamos premiar novas soluções comerciais criados/exploradas pelos grupos de media. Estas soluções podem abranger diferentes suportes e formatos, incluindo ou não publicidade tradicional. Conferências, prémios ou sites são alguns dos exemplos.
19. Modelo de Subscrição
Nesta categoria vamos premiar novos modelos de subscrição/assinaturas digitais.
OTT
20. OTT
Nesta categoria vamos distinguir as melhores OTT presentes no mercado nacional.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media?
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, mesmo não tendo equipa local.
Quantas categorias estão a concurso?
Estão a concurso 60 categorias em Autopromoções e 20 em Inovação em Media. As primeiras integram-se em quatro grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa e Digital) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas. Em Inovação em Media as categorias são Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Branded Content/Content Marketing, Branded Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT. Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalho a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios. Esta decorrerá em Junho/Julho, juntamente com a entrega de Prémios Criatividade M&P.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Ana Marta Heleno, directora de marketing e comunicação do Global Media Group
- Filipa Marçal Grilo, subdirectora gestão de marcas de entretenimento da SIC
- Filipa Martins, directora-geral do Sapo
- Hellington Vieira, director criativo do Fox Networks Group Portugal
- Luís Miguel Pereira, director criativo da SportTV
- João Arbués Moreira, director de marketing e comunicação da TVI
- João Lobo, director de marketing do grupo Renascença Multimédia
- João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
- José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
- Mafalda Anjos, directora da Visão e publisher da Trust in News
- Marina Ramos, directora de marketing estratégico da RTP
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido exibidos/produzidos.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 30 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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