Celebrar a Criatividade

Pelo sétimo ano consecutivo vamos eleger as melhores autopromoções/spots promocionais em televisão, rádio, impresa e digital. E também, pelo quarto ano, premiar a Inovação. A Inovação em Media. Os novos conceitos, as soluções diferenciadoras, os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos um pouco por todos os grupos de comunicação social/editoras/canais de televisão e que fazem com que um jornal esteja muito para lá do suporte papel, uma rádio possa ser também um concerto ou que um canal de tv já não precise de uma televisão para chegar ao seu público ou a novos públicos. É a reinvenção, as novas formas de chegar às audiências e aos anunciantes, que vamos aplaudir nos Prémios M&P Criatividade em Inovação em Media. Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Branded Content/Content Marketing, Brand Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT são as grandes categorias a concurso em Inovação em Media. Em Criatividade em Autopomoções, tal como nos seis anos anteriores, as categorias são Televisão, Rádio, Imprensa e Digital.

Ana Marta Heleno (Global Media Group), Filipa Marçal Grilo (SIC), Filipa Martins (Sapo), Hellington Vieira (Fox Networks Group Portugal), Luís Miguel Pereira (SportTV), João Arbués Moreira (TVI), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (Cofina), Mafalda Anjos (Trust in News) e Marina Ramos (RTP) são os responsáveis por avaliar os projectos a concurso.

Os vencedores serão conhecidos em Junho/Julho, em simultâneo com os premiados na 9ª edição dos Prémios Criatividade M&P. Boa sorte!

Carla Borges Ferreira

Regulamento

Introdução

Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Nesta edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 15 de Abril de 2019 e 15 de Abril de 2020.

São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 59 categorias em Autopromoções e 19 em Inovação. As primeiras integram-se em quatro grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa e Digital) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas. Em Inovação em Media as categorias são Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Brand Content/Content Marketing, Branded Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT. Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso.

Regras

  1. As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
  2. Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 15 de Abril de 2019 e 15 de Abril de 2020.
  3. O material e a documentação não será devolvido.
  4. Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
  5. A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
  6. Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
  7. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efectuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento de um valor correspondente a 50% do montante da inscrição.
  8. Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.

Informações

Júri

O júri será composto por onze profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.

  • Ana Marta Heleno, directora de marketing e comunicação do Global Media Group
  • Filipa Marçal Grilo, subdirectora gestão de marcas de entretenimento da SIC
  • Filipa Martins, directora-geral do Sapo
  • Hellington Vieira, director criativo Fox Networks Group Portugal
  • Luís Miguel Pereira, director criativo da SportTV
  • João Arbués Moreira, director de marketing e comunicação da TVI
  • João Lobo, director de marketing do grupo Renascença Multimédia
  • João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
  • José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
  • Mafalda Anjos, directora da Visão e publisher da Trust in News
  • Marina Ramos, directora de marketing estratégico da RTP

A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.

Votação

Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.

As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.

Inscrição

Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.

De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)

Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:

  • Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
  • Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
  • Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
  • Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
  • Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
  • Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.

Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.

Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.

DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 15 de Maio às 18h.

Preço

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 30 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 30 de Abril. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 8 de Maio, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor da inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto, consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.

Pagamento

O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária.

Transferência bancária

  • Workmedia – Comunicação SA
  • Banco: Caixa Geral Depósitos
  • Número de conta: 675045878430
  • SWIFT: CGDIPTPL
  • IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
  • com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.

O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.

Vencedores

Divulgação dos vencedores

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.

NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.

Júri

Televisão

01. Spot Institucional

Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

02. Campanha Institucional

Nesta categoria vamos distinguir o conjunto de spots para promover, mais do que um determinado programa, o canal. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

03. Spot de Informação Institucional

Nesta categoria vamos os premiar melhores spots promocionais da informação, como um todo, de determinado canal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

04. Campanha de Informação Institucional

Nesta categoria vamos premiar o conjunto de spots que compões uma campanha que visa promover a informação, como um todo, de determinado canal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

05. Programa de Informação – Spot

Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de informação produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

06. Programa de Informação – Campanha

Nesta categoria vamos distinguir o conjunto de spots criados para a promoção de determinado programa de informação. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) e coerência são os principais pontos a valorizar.

07. Documentário

Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas dos diferentes documentários produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

08. Grande Reportagem

Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas que promovem as grande reportagens produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

09. Programa de Desporto – Spot

Nesta categoria vamos distinguir os spots dos diferentes programas desportivos produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

10. Programa de Desporto – Campanha

Nesta categoria vamos distinguir as campanhas dos diferentes programas desportivos produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

11. Entretenimento

Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de entretenimento produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

12. Ficção Nacional

Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes formatos de ficção nacional transmitidos pelos diferentes canais. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

13. Ficção Internacional

Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes formatos de ficção internacional (séries e filmes) transmitidos pelos canais presentes em Portugal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

14. Programa Infantil

Nesta categoria vamos distinguir os spots e campanhas promocionais dos diferentes canais ou programas infantis, produzidos ou emitidos por um canal de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

15. Jingle de Estação

Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos (política, desporto, internacional, …), de programas ou rubricas ou da própria estação.

16. OTT

Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas das OTT dos diferentes canais. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro,…) são os principais pontos a valorizar.

17. Acção Especial

Cada vaz mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. São estas categorias que vamos distinguir em Acção Especial.

18. Digital / Redes Sociais

Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.

19. Campanha Outdoor

Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio outdoor e para promover os seus programas e iniciativas.

20. Campanha de Imprensa

Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.

21. Spot Rádio

Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio rádio para promover os seus programas e iniciativas.

22. Sustentabilidade e Responsabilidade Social

As acções sustentabilidade e de responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio televisivo e também acções/spots levadas a cabo/criados pelos próprios canais.

23. Genérico

Nesta categoria vamos premiar os melhores genéricos originais, idealizados e produzidos para formatos de produção nacional. Estética, composição gráfica e ambiente sonoro serão os principais aspectos a considerar.

24. Separador

Nesta categoria vamos distinguir os melhores separadores. Originalidade, criatividade e execução técnica são os principais critérios a ter em conta.

25. Grafismo

Nesta categoria vamos distinguir o grafismo dos diferentes canais e/ou programas, a forma como este contribui para a criação da identidade do canal e o modo como o conceito gráfico ganha forma tanto em antena como nos restantes suportes nos quais é utilizado.

26. Promoção de Evento

Nesta categoria vamos distinguir as promoções de eventos realizadas pelos canais fora de antena.

27. Activação / Evento

Nesta categoria vamos distinguir as diferentes acções através das quais os canais procuram ir ao encontro dos seus públicos, tanto através de iniciativas concebidas de raiz pelos canais como para potenciar a sua presença em eventos de terceiros (ex: festivais, etc).

28. Canais Internacionais

Nesta categoria vamos distinguir as promoções feitas por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Podem ser inscritas nesta categoria promos produzidas no exterior.

Inovação Editorial

01. Inovação Editorial

Nesta categoria vamos distinguir novos formatos/projectos lançados pelos diferentes órgãos de comunicação social, através dos quais pretendem chegar aos seus diferentes públicos. A título de exemplo, podemos falar de uma app, da presença de uma marca numa rede social, de um podcast, de um projecto em vídeo, de um blogue, etc, etc.

Q&A - Perguntas Frequentes

A quem se destinam os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media?

Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar inscrições canais cujo sinal é transmitido em Portugal, mesmo não tendo equipa local.

Quantas categorias estão a concurso?

Estão a concurso 60 categorias em Autopromoções e 20 em Inovação em Media. As primeiras integram-se em quatro grandes categorias (Televisão, Rádio, Imprensa e Digital) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas. Em Inovação em Media as categorias são Inovação Editorial, Lançamento, Inovação em Entretenimento/Informação, Projecto Integrado/Eventos, Branded Content/Content Marketing, Branded Entertainment, Inovação Publicitária/Melhor Solução Comercial e OTT. Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalho a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.

Quando é que os premiados serão conhecidos?

Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios. Esta decorrerá em Junho/Julho, juntamente com a entrega de Prémios Criatividade M&P.

Quem são os elementos do júri?

O júri é constituído por:

  • Ana Marta Heleno, directora de marketing e comunicação do Global Media Group
  • Filipa Marçal Grilo, subdirectora gestão de marcas de entretenimento da SIC
  • Filipa Martins, directora-geral do Sapo
  • Hellington Vieira, director criativo do Fox Networks Group Portugal
  • Luís Miguel Pereira, director criativo da SportTV
  • João Arbués Moreira, director de marketing e comunicação da TVI
  • João Lobo, director de marketing do grupo Renascença Multimédia
  • João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
  • José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
  • Mafalda Anjos, directora da Visão e publisher da Trust in News
  • Marina Ramos, directora de marketing estratégico da RTP

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido exibidos/produzidos.

Inscreva-se agora!

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 30 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.

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