Celebrar a Criatividade
A melhor criatividade nacional vai, pelo nono ano consecutivo, ser distinguida. Este ano teremos a concurso 55 categorias, repartidas por 15 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Activação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Acção Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Alexandre Montenegro (Show Off Films), Diogo Anahory (Bar Ogilvy), Edson Athayde (FCB Lisboa), Hugo Nóbrega (H2N Phenomena Makers), Ivo Purvis (Partners), João Carlos Oliveira, Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), Miguel Barros (Havas Creative Group), Miguel Durão (Stream and Tough Guy), Nuno Jerónimo (O Escritório), Nuno Moura (Federação Portuguesa de Futebol), Pedro Magalhães (Wunderman Thompson), Rita Tomé Duarte (Delta Q), Sandra Alvarez (PHD Media), Tomás González-Quijano (Mindshare Portugal) são os profissionais que têm a seu cargo a escolha dos melhores trabalhos criados e produzidos no último ano. Os vencedores serão conhecidos no início do Verão. Boa sorte!

Carla Borges Ferreira
Regulamento
Introdução
Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as acções de activação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal). Nesta nona edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 1 de Abril de 2019 e 31 de Março de 2020.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 55 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 15 grandes categorias (Televisão / Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo / Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 55 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta nona edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.
Regras
- Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2019 e 31/03/2020.
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2019 e 31 de Março de 2020.
- O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por 15 profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.
- Alexandre Montenegro, realizador na Show Off Films
- Diogo Anahory, sócio e chief creative officer da Bar Ogilvy
- Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa
- Hugo Nóbrega, Owner & CEO da H2N Phenomena Makers
- Ivo Purvis, executive creative director na Partners
- João Carlos Oliveira
- Lídia Monteiro, directora coordenadora do Turismo de Portugal
- Miguel Barros, presidente e partner do Havas Creative Group
- Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy
- Nuno Jerónimo, partner e director criativo d’O Escritório
- Nuno Moura, chief marketing e growth officer da Federação Portuguesa de Futebol
- Pedro Magalhães, director criativo executivo da Wunderman Thompson
- Rita Tomé Duarte, directora de Unidade de Negócio da Delta Q
- Sandra Alvarez, directora-geral da PHD Media
- Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare Portugal
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 17 de Abril às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 3 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 3 de Abril. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 3 de Abril, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária ou por cheque:
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Pagamento por cheque
- Passado à ordem de Workmedia Comunicação, SA.
- E enviado para:
- Meios & Publicidade
- Prémios Criatividade M&P
- Av. Dom Carlos I, nº 44, Piso 1,
- 1200-649 Lisboa
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Alexandre Montenegro
Alexandre Montenegro é um dos mais respeitados profissionais do audiovisual português. Como realizador trabalhou com as maiores marcas do país, autor de campanhas que fazem parte da história da publicidade nacional, como os Reis Magos da TMN, a campanha da Frize com o Pedro Tochas, e o filme Medo - um dos poucos filmes da categoria do retalho alimentar a ser premiado com o Grande Prémio no Clube de Criativos de Portugal, entre tantos outros grandes sucessos do imaginário publicitário português. Como empresário, Alexandre Montenegro é o fundador de empresas que são verdadeiros marcos da produção nacional: a Show Off Films - há 20 anos uma das mais sólidas produtoras de Portugal - e a Mola (criada em parceria com o também realizador Luciano Ottani), responsável pela criação de clássicos como o programa infantil Zig Zag, ou conteúdos que estão a refrescar a TV portuguesa como o documentário musical Coros. Um dos poucos realizadores portugueses a ser galardoado com um Leão no Festival de Cannes, Alexandre Montenegro já participou de vários júris nacionais e internacionais - quase sempre na categoria craft, com especial destaque para sua representação enquanto jurado português no Eurobest de 2013 a Champions League da publicidade europeia. Prepara-se para lançar-se em 2020 na realização do seu primeiro trabalho em ficção, depois de quase 28 anos de interregno. Mas o seu grande legado é sem dúvida alguma ser pai babado em tempo integral do Diogo, da Bia e do Tato e muito provavelmente um dos maiores fãs do Batman de todos os tempos
Diogo Anahory
Nascido em Lisboa e licenciado em Gestão de Empresas, inicia a sua carreira num banco. Foi sol de pouca dura. Um ano depois, entra como estagiário na FCB. Depois vieram a TBWA, a BBDO e a McCann. Em 2009, juntamente com dois sócios, funda a BAR, agência que 10 anos depois se viria a fundir com a Ogilvy. É actualmente sócio e Chief Creative Officer da Bar Ogilvy. Foi premiado nos mais importantes festivais de publicidade: Cannes, One Show, New York Festivals, Eurobest, FIAP, CCP entre outros.
Edson Athayde
Edson é teimoso, muito teimoso. Anda a teimar que percebe alguma coisa de criatividade, publicidade e escrita há quase 40 anos. Edson teve a sorte de passar por várias agências de publicidade no Brasil, Espanha e Portugal, até que em 2014 assumiu a liderança da FCB Lisboa como CEO e director criativo executivo. Sua teimosia sem limites levou a tornar-se o criativo publicitário mais premiado a trabalhar no país. O seu currículo conta com mais de 900 prémios nos festivais mais importantes da área, incluindo 8 leões em Cannes. A teimar que sabe lidar com as palavras, há 25 anos que escreve crónicas regularmente para diversas publicações e já publicou 12 livros, entre os quais dois romances. Meu Deus, quanta teimosia...
Hugo Nóbrega
É um Phenomena Maker por natureza, um agitador, criativo, produtor, que trabalha com cultura e na forma como esta se integra com as marcas. Na H2N Phenomena Makers trabalha projectos para Marcas como Esporão, Heineken, Renault, Zippy, Deloitte, Adega Mayor, Bohemia, procurando a essência do “phenómeno”, para além do evento: algo imoderado, surpreendente e memorável; é um expert em trabalhar com talento, quer na criação de conteúdos e peças teatrais, quer no agenciamento de artistas de todo o mundo nas áreas sobretudo de teatro e comédia, onde em 2019 produziu sucessos como “Todas as Coisas Maravilhosas” Ivo Canelas, Louis Ck, Jimmy Carr, Jacob Colier, entre muitos outros. Considerado pela Time Out como um dos Lisboetas do Ano ( 2019 ), diferencia-se por trazer para o Live, experiências de Marca e entretenimento diferenciadoras.
Ivo Purvis
É um apaixonado pelo acto de criação seja no seu lado mais autoral ou no campo da publicidade onde em Lisboa ocupa o cargo de director criativo executivo da agência de publicidade Partners. Passou pela BBDO, TBWA e Leo Burnett onde recebeu a influência das mais variadas doutrinas e filosofias do processo criativo. Na sua génese está o design de formação, mas a emoção da publicidade falou mais alto e encontrou na direção de arte uma paixão que já o levou a ser distinguido várias vezes nos mais importantes festivais do meio, como o Eurobest, Cannes Lions, D&AD, Epica, ADCE, CCP, entre outros. Durante 5 anos foi vice-presidente do Clube de Criativos de Portugal e representante português do board do Art Directors Club of Europe, tendo já sido convidado para jurar nos mais importantes festivais de criatividade do mundo.
João Carlos Oliveira
☑ Filho X 1 ☑ Pai X 4 ☑ Avô X 0 ✅ Economista por formação académica ✅ Publicitário por vocação ✅ Gestor por necessidade ✅ Reformado por opção ☑Curioso ☑ Activo ☑ Viajante A dreamer and a life lover
Lídia Monteiro
Desde 2015 é directora coordenadora do Turismo de Portugal com a responsabilidade pelo branding do destino Portugal e pela promoção nacional e internacional do país. Tem a seu cargo os departamentos de comunicação e marketing digital e de marketing territorial e negócios, assim como as equipas multidisciplinares de trade marketing e M&I (meetings & incentives). Com um percurso profissional de mais de duas décadas ligado ao marketing, comunicação e turismo, exerceu as funções de directora de comunicação no Turismo de Portugal e posteriormente assumiu a direcção de comunicação comercial no ACP. No ICEP desempenhou as funções de coordenadora de imagem e conteúdos, com a responsabilidade de produção dos conteúdos para a promoção externa do investimento, comércio e turismo. Integrou também a equipa de gestão da marca Portugal. Leccionou no IPAM, as cadeiras de Construção e Gestão de Marca e Comunicação e Marca na pós- graduação de Gestão Estratégica da Marca. É licenciada em Engenharia Agronómica pela UTAD, possui duas pós-graduações em Marketing e em Gestão pelo ESADE, Business School em Barcelona e formação especifica em Marketing Digital pela Universidade Católica.
Miguel Barros
Miguel Barros iniciou a sua carreira no departamento marketing do Banco Universo (BPI/ Sonae) e exerceu em seguida funções nesta área nas marcas Worten, Continente e Modelo, onde assumiu a direção de marketing. Em 2001 assume a direcção de marketing central da Optimus, que dois anos mais tarde acumula com a direção de marketing data services da mesma empresa. Em 2005 muda-se para a Havas Europa (em Paris), onde assume a função de director de desenvolvimento para essa região. Dois anos mais tarde funda a Fuel, onde é partner e CEO até ao início deste ano, altura em que passa a presidente e partner do Havas Creative Group em Portugal. É também presidente da APAP (Associação Portuguesa de Agências de Publicidade Comunicação e Marketing). É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA Insead, Fontainebleau.
Miguel Durão
O Miguel nasceu no Porto em 1982. Passou a primeira metade da sua carreira em Portugal e a segunda em Londres, Paris e Nova Iorque. Voltou recentemente a casa porque se apercebeu que “lá fora” eles não são melhores do que nós, só têm é mais oportunidades de se mostrar. Passou por agências como a McCann, BBDO, Fullsix, Buzzman Paris, Johannes Leonardo NY e Grey NY e pelo caminho foi deixando trabalho premiado nos maiores festivais do mundo e o não premiado no Ads of the World. O Miguel abriu recentemente uma agência com o João.
Nuno Jerónimo
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, teve uma passagem fugaz pelo jornalismo antes de começar como copywriter na Ogilvy&Mather em 1996. Depois de passar pela Publicis, foi director criativo da BBDO e director criativo executivo da Ativism, antes de fundar O Escritório, em 2011. Desde então, a agência tem-se afirmado a nível nacional e internacional com trabalho de elevada notoriedade para clientes como a Super Bock, Lidl, SL Benfica, Licor Beirão, Sumol, Emirates, Galp, Coca Cola, Moche, Microsoft e Canal 180, entre outros. Já conquistou mais de duas centenas de prémios nacionais e internacionais de criatividade, com destaque para quatro leões no Festival de Cannes. Em 2019, O Escritório acumulou os Grandes Prémios Meios&Publicidade, Clube de Criativos e Eficácia, surgindo no AgencyScope 2019/20 como a agência criativa mais próxima do ideal, estudo que destacou Nuno Jerónimo como o profissional mais admirado pelo total dos clientes entrevistados.Tem como ambição contribuir para que ver publicidade deixe de ser uma seca e é pai babado de dois filhos extraordinários
Nuno Moura
Com mais de 15 anos de experiência nas áreas da media, comunicação e marketing, Nuno Moura conta com mais de duas dezena de campanhas premiadas internacionalmente, incluindo Cannes Lions pelas campanhas desenvolvidas para a Nike. Nuno Moura iniciou o seu percurso em Londres nos Headquarters europeus da MTV, especializou-se na produção de conteúdos, no mobile e digital. Nas agências Fullsix e Tag Worldwide liderou projetos internacionais para marcas como a Coca-Cola, Absolut, Malibu, Procter & Gamble, Pantene, Head n’ Shoulders, T-Mobile, L´Oreal, Fiat e Alfa Romeo. Com base em Oregon, nos Estados Unidos, foi durante 6 anos diretor de marketing digital na Nike a nível mundial, onde teve a seu cargo campanhas para o Europeu 2012 e 2016, Mundial 2014 e Jogos Olímpicos. Coordenou ainda campanhas globais de Cristiano Ronaldo, Neymar, FC Barcelona, Paris Saint Germain, entre outros. Eleito em 2016, e novamente em 2019, um dos maiores líderes mundiais na indústria do desporto pela prestigiada Leaders e pela Aspire Academy, o Nuno é desde 2016 o chief marketing e growth officer da Federação Portuguesa de Futebol.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães é licenciado em Design Gráfico pelo IADE. Começou a trabalhar em agências em 1992 e desde então passou pela Y&R, Lintas, FCB, JWT, BBDO, Havas, Fullsix e ainda repetiu algumas. É o caso da Thompson, é a terceira vez que está na agência. Pelo caminho trabalhou muitos dos maiores clientes nacionais como a Vodafone, a Otimus, a EDP, a McDonalds, Água das Pedras ou a Super Bock. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, onde se destacam o CCP, Eurobest, Clio e Cannes. É um dos sócios nº1 do Clube de Criativos de Portugal do qual é um dos fundadores.
Rita Tomé Duarte
Trabalha no Grupo Nabeiro desde 2010 e exerce há 9 anos a função de directora de Unidade de Negócio Delta Q. Licenciada em Economia no ISEG e com um mestrado em Marketing Management no ISCTE, já desempenhou funções nas áreas financeira, comercial e de marketing em diversas multinacionais como a Peugeot, a Cetelem e a Nielsen. É professora convidada no Mestrado de Marketing e Publicidade na Escola Superior de Comunicação Social.
Sandra Alvarez
Directora-geral da PHD Media, do Omnicom Media Group. Tem 4 filhos. Tem 25 anos de experiência profissional nas áreas de marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Passou por várias empresas dentro destas áreas, tais como a Reckitt Benckiser, o Banco Espírito Santo e a F.Lima, e por várias agências de publicidade: BBDO, DDB, Leo Burnett e Euro RSCG, e agência de media Havas Media e PHD. É mestre em Marketing pelo ISCTE, pós graduada em Marketing Digital pelo ISCTE Executive Education e licenciada em Economia pelo ISEG. É professora convidada no ISEG Executive Education e no ISCTE Executive Education, leccionando disciplinas na área do marketing digital. Integra a direção da APPM - Associação de Profissionais de Marketing e da Make a Wish (ONG). É co-autora do livro Ser Blogger.
Tomás González-Quijano
Tomás González-Quijano é CEO da Mindshare Portugal do Grupo WPP. Tomás chegou a Portugal em 2003, quando assumiu o cargo de director financeiro da Mediaedge:cia, após ter desempenhado funções na área financeira de varias empresas em Espanha, o seu pais de origem e onde se licenciou em Economia e fez um master em Economia Financeira pela Universidad Pontificia de Comillas ICAI-ICADE. Com a fundação do GroupM em Portugal, em 2006 passa a exercer as funções de commercial diretor do grupo até 2009, ano em que assume o cargo de CEO da Mindshare para o mercado português. O Tomás combina a experiencia na área financeira com um sólido conhecimento do negócio das agências de meios adquirido na Mediaedge:cia e no GroupM. Apaixonado pela sua actividade, vive obcecado com o desenvolvimento do talento e vibra com a mudança e a transformação que o nosso mercado vive na última década. Casado e com 3 filhos o seu principal hobby é viajar pelo mundo.
televisão / cinema
01. Acção Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
02. Filme
Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos factores de avaliação.
03. Campanha
Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.
04. Craft / Realização
Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
rádio
05. Acção Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as acções que, extravasando o âmbito do spot convencional , utilizam de forma criativa este meio ou articulem o on air com acções fora da antena. Avaliaremos igualmente as acções/formatos que melhor articulam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
06. Spot
Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.
07. Campanha
Mais do que spots isolados, avaliaremos nesta categoria a coerência, criatividade e execução das várias peças que compõem a mesma campanha de rádio.
08. Craft
Mais do que a ideia subjacente o spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
imprensa
09. Anúncio
A ideia criativa e a execução são os dois principais parâmetros em avaliação nesta categoria, onde a concurso está a publicidade nos formatos tradicionais de imprensa.
10. Acção Especial
Para além da página de publicidade, temos vindo a assistir a uma maior diversidade de formatos publicitários em imprensa. Pretendemos assim avaliar a criatividade das mensagens comerciais que, utilizando o suporte papel como veiculo, recorrem a formatos fora do convencional ou à tecnologia para tornar a mensagem mais impactante
11. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa a imprensa e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento e/ou informação.
12. Campanha
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de anúncios e/ou acções especiais que compõem uma mesma campanha veiculada no meio imprensa.
13. Craft
Mais do que a ideia subjacente anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
outdoor
14. Anúncio
Nesta categoria será avaliada o melhor anúncio convencional presente num suporte de publicidade exterior (mupi, outdoor,…).
15. Campanha
Mais do que um anúncio isolado, nesta categoria avaliaremos o conjunto de peças que integram a mesma campanha, tendo em conta a coerência e criatividade do todo.
16. Formato Especial / Digital
Os formatos especiais, as ideias arrojadas, a tecnologia e a interactividade são características que têm vindo a ser reforçadas na publicidade exterior (indoor/outdoor). Nesta categorias pretendemos premiar as acções e soluções mais criativas levadas a cabo nestes espaços/suportes.
17. Craft
Mais do que a ideia subjacente no anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
digital
18. App
Esta categoria pretende premiar a melhor aplicação para tablets e smartphones de empresas e marcas.
19. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa o digital e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
20. Filme
Nesta categorias vamos premiar os filmes concebidos propositadamente para o digital.
21. Site e Micro-site
Esta categoria destina-se a premiar o melhor site ou micro-site de empresas e marcas. Layout e navegação serão alguns dos parâmetros a ter em conta.
22. Redes Sociais
As redes sociais são, cada vez mais, um complemento à publicidade dita tradicional das marcas e empresas. Nesta categoria pretendemos premiar a melhor e mais criativa utilização das redes sociais como suporte de comunicação para as marcas.
23. Craft
Nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística de um site, micro-site ou campanha digital, a sua eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.
24. Jogos
Os jogos são cada vez mais utilizados pelas marcas para estabelecer contacto com os consumidores. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução em jogos digitais.
activação
25. Guerrilha / Acção Especial
O inesperado e surpreendente são duas das características nas acções de marketing de guerrilha que serão tidas em conta nesta categoria, onde avaliaremos também a criatividade e possível impacto das acções a concurso.
26. Ponto de Venda
Nesta categoria pretendemos apreciar o modo como as marcas/agências utilizam a sua presença no ponto de venda para comunicar e/ou interagir com o consumidor.
27. Eventos / Patrocínios
O modo como, presente num evento, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes acções de activação das marcas.
28. Lojas Pop Up
O fenómeno das lojas pop up ganhou dimensão nos últimos anos. Caracterizadas pela sua duração limitada, estes espaços apostam fortemente na criatividade, sendo esta que vamos avaliar nesta categoria.
relações públicas
29. Comunicação Institucional
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação institucional. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
30. Comunicação de Produto e Serviço
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação de produtos e serviços. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
31. Comunicação Interna
A comunicação interna é cada vez mais importante nas organizações. Nesta categoria vamos premiar as melhores acções/peças produzidas destinadas aos públicos internos.
32. Publicação / Canal Institucional
A comunicação com os colaboradores/clientes e/ou fornecedores é uma prioridade para muitas empresas. Nesta categoria vamos galardoar os meios produzidos pelas empresas para comunicar com os diferentes públicos, como publicações institucionais ou canais de televisão e webtvs.
eventos
33. Empresariais
Nesta categoria será avaliada a concepção, organização e execução de eventos destinados tanto a públicos internos como a clientes ou profissionais de um determinados sector.
34. Grande Público
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização de todo o tipo de eventos destinados ao público em geral.
35. Festivais
Os festivais realizados em Portugal já fazem parte dos roteiros internacionais. Apreciados pelo público e eleitos por várias marcas como um dos seus momentos altos de comunicação, nesta categoria será avaliada a ideia, concepção, inovação e organização dos festivais.
36. Culturais
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização dos diferentes tipos de eventos culturais.
marketing relacional
37. Marketing Directo
Nesta categoria vamos premiar as melhores acções de marketing directo. A ideia será o principal factor de avaliação, sendo importante, sempre que possível, os resultados.
38. Programa de Fidelização
Nesta categoria vamos distinguir os programas de fidelização mais criativos, independentemente do suporte utilizado.
planeamento de media
39. Melhor Planeamento/Uso de Televisão
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio televisão para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
40. Melhor Planeamento/Uso de Rádio
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio rádio para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
41. Melhor Planeamento/Uso de Imprensa
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio imprensa para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
42. Melhor Planeamento/Uso de Outdoor
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio outdoor para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
43. Melhor Uso de Digital
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio digital para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados
44. Melhor Uso de Social Media
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram das redes sociais para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
45. Melhor Uso de Cinema
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/acções que melhor partido tiraram do meio cinema para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
46. Acção Integrada
Nesta categoria pretendemos premiar a forma integrada, coerente e original do planeamento multimeios para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
sustentabilidade e responsabilidade social
47. Acção de Sustentabilidade / Responsabilidade Social
As acções de sustentabilidade / responsabilidade social têm assumido uma importância crescente nas empresas. Assim, nesta categoria pretendemos distinguir as acções mais criativas realizadas nestes âmbitos.
48. Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as melhores campanhas realizadas por/para instituições sem fins lucrativos ou que pretendam chamar a atenção para causas sociais.
49. Pro bono
Nesta categoria vamos distinguir acções/campanhas pro bono desenvolvidas por agências em prol de uma instituição ou causa.
suporte alternativo / inovação
50. Suporte Alternativo
Para além dos meios tradicionais, existem actualmente diversos suportes através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar não as campanhas mas os novos suportes através dos quais é possível comunicar.
51. Campanha em Suporte Alternativo / Inovação
Para além dos meios tradicionais, existem actualmente diversos suportes e tecnologias (QR Code, realidade aumentada...) através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar a criatividade das campanhas que recorrem a suportes não convencionais para comunicar.
Projecto Integrado
52. Projecto Integrado
Nesta categoria vamos premiar projectos integrados de comunicação, independentemente dos meios utilizados para impactar os diferentes públicos.
mercados internacionais
53. Mercados Internacionais
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/acções de comunicação criadas e produzidas em Portugal para mercados externos.
autopromoção agência
54. Autopromoção
Nesta categoria vamos premiar os filmes/acções de comunicação feitos para promoção da própria agência. Conceito criativo, realização e copy são os três principais aspectos a avaliar.
mercados lusófonos
55. Mercados lusófonos
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas / acções de comunicação criadas e produzidas em mercados de língua oficial portuguesa.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal).
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 55 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 57 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta nona edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho. Para o prémio Agência de Meios do Ano serão contabilizados os pontos resultantes dos trabalhos inscritos pelas agências de meios.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em Junho.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
*Alexandre Montenegro, realizador na Show Off Films
*Diogo Anahory, sócio e chief creative officer da Bar Ogilvy
*Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa
*Hugo Nóbrega, Owner & CEO da H2N Phenomena Makers
*Ivo Purvis, executive creative director na Partners
*João Carlos Oliveira
*Lídia Monteiro, directora coordenadora do Turismo de Portugal
*Miguel Barros, presidente e partner do Havas Creative Group
*Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy
*Nuno Jerónimo, partner e director criativo d’O Escritório
*Nuno Moura, chief marketing e growth officer da Federação Portuguesa de Futebol
*Pedro Magalhães, director criativo executivo da Wunderman Thompson
*Rita Tomé Duarte, directora de Unidade de Negócio da Delta Q
*Sandra Alvarez, directora-geral da PHD Media
*Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare Portugal
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.
Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Junho onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 3 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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