Celebrar a Criatividade

A melhor criatividade nacional vai, pelo nono ano consecutivo, ser distinguida. Este ano teremos a concurso 55 categorias, repartidas por 15 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Activação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Acção Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Alexandre Montenegro (Show Off Films), Diogo Anahory (Bar Ogilvy), Edson Athayde (FCB Lisboa), Hugo Nóbrega (H2N Phenomena Makers), Ivo Purvis (Partners), João Carlos Oliveira, Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), Miguel Barros (Havas Creative Group), Miguel Durão (Stream and Tough Guy), Nuno Jerónimo (O Escritório), Nuno Moura (Federação Portuguesa de Futebol), Pedro Magalhães (Wunderman Thompson), Rita Tomé Duarte (Delta Q), Sandra Alvarez (PHD Media), Tomás González-Quijano (Mindshare Portugal) são os profissionais que têm a seu cargo a escolha dos melhores trabalhos criados e produzidos no último ano. Os vencedores serão conhecidos no início do Verão. Boa sorte!

Carla Borges Ferreira

Regulamento

Introdução

Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as acções de activação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal). Nesta nona edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 1 de Abril de 2019 e 31 de Março de 2020.

São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 55 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 15 grandes categorias (Televisão / Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo / Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.

A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 55 categorias.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta nona edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.

No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.

Regras

  1. Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2019 e 31/03/2020.
  2. As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
  3. Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2019 e 31 de Março de 2020.
  4. O material e a documentação não serão devolvidos.
  5. Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
  6. A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
  7. Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
  8. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
  9. Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.

Informações

Júri

O júri será composto por 15 profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.

  • Alexandre Montenegro, realizador na Show Off Films
  • Diogo Anahory, sócio e chief creative officer da Bar Ogilvy
  • Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa
  • Hugo Nóbrega, Owner & CEO da H2N Phenomena Makers
  • Ivo Purvis, executive creative director na Partners
  • João Carlos Oliveira
  • Lídia Monteiro, directora coordenadora do Turismo de Portugal
  • Miguel Barros, presidente e partner do Havas Creative Group
  • Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy
  • Nuno Jerónimo, partner e director criativo d’O Escritório
  • Nuno Moura, chief marketing e growth officer da Federação Portuguesa de Futebol
  • Pedro Magalhães, director criativo executivo da Wunderman Thompson
  • Rita Tomé Duarte, directora de Unidade de Negócio da Delta Q
  • Sandra Alvarez, directora-geral da PHD Media
  • Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare Portugal

A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.

Votação

Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.

As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.

Inscrição

Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque ([email protected]), que a validará.

De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque ([email protected])

Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:

  • Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
  • Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
  • Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
  • Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
  • Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
  • Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.

Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.

Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.

DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 17 de Abril às 18h.

Preço

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 3 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 3 de Abril. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 3 de Abril, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.

Pagamento

O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária ou por cheque:

Transferência bancária

  • Workmedia – Comunicação SA
  • Banco: Caixa Geral Depósitos
  • Número de conta: 675045878430
  • SWIFT: CGDIPTPL
  • IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
  • com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.

O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email [email protected].

Pagamento por cheque

  • Passado à ordem de Workmedia Comunicação, SA.
  • E enviado para:
  • Meios & Publicidade
  • Prémios Criatividade M&P
  • Av. Dom Carlos I, nº 44, Piso 1,
  • 1200-649 Lisboa

Vencedores

Divulgação dos vencedores

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.

NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.

Júri

televisão / cinema

01. Acção Especial / Brand Entertainment

Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.

02. Filme

Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos factores de avaliação.

03. Campanha

Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.

04. Craft / Realização

Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.

Q&A - Perguntas Frequentes

A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?

São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal).

Quantas categorias estão a concurso?

Existem este ano 55 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.

A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 57 categorias.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano às agências que tenham sido mais premiada nesta nona edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho. Para o prémio Agência de Meios do Ano serão contabilizados os pontos resultantes dos trabalhos inscritos pelas agências de meios.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.

Quando é que os premiados serão conhecidos?

Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em Junho.

Quem são os elementos do júri?

O júri é constituído por:

*Alexandre Montenegro, realizador na Show Off Films

*Diogo Anahory, sócio e chief creative officer da Bar Ogilvy

*Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa

*Hugo Nóbrega, Owner & CEO da H2N Phenomena Makers

*Ivo Purvis, executive creative director na Partners

*João Carlos Oliveira

*Lídia Monteiro, directora coordenadora do Turismo de Portugal

*Miguel Barros, presidente e partner do Havas Creative Group

*Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy

*Nuno Jerónimo, partner e director criativo d’O Escritório

*Nuno Moura, chief marketing e growth officer da Federação Portuguesa de Futebol

*Pedro Magalhães, director criativo executivo da Wunderman Thompson

*Rita Tomé Duarte, directora de Unidade de Negócio da Delta Q

*Sandra Alvarez, directora-geral da PHD Media

*Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare Portugal

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.

Qual o prémio para os vencedores?

O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Junho onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.

Inscreva-se agora!

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 3 de Abril, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.

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