Reconhecer a importância da Criatividade e Inovação no setor dos media
Resiliência. Se há palavra que tem caracterizado o setor dos media nacionais é esta. E se assim foi ao longo da última década, o que dizer dos últimos dois anos. Criatividade e inovação sempre foram importantes para garantir que o negócio dos media persiste em evoluir de mãos dadas com a sua audiência. Nestes dois anos, mais do que importantes, talvez nunca tenham sido fatores tão determinantes para assegurar que a relevância dos meios de comunicação social permanece inabalável. É, por isso, com sentido de missão acrescido que voltamos a distinguir, pelo nono ano consecutivo, as melhores autopromoções/campanhas promocionais em televisão, rádio, imprensa e digital. Sublinhamos também, pelo sexto ano, o papel fulcral da inovação no desafio que se coloca, cada vez mais, aos media: reinventar o negócio ao mesmo tempo que se desbravam novos caminhos para chegar às audiências e manter a relevância junto dos anunciantes.
É esse caminho, que tem sido percorrido um pouco por todas as empresas de media, que merece ser aplaudido em mais uma edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media. Este ano contamos com 47 categorias em Autopromoções e 22 em Inovação, em ambos os casos integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa), com o digital a assumir a sua crescente transversalidade em todas estas áreas. Além dos troféus categoria e dos dois grandes prémios, um em Autopromoções e outro em Inovação, pela primeira vez será também entregue o prémio Empresa de Media do Ano, que distinguirá o grupo de media com mais troféus conquistados (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a esta distinção serão contabilizados os votos de cada empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Filipa Marçal Grilo (Impresa), Filipe Terruta (TVI), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine & Séries), João Miguel Tavares (Cinco Um Zero), José Manuel Gomes (Cofina), Luís Miguel Pereira (SportTV), Mafalda Anjos (Trust in News), Marina Ramos (RTP) e Tiago Senna (Global Media Group) são os profissionais que têm a seu cargo a avaliação dos trabalhos a concurso.
Os vencedores serão conhecidos no próximo mês de outubro, em simultâneo com os premiados na 11ª edição dos Prémios Criatividade M&P.

Pedro Durães
Regulamento
Introdução
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projetos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Nesta edição podem ser inscritos trabalhos/projetos tornados públicos entre os dias 15 de abril de 2021 e 15 de abril de 2022.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 47 categorias em Autopromoções e 22 em Inovação, em ambos os casos integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa). Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso. Pela primeira vez será também entregue o prémio Empresa de Media do Ano, que distinguirá o grupo de media com mais troféus conquistados (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a esta distinção serão contabilizados os votos de cada empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Regras
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 15 de abril de 2021 e 15 de abril de 2022.
- O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efectuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento de um valor correspondente a 50% do montante da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por onze profissionais com um percurso reconhecido no setor dos media e será presidido pelo diretor do jornal Meios & Publicidade. O presidente de júri não terá direito de voto exceto em caso de empate.
- Filipa Marçal Grilo, subdiretora gestão de marcas de entretenimento do grupo Impresa
- Filipe Terruta, diretor criativo da TVI
- Hellington Vieira, diretor criativo da The Walt Disney Company Portugal
- João Lobo, diretor de marketing do grupo Renascença Multimédia
- João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
- João Miguel Tavares, sócio e publisher da Cinco Um Zero
- José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
- Luis Miguel Pereira, diretor criativo da SportTV
- Mafalda Anjos, diretora da Visão e publisher da Trust in News
- Marina Ramos, diretora de marketing estratégico da RTP
- Tiago de Senna, diretor de marketing e inovação digital do Global Media Group
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. O presidente do júri, por inerência o diretor do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos no setor, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 29 de julho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 22 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 22 de julho. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 29 de julho, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor da inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto, consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária.
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PAUTO seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Filipa Marçal Grilo
Filipa Marçal Grilo tem 35 anos e é natural de Santarém. Licenciada em Ciências da comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com diploma em três cursos para executivos da Universidade Católica de Lisboa (Leading Brands em 2016, Digital Transformation em 2018 e Gestão de Marketing Digital em 2021). Inicia o percurso profissional em 2008 no grupo Impresa, mais concretamente na SIC, primeiro num estágio de seis meses como assistente de produção no departamento de autopromoção, depois como produtora no mesmo departamento. A aventura no marketing começa em 2014, integrando a equipa como gestora de marca da SIC. Desde abril de 2016 até janeiro de 2020 foi coordenadora de marcas de entretenimento do grupo Impresa no departamento de marketing, comunicação e criatividade. E desde fevereiro de 2020 assume a subdireção de marcas de entretenimento no mesmo departamento. Um dos maiores desafios profissionais é pertencer à equipa que lançou a Opto SIC, a plataforma de streaming do grupo Impresa. Neste meio não existem dois dias iguais, é muito desafiante.
Filipe Terruta
Filipe Terruta, 44 anos, começou o seu percurso profissional na TVI como editor de autopromoções. O reconhecimento no mercado audiovisual viria pouco tempo depois, tendo assinado na altura a edição de imagem de inúmeros programas e séries de ficção que foram referência na televisão em Portugal. Conta com 20 anos de carreira fortemente ligados ao crescimento da TVI apesar da experiência reforçada em outras áreas sempre ligadas à criatividade. Foi autor e realizador de inúmeros spots publicitários, videoclips e programas de televisão. Dentro do grupo Media Capital, criou e liderou vários projetos musicais de sucesso que atingiram invariavelmente o topo das tabelas de vendas nacionais. Desde 2006, é responsável pelas áreas de grafismo, infografismo e autopromoção de todos os canais da TVI. Desde 2011 até à presente data, é diretor criativo da TVI. Durante 2014 acumulou ainda o cargo de diretor coordenador dos canais temáticos da TVI, o +TVI e a TVI Ficção.
Hellington Vieira
Licenciado em Comunicação Social e mestre em Antropologia – Culturas Visuais, Hellington Vieira tem 21 anos de experiência no mercado português, tendo trabalhado nas agências Young & Rubicam, BBDO e TBWA. Em 2015 tornou-se diretor criativo do estúdio in-house da The Walt Disney Company Portugal, onde é responsável por um grande portfólio de marcas, entre elas Disney+, Fox e National Geographic. O seu trabalho tem sido reconhecido com inúmeros prémios e nomeações – Três Grand Prix e 26 Ouros no Clube Criativos de Portugal, cinco Grand Prix nos prémios Meios & Publicidade, um Grand Prix nos Prémios Eficácia, entre outros festivais tais como Eurobest, New York Festival, Promax Europe, Promax Global Excellence (Los Angeles), El Ojo de Iberoamerica, ADCE (Art Directors Club of Europe) e Cannes Lions.
João Lobo
O seu percurso profissional passa pelo setor da energia e da comunicação. Desempenhou funções comerciais e de marketing na Castrol, Mobil e BP. Desde 2004 no setor dos media, é responsável pela gestão de marketing e de comunicação do grupo Renascença Multimédia, detentor das estações de rádio Renascença, RFM e Mega Hits. No seu portfólio de atividades, para além do desenvolvimento de marcas, campanhas de comunicação e gestão de portfólio, tem a responsabilidade de identificar, selecionar e gerir as parcerias que geram conteúdos para os meios do grupo tais como: desporto, música, teatro, cinema, eventos culturais, entre outros.
João Magalhães
Formei-me em Comunicação Empresarial, mas acredito que Engenharia também podia ter ajudado, sobretudo porque na última década me especializei em estabelecer pontes, entre bons produtos, boas ideias para os comunicar, e os consumidores. Profissionalmente, passei por algumas agências de publicidade onde aprendi muito sobre a "arte" de criar e vender (a 9, a BBDO, a Touch Me e a Bates Redcell/Young & Rubicam); por um canal infantil nos Estados Unidos, onde compreendi a escala de alguns segmentos (o Cartoon Network Latin America); por uma produtora de espetáculos onde percebi o significado de pragmatismo (a UAU); por uma operadora de telecomunicações onde me especializei na conjugação do marketing e da comunicação (a NOS) e por cinco canais de filmes e séries onde descobri que o entretenimento é rei (os Canais TVCine). A viagem de trabalhar diferentes áreas tem sido de constante descoberta e a sorte de, pelo caminho, trabalhar com alguns dos melhores profissionais do mercado, a melhor parte.
João Miguel Tavares
João Miguel Tavares nasceu em 1973, em Portalegre. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É sócio e publisher da empresa Cinco Um Zero, através da qual cria revistas, livros, sites e eventos. É colunista do jornal Público, comentador do Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer e co-autor, com Rui Ramos, do podcast da Rádio Observador E o Resto É História. Em 2019, presidiu às comemorações do Dia de Portugal. Publicou um livro com os discursos desse dia, dois livros de crónicas, quatro livros infantis e escreveu o argumento da série de televisão Prisão Domiciliária. Vive com a mulher e os quatro filhos em Lisboa.
José Manuel Gomes
Iniciou a carreira profissional em 1998 com o lançamento do Jornal de Negócios. Liderou o lançamento do Negocios.pt, onde foi primeiro responsável pela área editorial e mais tarde diretor-geral. Com a compra do jornal pela Cofina, José Manuel Gomes passou a diretor comercial digital do grupo. Em 2011, avançou com a criação da Cofina Fusion, área que integrou uma oferta 360º da Cofina Produtos, utilizando jornais e revistas, digital, customer publishing e eventos. Atualmente é business development director do grupo. É também professor na Porto Business School, na Universidade Europeia e na universidade Católica. Licenciado em Gestão pelo ISG, Pós-Graduado em E-Business pelo ISEG, MBA Executivo pelo ISCTE e Programa de Gestão Avançada da Universidade Católica e Kellogg School of Management.
Luís Miguel Pereira
Quando nasci, a 29 de setembro de 1969, a internet estava a mais de uma década de distância, o telemóvel - muito longe de ser smart - surgiu ainda mais tarde e cinto de segurança no carro só usava quem quisesse. Mas existia a rádio e isso bastava-me. Em 1990 comecei uma carreira, que depois se cruzou com a imprensa e televisão. TSF, SIC, RTP, SportTV, Semanário Económico, Diário de Notícias e… os livros. Mais de 40, escritos e editados em 10 países. No fundo, a mesma estratégia de sempre: contar histórias. É isso que também faço hoje quando penso e escrevo uma autopromoção. Continuo a contar histórias. Tenho um truque infalível: quando nasci, a 29 de setembro de 1969, nasci para isto.
Mafalda Anjos
Mafalda Anjos tem 45 anos, 4 filhos e alguns títulos de informação no currículo. Formada em Direito, começou na economia, onde passou pela revista Exame, revista Focus e Semanário Económico. Foi, depois disso, sete anos editora da revista do Expresso. Está desde 2015 na revista Visão, primeiro como diretora-adjunta e, desde 2016, como diretora. Na Trust in News assume também a função de publisher dos 12 títulos. Mas, como gosta de dizer, é e será acima de tudo jornalista.
Marina Ramos
Marina Ramos é diretora de marketing estratégico e comunicação da RTP. É licenciada em Economia pelo ISEG, em 1989, e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, em 2014. Durante 20 anos foi jornalista, editora de Economia da RTP e da TVI e coordenadora do Telejornal. Em 2008 tornou-se responsável do marketing e comunicação da RTP, cargo que volta a exercer em 2015.
Tiago de Senna
Apresento-me como eterno aprendiz no pensamento digital para consultoria e criação de produtos e serviços de inovação, projetado para ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso nos negócios digitais. Um cartão de visita apoiado em mais de duas décadas e meia de experiência em negócios baseados na internet, marketing e media digitais. Na internet desde sempre, comecei no Sapo, como diretor de conteúdos e serviços, durante quase 10 anos, onde assisti ao crescimento deste novo mundo digital, tendo depois percorrido todas as empresas dentro do grupo PT a desenvolver projetos transversais com equipas multidisciplinares e ligadas ao digital. Lancei o mercado de video-on-demand (VoD) em Portugal, através de uma empresa de agregação de conteúdos, que representava as majors para distribuição digital, lançando e fornecendo todos os videoclubes digitais em Portugal. Integrei nesse período o grupo Impresa, com vista a desenvolver o seu braço digital. Enveredei, mais tarde, pela transformação de empresas com as pessoas no centro da ação, onde liderei vários processos de transformação em agências de martech e de marcom.Tornei-me, entretanto, sócio da agência Comprimido e da consultora tecnológica Inspire IT, com vista a não perder a eterna vontade de criar valor. Em 2018, aceitei o cargo de head of digital circulation and subscriptions do Público. Depois do sentido de missão cumprida, resolvi aceitar o convite para tomar conta do marketing e da inovação digital do Global Media Group, tendo como missão ajudar na reinvenção e reposicionamento do grupo no digital. Portanto, sucessos e fracassos fazem parte do meu caminho, realidades que me deram uma perspectiva única e compreensão do que realmente funciona. No meio disto tudo, o maior sucesso, fui pai de três filhos, continuo a ser colecionador de arte e amante de vinhos, pois não vivo sem ambos.
Televisão
01. Campanha Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem dos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, ambiente sonoro...) são os principais pontos a valorizar.
02. Campanha de Informação
Nesta categoria vamos os premiar melhores spots/campanhas promocionais focados na área de informação dos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
03. Campanha para Programa de Informação
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas promocionais dos diferentes programas de informação emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
04. Campanha para Grande Reportagem/Documentário
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas que promovem os formatos de grande reportagem e/ou documentários emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
05. Campanha para Programa de Desporto
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas dos diferentes programas desportivos emitidos pelos canais de televisão . O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
06. Campanha de Entretenimento
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas promocionais dos diferentes programas de entretenimento emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
07. Campanha Ficção Nacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas promocionais dos diferentes formatos de ficção nacional emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
08. Campanha Ficção Internacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas promocionais dos diferentes formatos de ficção internacional (filmes, séries, novelas...) emitidos pelos canais presentes em Portugal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
09. Campanha Programa Infantil
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas promocionais dos diferentes canais ou programas infantis emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
10. Campanha Serviço de Streaming
Nesta categoria vamos distinguir os spots/campanhas para promover as plataformas de streaming dos diferentes canais ou os seus programas/formatos. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
11. Eventos/Projetos Especiais
Cada vaz mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelos canais de televisão, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca.
12. Campanha para Promoção de Eventos/Projetos Especiais
Cada vaz mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria vamos distinguir as campanhas concebidas para promover de este tipo de iniciativas.
13. Patrocínios/Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelos canais para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos/iniciativas de terceiros (ex: festivais).
14. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As ações sustentabilidade e de responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio televisivo e também ações/spots levadas a cabo/criados pelos próprios canais.
15. Genérico
Nesta categoria vamos premiar os melhores genéricos originais. Estética, composição gráfica e ambiente sonoro serão os principais aspectos a considerar.
16. Separador
Nesta categoria vamos distinguir os melhores separadores. Originalidade, criatividade e execução técnica são os principais critérios a ter em conta.
17. Grafismo
Nesta categoria vamos distinguir o grafismo dos diferentes canais e/ou programas, a forma como este contribui para a criação da identidade do canal e o modo como o conceito gráfico ganha forma tanto em antena como nos restantes suportes nos quais é utilizado.
18. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos, de programas, rubricas ou da própria estação.
19. Campanha Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
20. Campanha de Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio outdoor e para promover os seus programas e iniciativas.
21. Campanha de Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
22. Campanha de Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio rádio para promover os seus programas e iniciativas.
23. Promos Internacionais
Nesta categoria vamos distinguir as promoções produzidas internacionalmente para canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
Rádio
24. Campanha Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade da estação. O conceito criativo e a sua execução (copy, ambiente sonoro…) são os principais pontos a valorizar.
25. Campanha de Informação
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de informação produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação da estação como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia…) são os principais pontos a valorizar.
26. Campanha de Desporto
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de desporto produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação desportiva como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia…) são os principais pontos a valorizar.
27. Campanha de Programa
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas/faixas horárias ou rubricas produzidas ou emitidos pelas estações de rádio. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia…) são os principais pontos a valorizar.
28. Eventos/Projetos Especiais
Cada vaz mais as estações levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelas estações de rádio, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca.
29. Campanha para Promoção de Eventos/Projetos Especiais
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais para eventos realizados pelas estações. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, sonoplastia…) são os principais pontos a valorizar.
30. Patrocínios/Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelas estações para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos/iniciativas de terceiros (ex: festivais).
31. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio rádio e também ações/iniciativas/spots levadas a cabo pelas próprias estações.
32. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos, de programas, rubricas ou da própria estação.
33. Sound Design
Nesta categoria vamos premiar a melhor utilização da música/ambiente sonoro em spots de rádio.
34. Campanha Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
35. Campanha TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o meio televisão para promover os seus programas e iniciativas.
36. Campanha Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádio utilizam o meio outdoor para promover os seus programas e iniciativas.
37. Campanha Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como rádios utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
Imprensa
38. Campanha Institucional
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios institucionais idealizadas e produzidas para comunicar os valores das diferentes publicações, suplementos ou secções, tanto na sua versão em papel como digital.
39. Campanha de Assinaturas/Subscrições
Nesta categoria vamos distinguir as peças/anúncios idealizadas e produzidas para comunicar campanhas de assinaturas/subscrições, tanto para as edições em papel como para as versões digitais e apps dos diferentes títulos.
40. Eventos/Projetos Especiais
Cada vaz mais as publicações levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas páginas/sites, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelos publishers, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca junto dos potenciais públicos.
41. Campanha para Promoção de Eventos/Projetos Especiais
Cada vaz mais as publicações levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas páginas/sites, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria vamos distinguir as campanhas concebidas para promover de este tipo de iniciativas.
42. Patrocínios/Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelas publicações para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos/iniciativas de terceiros (ex: conferências/festivais, etc.)
43. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As acções de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas/desenvolvidas no meio imprensa.
44. Campanha Digital / Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio digital/redes sociais para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
45. Campanha TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio televisão para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
46. Campanha Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio rádio para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
47. Campanha Outdoor
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio outdoor para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
Televisão
01. Inovação em Informação
Novos conceitos/formatos/programas na área da informação.
02. Inovação em Entretenimento
Novos conceitos/formatos/programas de entretenimento, abrangendo também as áreas de desporto ou ficção.
03. Inovação Digital/Multiplataforma
Nesta categoria vamos distinguir novos projetos/formatos lançados pelos canais de televisão, tirando partido das suas plataformas digitais, em exclusivo ou de forma integrada com a antena. A título de exemplo, um serviço de streaming, uma app, a presença de uma marca numa rede social, um podcast, um projeto em vídeo, etc.
04. Inovação Publicitária
Aqui vamos premiar os novos formatos publicitários criados/explorados pelas equipas comerciais dos canais televisivos.
05. Brand Entertainment
Os melhores projetos de brand entertainment/branded content criados por um canal televisão. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação em projetos que podem, ou não, ter abrangência multiplataforma ou agregar várias marcas do mesmo grupo.
06. Inovação Comercial
Novas soluções comerciais criados/exploradas pelos canais televisivos. Podem abranger diferentes suportes e formatos, incluindo ou não publicidade tradicional. Conferências, prémios ou sites são alguns dos exemplos.
07. Eventos – Grande Público
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos destinados ao grande público, criados por um canal de televisão e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. A título de exemplo, uma festa, uma conferência, um festival ou um concerto onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e notoriedade e/ou gerador de receitas alternativas.
08. Eventos – B2B
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos, focados no segmento B2B, criados por um canal de televisão e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. São disso exemplos uma conferência ou eventos criados para setores económicos específicos, onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e/ou gerador de receitas alternativas.
Rádio
9. Inovação em Informação
Novos conceitos/formatos/programas na área da informação.
10. Inovação em Entretenimento
Novos conceitos/formatos/programas na área do entretenimento.
11. Inovação Digital/Multiplataforma
Nesta categoria vamos distinguir novos projetos/formatos lançados pelas estações de rádio, tirando partido das suas plataformas digitais, em exclusivo ou de forma integrada com a antena. A título de exemplo, um serviço de streaming, uma app, a presença de uma marca numa rede social, um podcast, um projeto em vídeo, etc.
12. Inovação Publicitária
Aqui vamos premiar novos formatos publicitários criados/explorados pelas equipas comerciais das estações de rádio.
13. Brand Entertainment
Os melhores projetos de brand entertainment/branded content criados por uma rádio. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação em projetos que podem, ou não, ter abrangência multiplataforma ou agregar várias marcas do mesmo grupo.
14. Inovação Comercial
Novas soluções comerciais criados/exploradas pelas estações de rádio. Podem abranger diferentes suportes e formatos, incluindo ou não publicidade tradicional. Conferências, prémios ou sites são alguns dos exemplos.
15. Eventos – Grande Público
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos destinados ao grande público, criados por uma estação de rádio e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. A título de exemplo, uma festa, uma conferência, um festival ou um concerto onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e notoriedade e/ou gerador de receitas alternativas.
16. Eventos – B2B
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos, focados no segmento B2B, criados por uma estação de rádio e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. São disso exemplos uma conferência ou eventos criados para setores económicos específicos, onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e/ou gerador de receitas alternativas.
Imprensa
17. Inovação Editorial
Novos projetos/formatos, quer em edição impressa quer em ambiente digital ou numa abordagem multiplataforma. A título de exemplo, uma nova publicação, secção, suplemento ou newsletter, uma app, a presença de uma marca numa rede social, um podcast, um projecto em vídeo, etc.
18. Inovação Publicitária
Novos formatos publicitários criados/explorados pelas equipas comerciais das publicações.
19. Branded Content
Os melhores projetos de brand entertainment/branded content criados por um publisher. Originalidade, pertinência, execução e riqueza de conteúdos são alguns dos pontos em avaliação em projetos que podem, ou não, ter abrangência multiplataforma ou agregar várias marcas do mesmo grupo.
20. Inovação Comercial
Novas soluções comerciais criados/exploradas pelas publicações como forma de alavancar receitas. Estas soluções podem abranger diferentes suportes e formatos, incluindo ou não publicidade tradicional. Conferências ou prémios são alguns dos exemplos, assim como novos modelos de subscrição/assinaturas.
21. Eventos – Grande Público
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos destinados ao grande público, criados por uma publicação e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. A título de exemplo, uma festa, uma conferência, um festival ou um concerto onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e notoriedade e/ou gerador de receitas alternativas.
22. Eventos – B2B
Nesta categoria vamos premiar conceitos/eventos, focados no segmento B2B, criados por uma publicação e que tenham vida, também, para lá do próprio meio. São disso exemplos uma conferência ou eventos criados para setores económicos específicos, onde o ADN da marca funciona como catalisador de audiências e/ou gerador de receitas alternativas.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media?
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
Quantas categorias estão a concurso?
Estão a concurso 47 categorias em Autopromoções e 22 em Inovação em Media, em ambos os casos integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa). Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro/prata/bronze. Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso. Pela primeira vez será também entregue o prémio Empresa de Media do Ano, que distinguirá o grupo de media com mais troféus conquistados (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a esta distinção serão contabilizados os votos de cada empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios. Esta decorrerá em outubro.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Filipa Marçal Grilo, subdirectora gestão de marcas de entretenimento do grupo Impresa
- Filipe Terruta, director criativo da TVI
- Hellington Vieira, director criativo daThe Walt Disney Company Portugal
- João Lobo, director de marketing do grupo Renascença Multimédia
- João Magalhães, marketing and communication coordinator dos Canais TVCine
- João Miguel Tavares, sócio e publisher da Cinco Um Zero
- José Manuel Gomes, business development director do grupo Cofina
- Luis Miguel Pereira, director criativo da SportTV
- Mafalda Anjos, directora da Visão e publisher da Trust in News
- Marina Ramos, directora de marketing estratégico da RTP
- Tiago de Senna, director de marketing e inovação digital do Global Media Group
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido exibidos/produzidos.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 22 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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