O valor da fidelização de audiências
A criatividade nas autopromoções e a inovação nos media são uma necessidade estratégica na retenção e atração de audiências, na construção de relacionamentos fortes com o público, na diferenciação e relevância dos meios de comunicação, com o consequente aumento de receitas de publicidade e de vendas de produtos de media.
Num setor em que a atenção – melhor, a fidelização da atenção - é o bem mais valioso, a par com a capacidade de gerar e reinventar formatos e conteúdos, as autopromoções e a inovação são parte da sobrevivência e longevidade dos meios de comunicação, que enfrentam hoje, mais do que nunca, inúmeros desafios num mercado cada vez mais competitivo.
São elas que ajudam a captar a atenção dos públicos-alvo, num contexto saturado de informação e de entretenimento em múltiplas plataformas, transformando espetadores/leitores ocasionais em fãs leais. Campanhas promocionais de meios de comunicação, únicas e memoráveis, podem posicioná-los como líderes no seu segmento, criando uma identidade distinta que ressoa com o público.
São elas que reforçam os valores e a missão de cada media. Comunicam não apenas os conteúdos que disponibilizam, mas também o que representam, ajudando a construir uma identidade de marca sólida e reconhecível.
São elas que podem contribuir para o aumento das receitas, estimulando as audiências e a consequente atração de anunciantes, dispostos a pagar mais para estarem presentes em meios com relações fortes e duradouras com as suas audiências. E que comunicam para elas de forma inovadora e consistente, para lá da mera disponibilização de uma grelha de conteúdos.
São elas que asseguram a capacidade de antecipar ou de dar resposta às flutuações de audiências e nos próprios media e anunciantes, em que a frieza das métricas reina, mas há também uma procura por conexões reais e emocionais, que as autopromoções e a inovação estabelecem.
Por estas razões, os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media valorizam, avaliam e distinguem, o melhor que os meios de comunicação nacionais criam nestas áreas. Na 11ª edição consecutiva destes galardões, contamos com 47 categorias em Autopromoções e 3 em Inovação, ambas integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa), com a transversalidade do digital em todas áreas.
Além dos troféus por categorias e dos dois grandes prémios (Autopromoções e Inovação), esta é a terceira edição em que distinguimos a Empresa de Media do Ano, a que conquistar mais prémios e caso o número de pontos obtidos o justifique. Esta contabilização é feita em função dos votos em cada empresa de media, em que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, anulando os 3 que o trabalho ganhou com o Ouro.
Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso.
Até à revelação dos vencedores da 11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, reveja os anteriores premiados aqui.
Catarina Nunes
Regulamento
Introdução
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções | spots promocionais e também os projetos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local. Nesta edição podem ser inscritos trabalhos | projetos tornados públicos entre os dias 1 de abril de 2023 e 15 de abril de 2024.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 47 categorias em Autopromoções e 3 em Inovação, em ambos os casos integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa). Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro|prata|bronze.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso.
Regras
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 1 de abril de 2023 e 15 de abril de 2024.
- As inscrições e todos os dados nelas apresentados são da exclusiva responsabilidade das empresas que concorrem, não se responsabilizando o Meios&Publicidade pelos mesmos. O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para as inscrições, manter-se-á a empresa registada como concorrente, responsável pelo pagamento do valor da totalidade das inscrições, conforme e-mail de confirmação, não havendo devolução de qualquer valor, caso o mesmo tenha sido efetuado.
- Caso os materiais não sejam enviados dentro do prazo estabelecido, será considerado como uma desistência, sendo tratado como tal.
- As empresas concorrentes deverão identificar explicitamente qual o vídeo a a passar na entrega de prémios, em caso de atribuição de prémio.
- Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por onze profissionais com um percurso reconhecido no setor dos media e será presidido pelo diretor do jornal Meios & Publicidade. O presidente de júri não terá direito de voto exceto em caso de empate.
- Filipa Avillez, head of branded content & marketing, Grupo Media N9ve
- Filipa Marçal Grilo, subdiretora gestão de marcas de entretenimento, Grupo Impresa
- João Magalhães, marketing and communication coordinator, Canais TVCine
- José Manuel Gomes, business development director, Medialivre
- Luis Delgado, CEO, Trust In News
- Mafalda Campos Forte, administradora, Global Media Group
- Maria João Carvalho, Creative Supervisor e Motion Designer, The Walt Disney Company Portugal
- Marina Ramos, diretora de marketing estratégico, RTP
- Rudolf Gruner, diretor geral, Observador
- Vasco Valadão Santos, digital marketing manager, Grupo Renascença Multimédia
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. O presidente do júri, por inerência a diretora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos no setor, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos | das suas agências | empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso;
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão|Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P. Os vídeos vencedores serão também exibidos durante o evento.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 30 de junho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€.
Após 7 de junho, e durante duas semanas, até dia 21 de junho, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
O prazo regular de inscrições é então até 7 de junho. Existirão duas semanas de alargamento de prazo, até 21 de junho, mas nesse período existe um acréscimo de no valor de cada inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária.
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PAUTO seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Filipa Avillez
Atualmente a dirigir a área de Branded Content e Marketing do Grupo Media Nove, passou recentemente pela Sic, onde coordenou a equipa do Atelier Impresa, e esteve à frente da área de Branded Content do Observador desde 2017 a 2022. Os conteúdos sempre estiveram presentes ao longo da vida profissional, iniciando a especialização ao longo da sua passagem pela Plot Content Agency em 2007 até 2015. Formada em Ciências da Comunicação e pós-graduada em Marketing Management pelo ISEG, tem ainda o curso de Guionista pela World Academy . Sendo o cinema uma das suas grandes paixões, confessa que o guionismo é a sua "arte" de eleição.
Filipa Marçal Grilo
Filipa Marçal Grilo tem 36 anos e é natural de Santarém. Licenciada em Ciências da comunicação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com diploma em três cursos para executivos da Universidade Católica de Lisboa (Leading Brands em 2016, Digital Transformation em 2018 e Gestão de Marketing Digital em 2021). Inicia o percurso profissional em 2008 no grupo Impresa, mais concretamente na SIC, primeiro num estágio de seis meses como assistente de produção no departamento de autopromoção, depois como produtora no mesmo departamento. A aventura no marketing começa em 2014, integrando a equipa como gestora de marca da SIC. Desde abril de 2016 até janeiro de 2020 foi coordenadora de marcas de entretenimento do grupo Impresa no departamento de marketing, comunicação e criatividade. E desde fevereiro de 2020 assume a subdireção de marcas de entretenimento no mesmo departamento. Um dos maiores desafios profissionais é pertencer à equipa que lançou a Opto SIC, a plataforma de streaming do grupo Impresa. Neste meio não existem dois dias iguais, é muito desafiante.
João Magalhães
Formei-me em Comunicação Empresarial, mas acredito que Engenharia também podia ter ajudado, sobretudo porque na última década me especializei em estabelecer pontes, entre bons produtos, boas ideias para os comunicar, e os consumidores. Profissionalmente, passei por algumas agências de publicidade onde aprendi muito sobre a "arte" de criar e vender (a 9, a BBDO, a Touch Me e a Bates Redcell/Young & Rubicam); por um canal infantil nos Estados Unidos, onde compreendi a escala de alguns segmentos (o Cartoon Network Latin America); por uma produtora de espetáculos onde percebi o significado de pragmatismo (a UAU); por uma operadora de telecomunicações onde me especializei na conjugação do marketing e da comunicação (a NOS) e por cinco canais de filmes e séries onde descobri que o entretenimento é rei (os Canais TVCine). A viagem de trabalhar diferentes áreas tem sido de constante descoberta e a sorte de, pelo caminho, trabalhar com alguns dos melhores profissionais do mercado, a melhor parte.
José Manuel Gomes
Iniciou a carreira profissional em 1998 com o lançamento do Jornal de Negócios. Liderou o lançamento do Negocios.pt, onde foi primeiro responsável pela área editorial e mais tarde diretor-geral. Com a compra do jornal pela Cofina, José Manuel Gomes passou a diretor comercial digital do grupo. Em 2011, avançou com a criação da Cofina Fusion, área que integrou uma oferta 360º da Cofina Produtos, utilizando jornais e revistas, digital, customer publishing e eventos. Atualmente é business development director do grupo. É também professor na Porto Business School, na Universidade Europeia e na universidade Católica. Licenciado em Gestão pelo ISG, Pós-Graduado em E-Business pelo ISEG, MBA Executivo pelo ISCTE e Programa de Gestão Avançada da Universidade Católica e Kellogg School of Management.
Luís Delgado
Mafalda Campos Forte
Mafalda Campos Forte nasceu em Lisboa, em 1983. Licenciou-se em Direito pela UNL, em 2007, e fez o mestrado em Marketing Management na Universidade de Harvard (EUA). Em 2010 regressa a Portugal ingressando na OMD como planeadora de meios e gestora de projectos. Em 2014 integra o Departamento Comercial do Jornal Observador. Em 2016 aceita o convite para a Direcção de Marketing do Grupo Comer o Mundo. No mesmo ano, assume a direcção comercial do ECO – Economia Online e, em 2018, torna-se responsável comercial do título económico Dinheiro Vivo, passando depois para o Jornal Público com as mesmas responsabilidades. Em fevereiro de 2023 aceita o convite para liderar a área de Estratégia & Negócios do Grupo Media9 (JE, NOVO, Forbes Portugal e Forbes Africa Lusófona). Em Maio de 2024 é nomeada para o Conselho de Administração do Global Media Group.
Maria João Carvalho
Nascida nos anos 80, adora a música dessa década assim como viajar, ler e fazer arts & crafts analógicos. Licenciada em Design de Comunicação mas que rapidamente percebeu que achava mais piada às ideias em movimento e foi o Motion Design que definiu o seu percurso profissional. Trabalha em áreas criativas há cerca de 18 anos, colaborou em projectos de publicidade, realizou diversos videoclips e já deu aulas e foi responsável do curso de Motion na Etic durante vários anos. Está na The Walt Disney Company Portugal há 4 anos e é atualmente Creative Supervisor e Motion Designer. O que mais a movimenta é procurar novas linguagens visuais e caminhos para a criatividade.
Marina Ramos
Marina Ramos é diretora de marketing estratégico e comunicação da RTP. É licenciada em Economia pelo ISEG, em 1989, e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, em 2014. Durante 20 anos foi jornalista, editora de Economia da RTP e da TVI e coordenadora do Telejornal. Em 2008 tornou-se responsável do marketing e comunicação da RTP, cargo que volta a exercer em 2015.
Rudolf Gruner
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira na Vodafone Portugal em 1996, onde desempenhou diferentes funções nas áreas de apoio a cliente, marketing, vendas, Yorn e online. Entrou para o grupo Media Capital em 2010, onde foi Diretor Geral da empresa MC Digital, responsável pela exploração dos sites da rede IOL, como o tvi.pt, tvi24.pt e maisfutebol.pt. Desde 2014 é Diretor Geral do Observador, tendo dirigido a empresa desde a sua fundação.
Vasco Valadão Santos
"Dos Açores para Lisboa, cheguei de malas e bagagens pronto para explorar o mundo da comunicação que me levou a perceber que são as pessoas, as histórias e as marcas aquilo que mais me desafia profissionalmente e que me levou a ingressar pelo mundo das agências de publicidade. Aqui assumi funções de account manager mas sempre com vontade de trabalhar lado a lado com as equipas criativas para acompanhar o processo das ideias que ganham vida. Trabalhei marcas como a Yorn, Heineken, Huawei, Somersby e McDonald's até aceitar o desafio de vir para a Rádio trabalhar a comunicação digital de quem comunica todos os dias, a Renascença, RFM e Mega Hits. Um universo cheio de novos desafios com responsabilidades a nível da comunicação digital e da gestão de projetos como Rock in Rio, Sudoeste e Websummit."
Televisão
01. Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem dos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
02. Informação
Nesta categoria vamos premiar melhores spots | campanhas promocionais focados na área de informação dos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
03. Programa de Informação
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas promocionais dos diferentes programas de informação emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
04. Grande Reportagem | Documentário
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas que promovem os formatos de grande reportagem e/ou documentários emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
05. Programa de Desporto
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas dos diferentes programas desportivos emitidos pelos canais de televisão . O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
06. Entretenimento
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas promocionais dos diferentes programas de entretenimento emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
07. Ficção Nacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas promocionais dos diferentes formatos de ficção nacional emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
08. Ficção Internacional
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas promocionais dos diferentes formatos de ficção internacional (filmes, séries, novelas...) emitidos pelos canais presentes em Portugal. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
09. Programa Infantil
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas promocionais dos diferentes canais ou programas infantis emitidos pelos canais de televisão. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
10. Serviço de Streaming
Nesta categoria vamos distinguir os spots | campanhas para promover as plataformas de streaming dos diferentes canais ou os seus programas/formatos. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
11. Eventos | Projetos Especiais
Cada vez mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelos canais de televisão, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca.
12. Promoção de Eventos | Projetos Especiais
Cada vez mais as televisões levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria vamos distinguir as campanhas concebidas para promover este tipo de iniciativas.
13. Patrocínios | Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelos canais para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos | iniciativas promovidos por outras empresas ou marcas. (ex. Festivais).
14. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As ações sustentabilidade e de responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas/promovidas no meio televisivo e também ações | spots levadas criados pelos próprios canais.
15. Genérico
Nesta categoria vamos premiar os melhores genéricos originais. Estética, composição gráfica e audio serão os principais aspetos a considerar.
16. Separador
Nesta categoria vamos distinguir os melhores separadores. Originalidade, criatividade e execução técnica são os principais critérios a ter em conta.
17. Grafismo
Nesta categoria vamos distinguir o grafismo dos diferentes canais e/ou programas, a forma como este contribui para a criação da identidade do canal e o modo como o conceito gráfico ganha forma tanto em antena como nos restantes suportes nos quais é utilizado.
18. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos, de programas, rubricas ou da própria estação.
19. Campanha Digital | Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
20. Campanha Out of Home
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio OOH e para promover os seus programas e iniciativas.
21. Campanha de Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
22. Campanha de Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as televisões utilizam o meio rádio para promover os seus programas e iniciativas.
23. Promos Internacionais
Nesta categoria vamos distinguir as promoções produzidas internacionalmente para canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
Rádio
24. Institucional
Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade da estação. O conceito criativo e a sua execução (copy, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
25. Campanha de Informação
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de informação produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação da estação como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
26. Campanha de Desporto
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas de desporto produzidos ou emitidos pelas estações de rádio e os spots que promovem a informação desportiva como um todo. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
27. Campanha de Programa
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais dos diferentes programas ou rubricas produzidas ou emitidos pelas estações de rádio. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
28. Eventos | Projetos Especiais
Cada vez mais as estações levam a cabo iniciativas que se materializam fora das suas antenas, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelas estações de rádio, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca.
29. Campanha para Promoção de Eventos | Projetos Especiais
Nesta categoria vamos distinguir os spots promocionais para eventos realizados pelas estações. O conceito criativo e a sua execução (ideia, copy, edição, audio, etc.) são os principais pontos a valorizar.
30. Patrocínios | Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelas estações para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos | iniciativas promovidos por outras empresas ou marcas (ex: Festivais).
31. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas | promovidas no meio rádio e também ações | iniciativas | spots levadas a cabo pelas próprias estações.
32. Jingle de Estação
Nesta categoria vamos distinguir os jingles mais criativos produzidos no último ano. Podem concorrer jingles temáticos, de programas, rubricas ou da própria estação.
33. Sound Design
Nesta categoria vamos premiar a melhor utilização sonora em spots de rádio.
34. Campanha Digital | Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o digital e as redes socias para promover os seus programas e iniciativas.
35. Campanha TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádios utilizam o meio televisão para promover os seus programas e iniciativas.
36. Campanha Out of Home
Nesta categoria vamos distinguir a forma como as rádio utilizam o meio OOH para promover os seus programas e iniciativas.
37. Campanha Imprensa
Nesta categoria vamos distinguir a forma como rádios utilizam o meio imprensa para promover os seus programas e iniciativas.
Imprensa
38. Institucional
Nesta categoria vamos distinguir as peças | anúncios institucionais idealizadas e produzidas para comunicar os valores das diferentes publicações, suplementos ou secções, tanto na sua versão em papel como digital.
39. Campanha de Assinaturas
Nesta categoria vamos distinguir as peças | anúncios idealizadas e produzidas para comunicar campanhas de assinaturas, tanto para as edições em papel como para as versões digitais e apps dos diferentes títulos.
40. Ação Especial
Cada vez mais as publicações levam a cabo iniciativas que se materializam fora dos seus próprios canais, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria distinguimos ações levadas a cabo pelos publishers, para lá dos formatos de publicidade tradicional, como forma de promover a sua marca junto dos potenciais públicos.
41. Promoção de Eventos
Cada vez mais as publicações levam a cabo iniciativas que se materializam fora dos seus próprios canais, aproximando desta forma a marca dos potenciais públicos e, em muitos casos, gerando também conteúdos próprios. Nesta categoria vamos distinguir as campanhas concebidas para promover de este tipo de iniciativas.
42. Patrocínios | Parcerias de Media
Nesta categoria vamos distinguir as diferentes ações desenvolvidas pelas publicações para ativar e potenciar junto do público a sua presença em eventos | iniciativas promovidos por outras empresas | marcas (ex: Conferências | Festivais, etc.)
43. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade e responsabilidade social estão cada vez mais presentes nos diferentes meios de comunicação social. Nesta categoria vamos distinguir a forma como estas são comunicadas | promovidas | desenvolvidas no meio imprensa.
44. Campanha Digital | Redes Sociais
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio digital/redes sociais para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
45. Campanha TV
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio televisão para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
46. Campanha Rádio
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio rádio para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
47. Campanha Out of Home
Nesta categoria vamos distinguir a forma como a imprensa utiliza o meio OOH para promover os seus títulos e iniciativas editoriais ou de alavancagem de marca.
Televisão
01. Inovação em Televisão
Novos conceitos | formatos | programas na área da informação e entretenimento. Nesta categoria incluem-se novos formatos publicitários, inovações comerciais e eventos.
Rádio
02. Inovação em Rádio
Novos conceitos | formatos | programas na área da informação e entretenimento. Nesta categoria incluem-se novos formatos publicitários, inovações comerciais e eventos.
Imprensa
03. Inovação em Imprensa
Novos conceitos | formatos | programas na área da informação e entretenimento. Nesta categoria incluem-se novos formatos publicitários, inovações comerciais e eventos.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media?
Os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir as melhores autopromoções/spots promocionais e também os projectos e conceitos mais inovadores desenvolvidos por órgãos de comunicação social. As inscrições destinam-se a todas as empresas e profissionais independentes que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior. Na categoria Canais Internacionais, e apenas nessa, podem apresentar-se a concurso spots promocionais produzidos internacionalmente e emitidos por canais cujo sinal é transmitido em Portugal, independentemente de terem ou não equipa local.
Quantas categorias estão a concurso?
Estão a concurso 47 categorias em Autopromoções e 3 em Inovação em Media, em ambos os casos integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa). Mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus em todas as categorias ou dar mais do que um ouro|prata|bronze. Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio em Autopromoções e outro em Inovação em Media, para aqueles que forem considerados os melhores trabalhos de todos os que se apresentarem a concurso. Será também entregue o prémio Empresa de Media do Ano, que distinguirá o grupo de media com mais troféus conquistados (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a esta distinção serão contabilizados os votos de cada empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios. Esta decorrerá em outubro.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Filipa Avillez, head of branded content & marketing, Grupo Media N9ve
- Filipa Marçal Grilo, subdiretora gestão de marcas de entretenimento, Grupo Impresa
- João Magalhães, marketing and communication coordinator, Canais TVCine
- José Manuel Gomes, business development director, Medialivre
- Luís Delgado, CEO, Trust In News
- Mafalda Campos Forte, administradora, Global Media Group
- Maria João Carvalho, Creative Supervisor e Motion Designer, The Walt Disney Company Portugal
- Marina Ramos, diretora de marketing estratégico, RTP
- Rudolf Gruner, diretor geral, Observador
- Vasco Valadão Santos, digital marketing manager, Grupo Renascença Multimédia
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido exibidos | produzidos.
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O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€.
Após 31 de maio, e durante três semanas, até dia 21 de junho, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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