10 anos de Prémios de Criatividade M&P
Meo Fora da Box, da então MSTF Partners, foi Grande Prémios em Televisão. O trabalho Aministia Internacional Mugshots/Fuel recebeu o galardão máximo em Imprensa e o EDP Energia Douro, produzido pela então Ativism (hoje Desafio Global), recebeu o troféu máximo em Eventos. Foram estes os grandes vencedores da 1ª edição dos Prémios de Criatividade M&P. Passaram 10 anos.
Hoje, como em 2012, quando esta iniciativa foi lançada, o objectivo é o mesmo. Premiar o melhor trabalho produzido em Portugal. Um prémio atribuído pelos pares, tal como no início.
Este ano - e que ano... - teremos a concurso 60 categorias, repartidas por 16 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Activação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Acção Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Alexandra Navarro (OMD), André Sousa Moreira (FunnyHow), Carlos Pedro (Galp), Catarina Pestana (Bang Bang Agency), Francisco Morgado Véstia (Samy Alliance Portugal), Francisco Serzedello (GR8 Events), João Ribeiro (VMLY&R), Jorge Trindade (Big Fish), Leandro Alvarez (LOLA Normajean), Lourenço Thomaz (Partners), Luiza Galindo (Altice Portugal), Patrícia Cordeiro (Judas), Pedro Varela (argumentista e realizador), Rodrigo Albuquerque (Arena Media), Susana Coerver (Jerónimo Martins), Teresa Lameiras (Seat Portugal), Tiago Canas Mendes (O Escritório) são os profissionais que têm a seu cargo a escolha dos melhores trabalhos criados e produzidos no último ano. Os vencedores serão conhecidos em Setembro/início de Outubro. Boa sorte!
Ps - Aqui pode revisitar todos os trabalhos vencedores destes 10 anos. É uma viagem que vale a pena.
Carla Borges Ferreira
Regulamento
Introdução
Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as acções de activação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal). Nesta nona edição podem ser inscritos trabalhos/projectos tornados públicos entre os dias 1 de Abril de 2020 e 31 de Março de 2021.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 60 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 15 grandes categorias (Televisão / Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo / Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 60 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiada nesta 10ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.
Regras
- Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2020 e 31/03/2021.
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2020 e 31 de Março de 2021.
- O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuído por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por 17 profissionais com um percurso reconhecido na área da comunicação e será presidido pela directora do jornal Meios & Publicidade. A presidente de júri não terá direito de voto excepto em caso de empate.
- Alexandra Navarro, business development director da OMD
- André Sousa Moreira, creative supervisor & art director na FunnyHow
- Carlos Pedro, head of brand & sponsorships da Galp
- Catarina Pestana, chief creative officer & founder da Bang Bang Agency
- Francisco Morgado Véstia, country manager Samy Alliance Portugal
- Francisco Serzedello, director GR8 Events
- João Ribeiro, sénior copy VMLY&R
- Jorge Trindade, creative partner da Big Fish
- Leandro Alvarez, chief creative officer da LOLA Normajean
- Lourenço Thomaz, sócio fundador de CCO da Partners
- Luiza Galindo, directora de marketing e comunicação das marcas do segmento de consumo da Altice Portugal
- Patrícia Cordeiro, directora de arte na Judas
- Pedro Varela, argumentista e realizador
- Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Media
- Susana Coerver, directora de marketing da Jerónimo Martins Meals
- Teresa Lameiras, directora de marketing e comunicação da Seat Portugal
- Tiago Canas Mendes, partner d’O Escritório
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A presidente do júri, por inerência a directora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos seus trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso, sendo estes especialmente relevantes nas categorias de eventos.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 16 de Julho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 16 de Julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 16 de Julho. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 23 de Julho, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária:
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Alexandra Navarro
Quando eu era miúda o meu Pai pedia-me silêncio sempre que começava o Telejornal, e eu pedia-lhe silêncio sempre que abria um bloco publicitário. Ele, que passou por várias agências nos seus tempos de copy writer, tremia e pedia-me “vá lá, filha, escolhe outra coisa qualquer, que a publicidade dá cabo de nós”. Mas aqui ando há 22 anos, viva e de boa saúde, e não trocava isto por nada. As boas ideias e as boas estratégias são simbióticas quando queremos criar relações ricas e duradouras entre marcas e pessoas, relações com verdadeiro valor, e é essa arte que conjuga imaginação e empatia que me fascina, todos os dias. E eventos como este, em que celebramos o bom que fazemos, enchem-me de orgulho e de vontade de seguir fazendo mais e melhor neste caminho em que a nossa mão, a mão humana das boas ideias, continua a ter o papel principal.
André Sousa Moreira
Trigémeo, 2x Young Lion, creative supervisor e art director na FunnyHow, em Lisboa. Em pequeno, levava para todo o lado um grande saco de lixo preto cheio de tudo o que achava bonito, como desenhos e packaging. Pode-se dizer que a criatividade me segue desde sempre. Dei os meus primeiros passos na publicidade em 2013, na Leo Burnett Lisboa. Passei a trabalhar como brand designer na Brandia Central e depois juntei-me à Lola / Mullen Lowe Madrid como diretor de arte, onde trabalhei marcas como Mattel Europe, Barbie, Scrabble, Pictionary e Cornetto. Depois de seis anos em Espanha, quatro deles na Y&R, voltei a Portugal como supervisor criativo e diretor de arte da FunnyHow, liderando marcas como Bial, Durex, Bandida do Pomar, Aldi, entre outras. Com quase oito anos de carreira na publicidade, somo mais de 70 prémios nos principais festivais internacionais como o London International Awards, El Ojo da Iberoamérica, El Sol e 14 Cannes Lions.
Carlos Pedro
Eu sou o Carlos Pedro Pereira e a minha carreira começou há 2 décadas, o que parece fazer de mim uma pessoa já com alguma idade, mas não… Comecei foi a trabalhar cedo 😊. Iniciei a minha vida profissional no mundo da publicidade, na agência Leo Burnett, e recordo a enorme experiência que ganhei com fantásticos profissionais e imensos clientes que me marcaram, entre os quais a Galp Energia, a McDonalds a e a Coral. Depois de 5 anos a “brincar” à publicidade, mudei-me para o cliente para ver como era o outro lado, e fui para a Portugal Telecom, para desempenhar o cargo de responsável de comunicação, no lançamento da primeira marca low-cost de telecomunicações em Portugal, a Uzo! Ainda no grupo Portugal Telecom fui convidado para ser o responsável de marketing e posteriormente o general manager duma operação participada da empresa em Cabo Verde, país no qual vivi 7 anos e onde o significado de trabalhar com diferenças culturais se tornou uma realidade incontornável, tendo permitido ao mesmo tempo um novo significado de trabalhar em equipa para atingir os objectivos. Regressei a Portugal em 2015 para poder ter filhos e em 2016 nasceram os meus gémeos, que até à data têm sido o meu desafio mais exigente de todos 😊. Nesse regresso assumi a responsabilidade da área de publicidade do Meo e há cerca de 2 anos e meio aceitei o desafio da Galp e passei a ser o responsável de marca e patrocínios duma marca que curiosamente fez parte da minha primeira experiência profissional, pelo que posso assumir sem rodeios, que nestas nossas vidas não há mesmo coincidências.
Catarina Pestana
Olá! Sou a Catarina Pestana. Artista plástica e mãe da Violeta por natureza, fundadora e responsável pela estratégia comercial e criativa da Bang Bang Agency por paixão.cAprendi a dar os primeiros passos na University of the Arts of London (Design de Comunicação) e fui crescendo com várias formações tais como a especialização em marketing estratégico na Católica Lisbon School Of Business And Economics. Claro que a melhor experiência é sempre no terreno: estive ligada à fundação e direcção criativa da Dasein Studio e à direcção de marketing e comunicação do Grupo Visabeira. Tendo estado ligada à direcção criativa de marcas como Vista Alegre, Bordallo Pinheiro, Control e Turismo do Centro de Portugal, tive o privilégio de liderar equipas com trabalhos premiados nos IDA, IF e German Design Awards, CCP, Meios & Publicidade, entre outros. Entre palestras e outros convites para eventos e concursos, preparo-me agora para aceitar mais um briefing importantíssimo: o nascimento da minha segunda filha, a Olivia.
Francisco Morgado Véstia
Comecei a minha carreira como consultor de comunicação e mais tarde como gestor de projecto, passando por casas como a YoungNetwork ou a Cupido. Mas foi na extinta TORKE 2.0 que iniciei funções estratégicas relacionadas com Social Media que solidifiquei depois na IPG Mediabrands, com a missão de integrar ideias e elevá-las ao panorama digital, através da criação de conteúdos. Em 2013 assumi a posição de Digital Manager para as marcas de grande consumo da L’Oréal Portugal, onde fui responsável pelo design e implementação de estratégias de marketing digital, para marcas como L’Oréal Paris, Garnier, Maybelline New York ou Essie, passando, em 2015, para o Warner Music Group enquanto head of digital and new media. O desafio da SamyRoad Portugal começou no final de 2016.
Francisco Serzedello
Sou um Profissional de Eventos, sejam eles corporativos, de marca, desportivos, físicos, digitais ou híbridos. Adoro. Descobri muito cedo o que gosto de fazer e tenho o privilégio de o poder fazer. Adoro o trabalho em equipa, os grandes desafios, o fazer bem feito, e, sou viciado na satisfação do cliente. Depois de um percurso em agências de referência em Portugal e no Mundo lancei este ano a Gr8 Events. Com equipa e condições de sonho temos ganho a confiança dos nossos fantásticos clientes e eu não podia estar mais contente. Life is Gr8.
João Ribeiro
Em dois mil e qualquer coisa ganhei um leão de Cannes com um anúncio fantasma para uma escola de cães. Depois, as coisas tornaram-se mais sérias e passei a trabalhar marcas como IKEA, Adidas, TMN, McDonald´s, Limiano, Médis, Compal ou Leroy Merlin. Fui presidente do júri do Clube de Criativos por uma vez, jurado outra meia dúzia, e considero os festivais de criatividade o melhor catálogo do que não fui capaz de fazer em determinada altura, mas que outros fizeram com um talento necessariamente diferente do meu. Actualmente trabalho na VMLY&R. Já não me lembro do nome da escola de cães que deu o tal leão, mas ainda sinto as dores-fantasma desse dia. Sempre, pela manhã.
Jorge Trindade
Nasci um ano depois do punk na raia alentejana. Sou criativo desde que tenho memória como gente e tendo acreditado que a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa era um bom sítio para resolver o problema, foi lá que me licenciei no início do milénio. Rapidamente percebi que não tinha muita paciência para um só ofício e ao longo de um percurso entre as maiores agências do antigamente - Central de Comunicação, Brandia e Ativism - fui da arquitetura à publicidade, passando pelo branding, design industrial e marketing relacional. Hoje dedico-me a projetos que resistem a categorias na Big Fish, agência que fundei em 2016 com dois sócios que muito adoro e onde, por fim, me sinto como peixe na água.
Leandro Alvarez
Comecei minha carreira no Brasil, antes de chegar à Y&R de Lisboa ainda no século passado. Estreei na Direcção Criativa na Lintas, diverti-me imenso como ECD da Leo Burnett e aprendi a gerir uma agência na TBWA. Passei os últimos anos fora de Portugal a trabalhar a McDonald’s em mais de 20 mercados antes de voltar à Lisboa para construir a agência mais interessante do País como Chief Creative Officer da LOLA Normajean (mentira, na verdade só queria voltar para poder ser jurado nos Prémios do Meios & Publicidade!).
Lourenço Thomaz
Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada, teve uma breve passagem pelo mundo da arquitetura antes de começar a trabalhar como director de arte na Publicis Ciesa em 1997. Seguiu-se a Young & Rubicam, depois foi para a TBWA-EPG, voltando em 2000 à Young & Rubicam como director criativo. Isto antes de fundar a MSTF Partners em 2003. Desde então, a agência tem-se afirmado a nível nacional e internacional com trabalhos de elevada notoriedade e eficácia para o MEO, TMN, EDP, BPI, CTT, Banco CTT, Turismo de Portugal, Mimosa, FPF, entre outros. Ao longo da sua carreira conquistou mais de quatro centenas de prémios nacionais e internacionais, com destaque para a Partners ter sido eleita várias vezes a Agência do Ano no CCP, nos Prémios Criatividade M&P e Agência do Ano M&P. Tem como objectivo tornar a Partners uma referência internacional.
Luiza Galindo
Luiza Galindo, directora de marketing de comunicação das marcas do segmento de consumo da Altice Portugal, é casada e tem 4 filhos e um cão. Iniciou carreira em agências de comunicação como account manager, passando pelo grupo Impresa como marketing manager. Iniciou funções na Portugal Telecom em 2002, onde foi responsável pela gestão da área de below the line das marcas de retalho e responsável da direção da área de patrocínios e eventos. Desde 2015, assume a direção de marketing de comunicação das marcas do segmento de consumo da Altice Portugal, Meo, Moche e Uzo. Da sua experiência profissional fazem parte projectos estruturantes como a mudança de marca TMN para Meo (2014), lançamento do M4O (2013), lançamento da marca Meo (2007) e lançamento do Sapo ADSL (2002).
Patrícia Cordeiro
Nasceu nos anos 90, e como boa Millennial, trocou o Sumol pela kombucha e o Bollycao pelo abacate. Trocou ser menina de Odivelas para ser mulher da Estefânia e durante um ano trocou o português pelo espanhol, mas na verdade nunca passou do portunhol. Trocou a multinacional J.W. Thompson pela Big Fish e mais tarde deixou uma mesa onde se sentavam 12 pessoas para se juntar à Judas. A Patrícia é Judas porque trocou o amor ao design pela aventura da direção de arte.
Pedro Varela
O argumentista e realizador só nasceu depois de mais de uma década e meia como actor entre teatro, cinema e televisão. “Trainspotting”, a minha primeira encenação onde também assino a adaptação teatral, estreou em Lisboa no ano de 2000, um olhar sobre o flagelo da droga nos anos 90. Um espectáculo ambicioso que me empurrou para o outro lado do atlântico. Primeiro o Brasil e mais tarde os Estados Unidos. No Rio de Janeiro encenei Gil Vicente e em Los Angeles voltei a encenar Welsh. Foram anos de muita aprendizagem e sobretudo de viragem, onde descobri o argumento e a câmara, sempre amparado e inspirado por grandes mestres e amigos. A minha segunda curta “Anestesia", já de volta a Portugal, estreou na competição internacional do Fantasporto em 2010, protagonizada por Albano Jerónimo, angariou vários prémios e levou-me a adaptar e a realizar para a RTP uma série criminal chamada "Tempo Final", da FOX. Em 2013 confiaram-me a criação, escrita e realização de uma série sobre o boom do rock português nos anos 80. “Os Filhos do Rock” estrearam com enorme sucesso abrilhantados por um elenco e equipa extraordinários. Recebemos nesse ano o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para a melhor Ficção em Televisão. Em 2015 escrevi duas longas metragens. Uma tornou-se o filme Português mais visto de sempre e a outra, “A Canção de Lisboa” que também realizei, o filme Português mais visto nesse ano. Juntos levaram ao cinema quase um milhão de espectadores. Por essa altura a realização para publicidade era cada vez mais uma realidade na minha vida e começavam a chegar alguns prémios nacionais e internacionais de colaborações como por exemplo com a Leo Burnett, com um Leão de Prata em Cannes, o primeiro de meia dúzia… como eu gosto de pensar. Voltei a criar e escrever uma série original, “A Filha da Lei” para a RTP, uma série criminal que conta a história de um serial killer que assombra Lisboa e uma Inspectora da brigada da Policia Judiciária. A última série que escrevi e realizei é uma peça delicada mas cheia de energia, uma comédia dramática chamada “Esperança”, que estreou líder de audiências na televisão em 2020 e pode agora ser vista na plataforma streaming da OPTO SIC. Na publicidade, os filmes e campanhas continuam a trazer-nos muitas razões para sorrir, com prémios e distinções internacionais e vários Grandes Prémios nacionais, alguns consecutivos, com agencias como a Partners e O Escritório, para clientes tão incríveis como o Turismo de Portugal ou o Lidl. Em ano de pandemia também viajei o mundo a partir de casa com o projecto “Andrà tutto bene”, uma música de Cristóvam para a qual tive a sorte de fazer o filme e, se transformou num fenómeno viral à escala global. O ano de 2021 começou intenso e levou-me para os ombros de um gigante, pelas mãos da agencia Uzina, com um projecto incrível chamado, “O Ídolo”, o primeiro filme de Fernando Pessoa. Uma curta-metragem que tive a honra de escrever e realizar a partir de um argumento do nosso maior poeta e que faz parte de uma campanha genial de branded content para a Samsung. A minha próxima longa-metragem foi filmada no Rio de Janeiro e é inspirada em factos reais. Protagonizada por Ellie Bamber, é uma co-produção entre Brasil, Estados Unidos e Portugal e deverá estrear ainda este ano. Neste momento escrevo os primeiros episódios de “Azul”, a minha próxima série.
Rodrigo Albuquerque
Rodrigo Albuquerque conta com 20 anos de experiência, adquirida nas áreas de marketing e de media, com passagens por anunciantes e agências líderes dos respetivos sectores, como a Teleperformance, Xerox e a Arena Media (Grupo Havas), onde está há 16 anos. Ao longo da sua experiência profissional, foi responsável pela implementação e gestão de inúmeras campanhas de marketing e de meios. Na Arena Media desde 2005, foi responsável pela área de novos canais e mais tarde director de serviço a clientes, tendo assumido a direcção-geral da agência em 2013. A Arena Media é uma das agências de meios mais premiadas em Portugal e integra o Top 3 do ranking de investimentos publicitários em Portugal desde 2012. Faz ainda parte da direcção da ARP – Auto Regulação Publicitária. Tem 47 anos, é licenciado em Estatística e Gestão de informação e pós-graduado em Marketing Intelligence, pelo ISEGI/ Universidade Nova de Lisboa.
Susana Coerver
Susana Coerver, storyteller de 42 anos, 1 filho de 13 anos e a número 7 de 10 irmãos é licenciada em RP e Publicidade, com pós-graduações em Marketing Management e Planeamento Estratégico. A sua carreira iniciou-se em 1999, em agências de publicidade nacionais e internacionais em Lisboa e em São Paulo. De São Paulo rumou ao Porto para assumir o marketing da Parfois que na altura contava com presença em 40 países e quase 400 lojas e que hoje 1000 lojas e 70 países. Em 2019 volta às agências, desta feita como CEO da Fuel, função que deixou este mês para assumir a direcção de marketing da Jerónimo Martins Meals.
Teresa Lameiras
Comecei a minha carreira na rádio, diria de forma “acidental”, pois fui dar uma entrevista sobre uma organização de solidariedade da qual era a presidente da área jovem e, no final, sugeriram que fizesse testes, pois estavam a recrutar. E de repente estava a trabalhar na Radio Renascença, numa tremenda azáfama, para conciliar com o curso de Direito – mas com dedicação tudo se consegue! Estive 7 anos numa das mais interessantes experiências laborais onde aprendia a importância da palavra, dos silêncios, da síntese, da inovação e do trabalho de equipa. Foi em Dezembro de 1989 que, através do contacto de “caça cabeças”, entrei num recrutamento para directora de comunicação. Queria mudar para a área das empresas e esta proposta ajustou-se ao que pretendia. Entrei na área dos automóveis e tive que tirar rapidamente a carta. É neste sector desafiante que trabalho desde então, tendo sido não só directora de comunicação, mas também de formação e de marketing. Trabalhei com empresas diferentes nesta área de serviços, o que ajudou a ter uma visão global do negócio, incluindo o do retalho. Sem dúvida que o projeto mais desafiante foi o de ajudar a criar a Seat Portugal, da qual sou directora de marketing e comunicação.
Tiago Canas Mendes
Sou licenciado em Comunicação Empresarial e tenho uma pós-graduação em Sociologia da Família. Fundei, em 2011, com o Nuno Jerónimo, O Escritório, uma agência de dois, sem escritório, sem equipas permanentes e sem fronteiras. Anteriormente, fui coordenador estratégico na Ativism, um sistema integrado de agências, com onze empresas especializadas do branding à activação, onde fundei em 2004 a Action4, uma das primeiras agências de activação de marca em Portugal. Entre 2000 e 2004 fiz parte da equipa multidisciplinar da Brandia, que trabalhou em exclusivo a marca Yorn e Vodafone.
televisão / cinema
01. Acção Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
02. Filme
Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos factores de avaliação.
03. Campanha
Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.
04. Craft / Realização
Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
rádio
05. Acção Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as acções que, extravasando o âmbito do spot convencional , utilizam de forma criativa este meio ou articulem o on air com acções fora da antena. Avaliaremos igualmente as acções/formatos que melhor articulam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
06. Spot
Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.
07. Campanha
Mais do que spots isolados, avaliaremos nesta categoria a coerência, criatividade e execução das várias peças que compõem a mesma campanha de rádio.
08. Craft
Mais do que a ideia subjacente o spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
imprensa
09. Anúncio
A ideia criativa e a execução são os dois principais parâmetros em avaliação nesta categoria, onde a concurso está a publicidade nos formatos tradicionais de imprensa.
10. Acção Especial
Para além da página de publicidade, temos vindo a assistir a uma maior diversidade de formatos publicitários em imprensa. Pretendemos assim avaliar a criatividade das mensagens comerciais que, utilizando o suporte papel como veiculo, recorrem a formatos fora do convencional ou à tecnologia para tornar a mensagem mais impactante
11. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa a imprensa e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento e/ou informação.
12. Campanha
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de anúncios e/ou acções especiais que compõem uma mesma campanha veiculada no meio imprensa.
13. Craft
Mais do que a ideia subjacente anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
outdoor
14. Anúncio
Nesta categoria será avaliada o melhor anúncio convencional presente num suporte de publicidade exterior (mupi, outdoor,…).
15. Campanha
Mais do que um anúncio isolado, nesta categoria avaliaremos o conjunto de peças que integram a mesma campanha, tendo em conta a coerência e criatividade do todo.
16. Formato Especial / Digital
Os formatos especiais, as ideias arrojadas, a tecnologia e a interactividade são características que têm vindo a ser reforçadas na publicidade exterior (indoor/outdoor). Nesta categorias pretendemos premiar as acções e soluções mais criativas levadas a cabo nestes espaços/suportes.
17. Craft
Mais do que a ideia subjacente no anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
digital
18. App
Esta categoria pretende premiar a melhor aplicação para tablets e smartphones de empresas e marcas.
19. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa o digital e também as acções/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
20. Filme
Nesta categorias vamos premiar os filmes, até 60'', concebidos propositadamente para o digital.
21. Filme Longa Duração
Nesta categoria vamos premiar os filmes, com duração superior a 60'', concebidos para ambiente digital.
22. Site e Micro-site
Esta categoria destina-se a premiar o melhor site ou micro-site de empresas e marcas. Layout e navegação serão alguns dos parâmetros a ter em conta.
23. Redes Sociais
As redes sociais são, cada vez mais, um complemento à publicidade dita tradicional das marcas e empresas. Nesta categoria pretendemos premiar a melhor e mais criativa utilização das redes sociais como suporte de comunicação para as marcas.
24. Influenciadores
Nesta categoria vamos premiar as acções com influenciadores, veiculadas em ambiente digital.
25. Jogos
Os jogos são cada vez mais utilizados pelas marcas para estabelecer contacto com os consumidores. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução em jogos digitais.
26. Craft
Nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística de um site, micro-site ou campanha digital, a sua eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.
activação
27. Guerrilha / Acção Especial
O inesperado e surpreendente são duas das características nas acções de marketing de guerrilha que serão tidas em conta nesta categoria, onde avaliaremos também a criatividade e possível impacto das acções a concurso.
28. Ponto de Venda
Nesta categoria pretendemos apreciar o modo como as marcas/agências utilizam a sua presença no ponto de venda para comunicar e/ou interagir com o consumidor.
29. Eventos / Patrocínios
O modo como, presente num evento, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes acções de activação das marcas.
30. Eventos Digitais /Patrocínios
O modo como, presente num evento digital, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes acções de activação das marcas.
31. Lojas Pop Up
O fenómeno das lojas pop up ganhou dimensão nos últimos anos. Caracterizadas pela sua duração limitada, estes espaços apostam fortemente na criatividade, sendo esta que vamos avaliar nesta categoria.
relações públicas
32. Comunicação Institucional
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação institucional. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
33. Comunicação de Produto e Serviço
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação de produtos e serviços. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
34. Comunicação Interna
A comunicação interna é cada vez mais importante nas organizações. Nesta categoria vamos premiar as melhores acções/peças produzidas destinadas aos públicos internos.
35. Publicação / Canal Institucional
A comunicação com os colaboradores/clientes e/ou fornecedores é uma prioridade para muitas empresas. Nesta categoria vamos galardoar os meios produzidos pelas empresas para comunicar com os diferentes públicos, como publicações institucionais ou canais de televisão e webtvs.
eventos
36. Empresariais
Nesta categoria será avaliada a concepção, organização e execução de eventos destinados tanto a públicos internos como a clientes ou profissionais de um determinados sector.
37. Grande Público
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização de todo o tipo de eventos destinados ao público em geral.
38. Evento Virtual/Híbrido Corporativo
Nesta categoria vamos premiar os melhores eventos digitais/híbridos realizados no período em análise.
39. Evento Virtual/Híbrido Grande Público
Nesta categoria vamos distinguir os melhores eventos digitais/híbridos concebidos para o grande público.
40. Festivais
Os festivais realizados em Portugal já fazem parte dos roteiros internacionais. Apreciados pelo público e eleitos por várias marcas como um dos seus momentos altos de comunicação, nesta categoria será avaliada a ideia, concepção, inovação e organização dos festivais.
41. Culturais
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização dos diferentes tipos de eventos culturais.
marketing relacional
42. Marketing Directo
Nesta categoria vamos premiar as melhores acções de marketing directo. A ideia será o principal factor de avaliação, sendo importante, sempre que possível, os resultados.
43. Programa de Fidelização
Nesta categoria vamos distinguir os programas de fidelização mais criativos, independentemente do suporte utilizado.
planeamento de media
44. Melhor Planeamento/Uso de Televisão
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/acções de branded content que melhor partido tiraram do meio televisão para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
45. Melhor Planeamento/Uso de Rádio
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/acções de branded content que melhor partido tiraram do meio rádio para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
46. Melhor Planeamento/Uso de Imprensa
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/acções de branded content que melhor partido tiraram do meio imprensa para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
47. Melhor Planeamento/Uso de Outdoor
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio outdoor para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
48. Melhor Uso de Digital
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanha/acções de branded content que melhor partido tiraram do meio digital para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados
49. Melhor Uso de Social Media
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram das redes sociais para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
50. Melhor Uso de Cinema
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/acções que melhor partido tiraram do meio cinema para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
51. Acção Integrada
Nesta categoria pretendemos premiar a forma integrada, coerente e original do planeamento multimeios para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Será tido em conta o objectivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
sustentabilidade e responsabilidade social
52. Acção de Sustentabilidade / Responsabilidade Social
As acções de sustentabilidade / responsabilidade social têm assumido uma importância crescente nas empresas. Assim, nesta categoria pretendemos distinguir as acções mais criativas realizadas nestes âmbitos.
53. Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as melhores campanhas realizadas por/para instituições sem fins lucrativos ou que pretendam chamar a atenção para causas sociais.
54. Pro bono
Nesta categoria vamos distinguir acções/campanhas pro bono desenvolvidas por agências em prol de uma instituição ou causa.
suporte alternativo / inovação
55. Suporte Alternativo
Para além dos meios tradicionais, existem actualmente diversos suportes através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar não as campanhas mas os novos suportes através dos quais é possível comunicar.
56. Campanha em Suporte Alternativo / Inovação
Para além dos meios tradicionais, existem actualmente diversos suportes e tecnologias (QR Code, realidade aumentada...) através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar a criatividade das campanhas que recorrem a suportes não convencionais para comunicar.
Projecto Integrado
57. Projecto Integrado
Nesta categoria vamos premiar projectos integrados de comunicação, independentemente dos meios utilizados para impactar os diferentes públicos.
mercados internacionais
58. Mercados Internacionais
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/acções de comunicação criadas e produzidas em Portugal para mercados externos.
autopromoção agência
59. Autopromoção
Nesta categoria vamos premiar os filmes/acções de comunicação feitos para promoção da própria agência. Conceito criativo, realização e copy são os três principais aspectos a avaliar.
mercados lusófonos
60. Mercados lusófonos
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas / acções de comunicação criadas e produzidas em mercados de língua oficial portuguesa.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua actividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com excepção de Portugal).
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 60 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Activação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projecto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 60 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiada nesta 10ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 6 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Nos prémios Agência de Meios e Produtoras, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios e produtoras.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excepcionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em Setembro/Outubro.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Alexandra Navarro, business development director da OMD
- André Sousa Moreira, creative supervisor & art director na FunnyHow
- Carlos Pedro, head of brand & sponsorships da Galp
- Catarina Pestana, chief creative officer & founder da Bang Bang Agency
- Francisco Morgado Véstia, country manager Samy Alliance Portugal
- Francisco Serzedello, director GR8 Events
- João Ribeiro, sénior copy VMLY&R
- Jorge Trindade, creative partner da Big Fish
- Leandro Alvarez, chief creative officer da LOLA Normajean
- Lourenço Thomaz, sócio fundador de CCO da Partners
- Luiza Galindo, directora de marketing e comunicação das marcas do segmento de consumo da Altice Portugal
- Patrícia Cordeiro, directora de arte na Judas
- Pedro Varela, argumentista e realizador
- Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Media
- Susana Coerver, directora de marketing da Jerónimo Martins Meals
- Teresa Lameiras, directora de marketing e comunicação da Seat Portugal
- Tiago Canas Mendes, partner d’O Escritório
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.
Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em Setembro/Outubro onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos prémios de Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 16 de Julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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