O regresso da Criatividade aos grandes palcos

É nos momentos de grande desafio que fica (ainda mais) evidente o poder das grandes ideias. Os últimos dois anos vieram provar isso mesmo. O mercado publicitário português não foi alheio ao impacto da pandemia mas o tecido criativo nacional deu provas da sua elasticidade e inesgotável capacidade para encontrar caminhos e dar fôlego à comunicação das marcas. Contra todas as dificuldades e limitações, a indústria criativa portuguesa voltou a mostrar a sua força e elevou a fasquia.

O resultado foi um ano com inúmeros projetos de grande nível, que permitiram à criatividade nacional fazer caminho além-fronteiras e regressar aos grandes palcos internacionais. No maior de todos, Cannes Lions, Portugal acaba de alcançar o melhor ano de sempre, com o primeiro Grand Prix na História das participações portuguesas no festival, numa edição em que foram quatro os projetos merecedores de leão. Mas estes não foram os únicos trabalhos com garra no último ano. Com essa certeza, e num ano em que não faltam motivos para celebrar a criatividade nacional, é a todos eles que queremos dar palco na 11ª edição dos Prémios Criatividade M&P.

Nesta busca pelo melhor trabalho criativo produzido em Portugal, juntam-se a nós este ano Alexandra Dias (More Maria), Andreia Ribeiro (Uzina/CCP), Bruno Almeida (MediaCom), Diego Tórgo (FCB Lisboa), Gilberto Barros (Adagietto), Ivo Purvis (Partners), Joana Franco (Pernod Ricard Portugal), João Ribeiro (Stream and Tough Guy), José Bomtempo (Bar Ogilvy), Luís Lobato Almeida (Lidl Portugal), Marco Pacheco (BBDO), Maria Couceiro (Big Fish), Mariana Lorena (Fuse), Mónica Oliveira (Delta Q), Pedro Gândara (Starcom/Spark), Pedro Rodrigues (Desafio Global) e Paulo Pinto (Havas Worldwide Lisboa).

São estes os profissionais a quem cabe este ano a responsabilidade de selecionar os trabalhos que mais se destacam num total de 62 categorias, repartidas por 16 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Ativação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Ação Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Os vencedores serão conhecidos no próximo mês de outubro.

Até saberemos quais são os trabalhos merecedores de distinção nesta 11ª edição, convidamo-lo a recordar o que de melhor se produziu na criatividade nacional ao longo da última década. São 10 anos de Prémios Criatividade M&P, uma viagem em que pode embarcar aqui

Pedro Durães

Regulamento

Introdução

Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as ações de ativação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal). Nesta 11ª edição podem ser inscritos trabalhos/projetos tornados públicos entre os dias 1 de abril de 2021 e 31 de março de 2022.

São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.

A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 60 categorias.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 11ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.

No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.

Regras

  1. Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2021 e 31/03/2022.
  2. As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
  3. Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2021 e 31 de Março de 2022.
  4. O material e a documentação não serão devolvidos.
  5. Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
  6. A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
  7. Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
  8. Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
  9. Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.

Informações

Júri

O júri será composto por 17 profissionais com um percurso reconhecido na áreas áreas da publicidade, marketing e comunicação, sendo presidido pelo diretor do jornal Meios & Publicidade. O presidente de júri não terá direito de voto exceto em caso de empate.

  • Alexandra Dias, fundadora e produtora executiva da More Maria
  • Andreia Ribeiro, diretora criativa na Uzina
  • Bruno Almeida, diretor-geral da MediaCom
  • Diego Tórgo, creative supervisor na FCB Lisboa
  • Gilberto Barros, diretor criativo executivo da Adagietto
  • Ivo Purvis, executive creative director da Partners
  • Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal
  • João Ribeiro, fundador e managing partner da Stream and Tough Guy
  • José Bomtempo, partner e chief creative officer da Bar Ogilvy
  • Luís Lobato Almeida, head of brand do Lidl Portugal
  • Marco Pacheco, diretor criativo na BBDO
  • Maria Couceiro, managing partner da Big Fish
  • Mariana Lorena, diretora da Fuse
  • Mónica Oliveira, diretora de marketing e comunicação da Delta Q
  • Pedro Gândara, diretor executivo na Publicis Portugal para as marcas de media Starcom e Spark
  • Pedro Rodrigues, diretor-geral da Desafio Global e da Go Live Digital Events
  • Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas Worldwide Lisboa

A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.

Votação

Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. O presidente do júri, por inerência o diretor do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.

As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.

Inscrição

Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque ([email protected]), que a validará.

De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque ([email protected])

Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:

  • Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
  • Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
  • Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
  • Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
  • Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
  • Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso, sendo estes especialmente relevantes nas categorias de eventos.

Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P.

Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.

DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 22 de julho às 18h.

Preço

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 15 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 15 de Julho. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 22 de julho, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.

Pagamento

O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária:

Transferência bancária

  • Workmedia – Comunicação SA
  • Banco: Caixa Geral Depósitos
  • Número de conta: 675045878430
  • SWIFT: CGDIPTPL
  • IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
  • com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FATURAÇÃO DO CLIENTE.

O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email [email protected].

Vencedores

Divulgação dos vencedores

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.

NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.

Júri

Televisão / Cinema

01. Ação Especial / Brand Entertainment

Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.

02. Filme

Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.

03. Campanha

Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.

04. Craft / Realização

Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.

Q&A - Perguntas Frequentes

A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?

São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal).

Quantas categorias estão a concurso?

Existem este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.

A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 62 categorias.

Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 11ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.

Nos prémios Agência de Meios e Produtoras, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios e produtoras.

No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?

Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.

Poderão existir categorias sem vencedor?

Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.

Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?

Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.

Quando é que os premiados serão conhecidos?

Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em outubro.

Quem são os elementos do júri?

O júri é constituído por:

  • Alexandra Dias, fundadora e produtora executiva da More Maria
  • Andreia Ribeiro, diretora criativa na Uzina
  • Bruno Almeida, diretor-geral da MediaCom
  • Diego Tórgo, creative supervisor na FCB Lisboa
  • Gilberto Barros, diretor criativo executivo da Adagietto
  • Ivo Purvis, executive creative director da Partners
  • Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal
  • João Ribeiro, fundador e managing partner da Stream and Tough Guy
  • José Bomtempo, partner e chief creative officer da Bar Ogilvy
  • Luís Lobato Almeida, head of brand do Lidl Portugal
  • Marco Pacheco, diretor criativo na BBDO
  • Maria Couceiro, managing partner da Big Fish
  • Mariana Lorena, diretora da Fuse
  • Mónica Oliveira, diretora de marketing e comunicação da Delta Q
  • Pedro Gândara, diretor executivo na Publicis Portugal para as marcas de media Starcom e Spark
  • Pedro Rodrigues, diretor-geral da Desafio Global e da Go Live Digital Events
  • Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas Worldwide Lisboa

É possível inscrever trabalhos fantasma?

Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.

Qual o prémio para os vencedores?

O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em outubro onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos Prémios Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.

Inscreva-se agora!

O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).

Após 15 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.

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