O regresso da Criatividade aos grandes palcos
É nos momentos de grande desafio que fica (ainda mais) evidente o poder das grandes ideias. Os últimos dois anos vieram provar isso mesmo. O mercado publicitário português não foi alheio ao impacto da pandemia mas o tecido criativo nacional deu provas da sua elasticidade e inesgotável capacidade para encontrar caminhos e dar fôlego à comunicação das marcas. Contra todas as dificuldades e limitações, a indústria criativa portuguesa voltou a mostrar a sua força e elevou a fasquia.
O resultado foi um ano com inúmeros projetos de grande nível, que permitiram à criatividade nacional fazer caminho além-fronteiras e regressar aos grandes palcos internacionais. No maior de todos, Cannes Lions, Portugal acaba de alcançar o melhor ano de sempre, com o primeiro Grand Prix na História das participações portuguesas no festival, numa edição em que foram quatro os projetos merecedores de leão. Mas estes não foram os únicos trabalhos com garra no último ano. Com essa certeza, e num ano em que não faltam motivos para celebrar a criatividade nacional, é a todos eles que queremos dar palco na 11ª edição dos Prémios Criatividade M&P.
Nesta busca pelo melhor trabalho criativo produzido em Portugal, juntam-se a nós este ano Alexandra Dias (More Maria), Andreia Ribeiro (Uzina/CCP), Bruno Almeida (MediaCom), Diego Tórgo (FCB Lisboa), Gilberto Barros (Adagietto), Ivo Purvis (Partners), Joana Franco (Pernod Ricard Portugal), João Ribeiro (Stream and Tough Guy), José Bomtempo (Bar Ogilvy), Luís Lobato Almeida (Lidl Portugal), Marco Pacheco (BBDO), Maria Couceiro (Big Fish), Mariana Lorena (Fuse), Mónica Oliveira (Delta Q), Pedro Gândara (Starcom/Spark), Pedro Rodrigues (Desafio Global) e Paulo Pinto (Havas Worldwide Lisboa).
São estes os profissionais a quem cabe este ano a responsabilidade de selecionar os trabalhos que mais se destacam num total de 62 categorias, repartidas por 16 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Ativação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Ação Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Os vencedores serão conhecidos no próximo mês de outubro.
Até saberemos quais são os trabalhos merecedores de distinção nesta 11ª edição, convidamo-lo a recordar o que de melhor se produziu na criatividade nacional ao longo da última década. São 10 anos de Prémios Criatividade M&P, uma viagem em que pode embarcar aqui

Pedro Durães
Regulamento
Introdução
Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as ações de ativação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal). Nesta 11ª edição podem ser inscritos trabalhos/projetos tornados públicos entre os dias 1 de abril de 2021 e 31 de março de 2022.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 60 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 11ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.
Regras
- Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2021 e 31/03/2022.
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2021 e 31 de Março de 2022.
- O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por 17 profissionais com um percurso reconhecido na áreas áreas da publicidade, marketing e comunicação, sendo presidido pelo diretor do jornal Meios & Publicidade. O presidente de júri não terá direito de voto exceto em caso de empate.
- Alexandra Dias, fundadora e produtora executiva da More Maria
- Andreia Ribeiro, diretora criativa na Uzina
- Bruno Almeida, diretor-geral da MediaCom
- Diego Tórgo, creative supervisor na FCB Lisboa
- Gilberto Barros, diretor criativo executivo da Adagietto
- Ivo Purvis, executive creative director da Partners
- Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal
- João Ribeiro, fundador e managing partner da Stream and Tough Guy
- José Bomtempo, partner e chief creative officer da Bar Ogilvy
- Luís Lobato Almeida, head of brand do Lidl Portugal
- Marco Pacheco, diretor criativo na BBDO
- Maria Couceiro, managing partner da Big Fish
- Mariana Lorena, diretora da Fuse
- Mónica Oliveira, diretora de marketing e comunicação da Delta Q
- Pedro Gândara, diretor executivo na Publicis Portugal para as marcas de media Starcom e Spark
- Pedro Rodrigues, diretor-geral da Desafio Global e da Go Live Digital Events
- Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas Worldwide Lisboa
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. O presidente do júri, por inerência o diretor do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso, sendo estes especialmente relevantes nas categorias de eventos.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 22 de julho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 15 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 15 de Julho. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 22 de julho, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária:
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FATURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os principais responsáveis e intervenientes do mercado da comunicação.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Alexandra Dias
Nasceu no Porto em 1971. Licenciada em Sociologia, iniciou a sua carreira na área da produção de ficção para televisão em 1992, passando a centrar a sua atividade no mercado publicitário em 1994, tendo integrado a equipa de várias produtoras. Fundou a More Maria, em 2020, onde é produtora executiva.
Andreia Ribeiro
Andreia Ribeiro é diretora criativa na Uzina depois de ter passado por agências como a DDB, Brandia Central, Havas, BBDO e Fuel. Faz parte da direção do Clube de Criativos de Portugal e já foi jurada em vários festivais de criatividade pelo mundo, como o One Show, o ADCE, o New York Festivals, os Golden Awards e os Latvian Art Directors Club Festival.
Bruno Almeida
Conto com mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, media, consumer & insights e vendas, sempre ligado ao universo das marcas e do consumidor. A minha carreira iniciou-se na Unilever, onde assumi durante grande parte da minha carreira profissional funções ao nível local e regional. Liderei depois a Upfield em Portugal e, mais recentemente, optei por uma mudança de área, tendo ingressado no GroupM assumindo a responsabilidade de diretor-geral da agência de meios MediaCom. A minha formação é em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
Diego Tórgo
O Diego é full-time marido da Carolina e pai do Marcelo. No restante do tempo é creative supervisor na FCB Lisboa. Tem mais de 18 anos de experiência na área criativa, sempre a atuar no mercado brasileiro e português em diversas funções, como creative director, head of art e senior art director. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais de criatividade, destacando-se o primeiro e único Grand Prix de Portugal em Cannes.
Gilberto Barros
O Giba já foi criativo em São Paulo, na DM9, na FCB e na Ogilvy. Después fue creativo en Leo Burnett y Lola en España. Logo foi diretor criativo na Lola de Lisboa. Después, fue chef en BRUT, su restaurante en Mallorca. Voltou a Lisboa ao O Escritório e, finalmente, chegou à Adagietto, onde está à frente a criatividade do time mais diverso que já encontrou pela frente.
Ivo Purvis
É um apaixonado pelo acto de criação seja no seu lado mais autoral ou no campo da publicidade onde ocupa o cargo de diretor criativo executivo da agência de publicidade Partners. Passou pela BBDO, TBWA e Leo Burnett onde recebeu a influência das mais variadas doutrinas e filosofias do processo criativo. Na sua génese está o design de formação mas a emoção da publicidade falou mais alto e encontrou na direção de arte uma paixão que já o levou a ser premiado nos mais importantes festivais do meio, como o Eurobest, Cannes lions, D&AD, Epica, ADCE, CCP, entre outros. Foi também durante cinco anos o vice-presidente do Clube de Criativos de Portugal e representante português do board do Art Directors Clube of Europe. Posição essa que o levou nos últimos anos a ser figura frequente como jurado nos melhores festivais de criatividade do mundo.
Joana Franco
Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, iniciou a sua carreira na Compal, onde trabalhou durante cinco anos Vegetais Compal e a marca Frize, participando no lançamento de Frize Limão. Posteriormente transitou para a Pernod Ricard, assumindo a responsabilidade de gestão da marca Ballantine’s. Em 2011, já como group brand manager, assume a liderança das marcas Jameson, Absolut Vodka, Beefeater e Havana Club. Em 2017 fica responsável por todo o portfólio Luxury & Prestige e, em 2019, assume a direção de marketing da Pernod Ricard Portugal. Adicionado à gestão de todo o portfólio da empresa, passam também a ser da sua responsabilidade a área digital e a área de eventos.
João Ribeiro
Co-fundador da Stream and Tough Guy, possui ampla experiência em estratégia e desenvolvimento de negócio. Fez parte do primeiro Programa de Estágios da BBDO, em 2003, sendo convidado a integrar o departamento de planeamento estratégico, onde ficou até 2007. Entrou na Fuel, em 2008, como head of strategy, passando a diretor de desenvolvimento em 2013. Foi distinguido como o melhor responsável de new business da network Havas Creative a nível global em 2014. Em 2018, é nomeado CEO. Quando chegou à Fuel, a agência tinha apenas um Prémio Eficácia e estava na 16.ª posição do ranking Mediamonitor. Quando saiu, a agência contava com mais de 70 prémios, entre os quais cinco de agência mais eficaz, dois grandes prémios e liderava o ranking. Foi o responsável pela ideia Vamos pôr o Sequeira no lugar certo para o Museu Nacional de Arte Antiga, uma das campanhas mais premiadas em Portugal. Foi eleito Melhor Diretor de Estratégia em 2020 e 2021, de acordo com o ranking do Clube de Criativos de Portugal. Esteve envolvido em 87 campanhas distinguidas nos Prémios Eficácia, onde se destacam três grandes prémios. Conta ainda com dois grandes prémios no Clube de Criativos de Portugal e três grandes prémios do Meios & Publicidade. Foi também premiado em Cannes, D&AD, The One Show, ADCE, New York Festivals, LIA, El Ojo, FIAP El Sol, Eurobest e Epica. Foi jurado nos Prémios Eficácia em 2013 e no Festival do Clube de Criativos em 2006 (Publicidade), 2015 (Relações Públicas) e 2020 (Experiências de Marca). Tem um MBA da Católica e da Nova em colaboração com o MIT e tem três labradores pretos.
José Bomtempo
José Bomtempo só entrou verdadeiramente no mundo das agências em 1998, no dia em que venceu os Young Lions na EPG-TBWA. Na verdade, tudo começou bem antes, no ano de 1989 na Leo Burnett. Depois vieram a COX e a FCB no inicio dos anos 90. Veio também a descoberta do Brasil e o regresso a Portugal em 98. Daqui iniciou um longo percurso com a BBDO em 2000, tornando-se pela primeira vez diretor criativo. Em 2003 é desafiado a trazer a McCann de volta à criatividade, até que em 2009, com o mundo às voltas, decidiu ir dar uma volta e arriscar o tudo por tudo, para fundar a sua agência. É com Miguel Ralha e Diogo Anahory, que fazem nascer a BAR Lisboa, um projeto inesquecível que o levou até às funções que exerce hoje como CCO and Partner na Bar Ogilvy.
Luís Lobato Almeida
Responsável de marketing e publicidade do Lidl Portugal com 10 anos de background de agência. Formado em comunicação empresarial, iniciou a sua carreira na Ogilvy, seguindo-se a BBDO, onde dirigiu contas como a da Mercedes-Benz e da ZON durante sete anos. Em 2014, depois de ser freelancer, muda-se para o "lado do cliente", para a Fundação EDP, e em 2016 chega ao Lidl Portugal. Pai de dois filhos, para além de alfaces e clientes estrela, gosta de músicas novas, cinema e de andar a pé.
Marco Pacheco
Marco Pacheco nasceu nos Açores e foi, com assinalável insucesso, jogador de futebol nos escalões secundários. Por via desse desgosto e do gosto pela escrita e pelas ideias, tornou-se criativo. Tem-lhe corrido melhor do que o futebol. Começou na McCann, esteve na Interact, na Grey e na Ativism e está agora na BBDO, onde é diretor criativo. Trabalhou marcas como o Pingo Doce, Jumbo, McDonald´s, Gallo, BES, Optimus, TMN, Zon, Novobanco, Galp, Super Bock, Água das Pedras, CUF e algumas mais. Do futebol conserva apenas o hábito de falar de si na terceira pessoa.
Maria Couceiro
Sou da “colheita” de 76, de terroir ribatejano, com estágio em família numerosa e barulhenta. Acabei o liceu sem saber o que queria fazer e fui parar à Escola Superior de Comunicação Social, onde achei que a comunicação não era de todo para mim, porém... por um “daqueles acasos”, fui parar ao design como gestora de projetos e por lá fiz caminho ao sabor das pessoas e das ideias (37 Design, DNA Redcell, Y&R, Ativism), até que cheguei à Action 4 e descobri o mundo da ativação de marca. Em 2016 fundei, com os melhores sócios do mundo, a BigFish, onde criamos narrativas relacionais e tudo mais que não se encaixe numa categoria tradicional da comunicação para algumas das maiores marcas nacionais e internacionais, e ainda nos divertimos muitíssimo.
Mariana Lorena
Olá a todos que estão a ler esta bio! Sou a Mariana Lorena, diretora da Fuse, agência de conteúdos e ativação de marca do Omnicom Media Group Portugal. Em pequena queria ser realizador(a?) de cinema e até hoje, para mim, o melhor programa continua a ser ver um bom filme ou uma boa série na companhia dos meus quatro mais que tudo. Cheguei a fazer um curso de verão em Londres no London Film Academy mas acabei por optar pela Licenciatura de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica, em Lisboa. Após o curso fiz um estágio na MTV em Nova Iorque, seguido de um estágio profissional na redação da TVI. Foi uma experiência fascinante, onde conheci a adrenalina de um count-down para entrar em direto na televisão. Integrei o Omicom Media Group Portugal em 2006, onde passei por várias equipas e funções. Em 2010 integrei a Fuse como project manager e, desde 2017, como diretora. Agora que olho para trás, vejo que, na realidade, estou próxima do meu sonho de criança. Não realizo filmes mas produzo conteúdos e experiências, das marcas para os consumidores. O que mais gosto na minha profissão é sem dúvida o contacto diário com boas ideias, bons profissionais, bons colegas, o trabalho em equipa que nos permite, muitas vezes em tempo record e com budgets apertados, tornar o impossível, possível.
Mónica Oliveira
As marcas são feitas de pessoas e para pessoas. É partindo deste insight que todos os dias procuro tangibilizar o meu propósito enquanto marketeer. A minha experiência profissional é muito rica, de cerca de 25 anos, maioritariamente na área de FMCG, onde estive ligada à área comercial e de tarde marketing. Mais tarde, assumi funções de project leader na Killine Eyewear Group. Em 2010 integrei o Grupo Nabeiro, onde assumi funções de gestão de produto e mais tarde a direção de marketing da Adega Mayor. Desde 2017 lidero a direção de marketing e comunicação da Delta Q.
Pedro Gândara
Com uma carreira de 25 anos sempre ligado ao marketing e à comunicação passou por marcas como a Sony e a Samsung, tendo liderado as áreas de comunicação e marketing corporativo. Desde 2014 empresta a sua experiência à Publicis Portugal, primeiro como diretor de serviço a clientes, antes de assumir a sua função atual. Foi professor na Universidade Europeia (2013-2014). É licenciado em Organização e Gestão de empresas pelo ISCTE e pós-graduado em Relationship Management pelo INDEG.
Pedro Rodrigues
Formado em Marketing & Publicidade pelo IADE – Escola Superior de Design, Marketing e Publicidade, iniciou o seu percurso profissional a organizar eventos para o Estado português. Possui uma Pós-Graduação em Gestão e Direção de Segurança pela Universidade Autónoma com habilitações em áreas como: Segurança da Informação e CiberSegurança; Segurança Física e Eletrónica; As infraestruturas Críticas (Proteção e Aumento da Resiliência); Seguranças das pessoas. É atualmente diretor geral da Desafio Global – Eventos & Ativação, a mais premiada agência de eventos nacionais com um total de 137 prémios conquistados a nível nacional e europeu, nomeadamente o prémio The Best Event Company no âmbito dos Best Event Awards, os “óscares” dos eventos a nível mundial, onde é uma das cinco agências mais premiadas de sempre. É ainda diretor geral da Go Live Digital Events, uma plataforma de produção, e transmissão, de eventos digitais e híbridos. É professor da Coimbra Business School na Pós-Graduação em Eventos, Protocolo e Comunicação Estratégica, e professor convidado no IADE, Universidade Europeia e outras instituições de ensino. É membro do Conselho da ONG sem fins lucrativos – Operação Nariz Vermelho.
Paulo Pinto
Paulo Pinto entrou no mundo da publicidade em 1999, na então Amiratus Puris Lintas, hoje Lowe. Desde essa data já trabalhou na Leo Burnett, TBWA, BBDO, Partners e na EuroRSCG. Em 2010 fundou a agência Moon. Em 2016 as voltas da vida trazem-no de volta à EuroRSCG, agora Havas Worldwide, onde ocupa actualmente o cargo de CCO. Faz parte do Havas Creative Council Europe desde 2018. No seu percurso profissional ganhou duas vezes o prémio de jovem criativo e, entre outros prémios internacionais, como o D&D, Épica, Eurobest, El Ojo, ganhou também cinco leões em Cannes.
Televisão / Cinema
01. Ação Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
02. Filme
Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
03. Campanha
Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.
04. Craft / Realização
Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Rádio
05. Ação Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações que, extravasando o âmbito do spot convencional , utilizam de forma criativa este meio ou articulem o on air com ações fora da antena. Avaliaremos igualmente as ações/formatos que melhor articulam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
06. Spot
Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.
07. Campanha
Mais do que spots isolados, avaliaremos nesta categoria a coerência, criatividade e execução das várias peças que compõem a mesma campanha de rádio.
08. Craft
Mais do que a ideia subjacente o spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Imprensa
09. Anúncio
A ideia criativa e a execução são os dois principais parâmetros em avaliação nesta categoria, onde a concurso está a publicidade nos formatos tradicionais de imprensa.
10. Ação Especial
Para além da página de publicidade, temos vindo a assistir a uma maior diversidade de formatos publicitários em imprensa. Pretendemos assim avaliar a criatividade das mensagens comerciais que, utilizando o suporte papel como veiculo, recorrem a formatos fora do convencional ou à tecnologia para tornar a mensagem mais impactante
11. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa a imprensa e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento e/ou informação.
12. Campanha
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de anúncios e/ou ações especiais que compõem uma mesma campanha veiculada no meio imprensa.
13. Craft
Mais do que a ideia subjacente anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Outdoor
14. Anúncio
Nesta categoria será avaliada o melhor anúncio convencional presente num suporte de publicidade exterior (mupi, outdoor,…).
15. Campanha
Mais do que um anúncio isolado, nesta categoria avaliaremos o conjunto de peças que integram a mesma campanha, tendo em conta a coerência e criatividade do todo.
16. Formato Especial / Digital
Os formatos especiais, as ideias arrojadas, a tecnologia e a interatividade são características que têm vindo a ser reforçadas na publicidade exterior (indoor/outdoor). Nesta categorias pretendemos premiar as ações e soluções mais criativas levadas a cabo nestes espaços/suportes.
17. Craft
Mais do que a ideia subjacente no anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Digital
18. App
Esta categoria pretende premiar a melhor aplicação para tablets e smartphones de empresas e marcas.
19. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa o digital e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
20. Filme
Nesta categoria vamos premiar os filmes concebidos propositadamente para o digital. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
21. Campanha
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas desenvolvidas em ambiente digital. Em análise estará, não só o conceito, mas igualmente a relação e coerência alcançada entre todas as peças da campanha.
22. Site e Micro-site
Esta categoria destina-se a premiar o melhor site ou micro-site de empresas e marcas. Layout e navegação serão alguns dos parâmetros a ter em conta.
23. Redes Sociais
As redes sociais são, cada vez mais, um complemento à publicidade dita tradicional das marcas e empresas. Nesta categoria pretendemos premiar a melhor e mais criativa utilização das redes sociais como suporte de comunicação para as marcas.
24. Influenciadores
Nesta categoria vamos premiar as ações com influenciadores, veiculadas em ambiente digital.
25. Jogos
Os jogos são cada vez mais utilizados pelas marcas para estabelecer contacto com os consumidores. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução em jogos digitais.
26. NFT
O último ano ficou marcado, na área digital, pela explosão dos non-fungible tokens, ou tokens não-fungíveis, tecnologia que permite adquirir e validar a propriedade de arquivos digitais. O mundo da comunicação das marcas não ficou alheio a esta tendência e são cada vez mais os projetos que procuram aliar criatividade e tecnologia através da criação de NFTs.
27. Metaverso
O potencial do metaverso para chegar aos consumidores de forma inovadora tem sido seguido de perto pelas marcas, que começam a apostar na criação de ações/campanhas que procuram impactar o seu público-alvo em ambientes virtuais. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução das ações levadas a cabo no metaverso.
28. Craft
Nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística de um site, micro-site, filme ou campanha digital, a sua eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.
Ativação
29. Guerrilha / Ação Especial
O inesperado e surpreendente são duas das características nas ações de marketing de guerrilha que serão tidas em conta nesta categoria, onde avaliaremos também a criatividade e possível impacto das ações a concurso.
30. Ponto de Venda
Nesta categoria pretendemos apreciar o modo como as marcas/agências utilizam a sua presença no ponto de venda para comunicar e/ou interagir com o consumidor.
31. Eventos / Patrocínios
O modo como, presente num evento, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
32. Eventos Digitais /Patrocínios
O modo como, presente num evento digital, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
33. Lojas Pop Up
O fenómeno das lojas pop up ganhou dimensão nos últimos anos. Caracterizadas pela sua duração limitada, estes espaços apostam fortemente na criatividade, sendo esta que vamos avaliar nesta categoria.
Relações Públicas
34. Comunicação Institucional
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação institucional. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
35. Comunicação de Produto e Serviço
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação de produtos e serviços. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
36. Comunicação Interna
A comunicação interna é cada vez mais importante nas organizações. Nesta categoria vamos premiar as melhores ações/peças produzidas destinadas aos públicos internos.
37. Publicação / Canal Institucional
A comunicação com os colaboradores/clientes e/ou fornecedores é uma prioridade para muitas empresas. Nesta categoria vamos galardoar os meios produzidos pelas empresas para comunicar com os diferentes públicos, como publicações institucionais ou canais de televisão e webtvs.
Eventos
38. Empresariais
Nesta categoria será avaliada a concepção, organização e execução de eventos destinados tanto a públicos internos como a clientes ou profissionais de um determinados setor.
39. Grande Público
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização de todo o tipo de eventos destinados ao público em geral.
40. Evento Virtual/Híbrido Corporativo
Nesta categoria vamos premiar os melhores eventos digitais/híbridos realizados no período em análise.
41. Evento Virtual/Híbrido Grande Público
Nesta categoria vamos distinguir os melhores eventos digitais/híbridos concebidos para o grande público.
42. Festivais
Os festivais realizados em Portugal já fazem parte dos roteiros internacionais. Apreciados pelo público e eleitos por várias marcas como um dos seus momentos altos de comunicação, nesta categoria será avaliada a ideia, concepção, inovação e organização dos festivais.
43. Culturais
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização dos diferentes tipos de eventos culturais.
Marketing Relacional
44. Marketing Direto
Nesta categoria vamos premiar as melhores ações de marketing direto. A ideia será o principal fator de avaliação, sendo importantes, sempre que possível, os resultados.
45. Programa de Fidelização
Nesta categoria vamos distinguir os programas de fidelização mais criativos, independentemente do suporte utilizado.
Planeamento de Media
46. Melhor Planeamento/Uso de Televisão
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio televisão para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
47. Melhor Planeamento/Uso de Rádio
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio rádio para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
48. Melhor Planeamento/Uso de Imprensa
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio imprensa para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
49. Melhor Planeamento/Uso de Outdoor
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio outdoor para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
50. Melhor Uso de Digital
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanha/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio digital para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
51. Melhor Uso de Social Media
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram das redes sociais para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
52. Melhor Uso de Cinema
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações que melhor partido tiraram do meio cinema para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
53. Ação Integrada
Nesta categoria pretendemos premiar a forma integrada, coerente e original do planeamento multimeios para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
54. Ação de Sustentabilidade / Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade / responsabilidade social têm assumido uma importância crescente nas empresas. Assim, nesta categoria pretendemos distinguir as ações mais criativas realizadas nestes âmbitos.
55. Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as melhores campanhas realizadas por/para instituições sem fins lucrativos ou que pretendam chamar a atenção para causas sociais.
56. Pro bono
Nesta categoria vamos distinguir ações/campanhas pro bono desenvolvidas por agências em prol de uma instituição ou causa.
Suporte Alternativo / Inovação
57. Suporte Alternativo
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar não as campanhas mas os novos suportes através dos quais é possível comunicar.
58. Campanha em Suporte Alternativo / Inovação
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes e tecnologias (QR Code, realidade aumentada...) através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar a criatividade das campanhas que recorrem a suportes não convencionais para comunicar.
Projeto Integrado
59. Projeto Integrado
Nesta categoria vamos premiar projetos integrados de comunicação, independentemente dos meios utilizados para impactar os diferentes públicos.
Mercados Internacionais
60. Mercados Internacionais
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em Portugal para mercados externos.
Autopromoção Agência
61. Autopromoção
Nesta categoria vamos premiar os filmes/ações de comunicação feitos para promoção da própria agência. Conceito criativo, realização e copy são os três principais aspetos a avaliar.
Mercados Lusófonos
62. Mercados Lusófonos
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em mercados de língua oficial portuguesa.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal).
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 62 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 11ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Pela primeira vez será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Nos prémios Agência de Meios e Produtoras, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios e produtoras.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em outubro.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Alexandra Dias, fundadora e produtora executiva da More Maria
- Andreia Ribeiro, diretora criativa na Uzina
- Bruno Almeida, diretor-geral da MediaCom
- Diego Tórgo, creative supervisor na FCB Lisboa
- Gilberto Barros, diretor criativo executivo da Adagietto
- Ivo Purvis, executive creative director da Partners
- Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal
- João Ribeiro, fundador e managing partner da Stream and Tough Guy
- José Bomtempo, partner e chief creative officer da Bar Ogilvy
- Luís Lobato Almeida, head of brand do Lidl Portugal
- Marco Pacheco, diretor criativo na BBDO
- Maria Couceiro, managing partner da Big Fish
- Mariana Lorena, diretora da Fuse
- Mónica Oliveira, diretora de marketing e comunicação da Delta Q
- Pedro Gândara, diretor executivo na Publicis Portugal para as marcas de media Starcom e Spark
- Pedro Rodrigues, diretor-geral da Desafio Global e da Go Live Digital Events
- Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas Worldwide Lisboa
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.
Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em outubro onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos Prémios Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 30% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 105€ (mais IVA).
Após 15 de julho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 105€ para 126€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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