Criatividade com C maiúsculo
O último ano deixou claro que a Criatividade portuguesa é do C.
C de Coragem. C de Catalisadora. C de Causas. C de Combativa. C de Caraças para as Crises, para o Covid, para os budgets Curtos e para medos Castradores.
Foi um ano de Criatividade com C maiúsculo. Uma das melhores Colheitas dos últimos anos, Carimbada com inúmeros prémios em festivais dentro e fora de portas. Motivos mais do que suficientes para chegarmos até aqui plenos de Confiança, com toda a Certeza de que este está a ser mais um ano onde não faltarão projetos capazes de nos encher de orgulho e vontade de Celebrar a Criatividade nacional.
São esses os trabalhos que procuramos nesta 12ª edição dos Prémios Criatividade M&P. De que estão à espera?
Venham daí todos os Convencidos, juntem-se a nós todos os que estão cheios de Cagança no bom trabalho que produziram. A festa é vossa, este é o palco onde podem gritar: Até os Comemos!
E para encontrar os melhores projetos da Criatividade portuguesa, claro que precisamos de um Júri com J maiúsculo. Não podíamos estar em melhores mãos já que este ano a escolha dos vencedores estará a cargo de Ana Roma Torres (Havas Play), César Sousa (FunnyHow), Edson Athayde (FCB Lisboa), Gil Correia (Dentsu Creative Portugal), Hugo Nóbrega (H2N), João Marques (78 Filmes), João Pacheco (DJ), Lucas Yu (Publicis Groupe), Luiza Galindo (Meo), Miguel Durão (Stream and Tough Guy), Patrícia Coelho (Control), Rita Salvado (BBDO), Rui Freire (Initiative), Sara Soares (Wunderman Thompson), Simão Pires (Worten), Susana Albuquerque (Uzina/CCP) e Teresa Oliveira (Mindshare).
São estes os profissionais a quem cabe este ano a responsabilidade de encontrar os trabalhos merecedores de distinção num total de 62 categorias, repartidas por 16 grandes áreas (Televisão/Cinema, Rádio, Impresa, Outdoor, Digital, Ativação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Ação Integrada, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). Os vencedores serão conhecidos em outubro.
Enquanto esperamos pela revelação dos trabalhos merecedores de distinção nesta 12ª edição, nada melhor do que recordar os vencedores das últimas edições dos Prémios Criatividade M&P. Um percurso de 11 anos por alguns dos melhores projetos criativos produzidos em Portugal e que pode relembrar aqui
Pedro Durães
Regulamento
Introdução
Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as ações de ativação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal). Nesta 12ª edição podem ser inscritos trabalhos/projetos tornados públicos entre os dias 1 de abril de 2022 e 31 de março de 2023.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos) podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 62 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 12ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios.
Regras
- Os prémios de Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos/veiculados entre 01/04/2022 e 31/03/2023.
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos veiculados entre os dias 01 de Abril de 2022 e 31 de Março de 2023.
- As inscrições e todos os dados nelas apresentados são da exclusiva responsabilidade das empresas que concorrem, não se responsabilizando o Meios&Publicidade pelos mesmos. O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se os materiais não forem enviados dentro do prazo previsto consideramos tratar-se de uma desistência, não havendo lugar à devolução do valor da inscrição.
- Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por 17 profissionais com um percurso reconhecido na áreas áreas da publicidade, marketing e comunicação, sendo presidido pelo diretor do jornal Meios & Publicidade. O presidente de júri não terá direito de voto exceto em caso de empate.
- Ana Roma Torres, managing and creative partner da Havas Play
- César Sousa, chief creative officer da FunnyHow
- Gil Correia, creative director & head of digital na Dentsu Creative Portugal
- Hugo Nóbrega, fundador da H2N Culture Connectors
- João Marques, realizador e sócio da 78 Filmes
- João Pacheco, cofundador e diretor criativo da DJ
- Lucas Yu, Group Creative Director, Publicis Groupe
- Luiza Galindo, diretora de marketing de comunicação da Altice Portugal
- Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy
- Patrícia Coelho, marketing director da Control & Pic Solution e international business development manager da Control Toys
- Rafael Nântua - supervisor criativo FCB Lisboa
- Rita Salvado, diretora criativa na BBDO
- Rui Freire, managing director da Initiative e chief growth officer do grupo Mediabrands
- Sara Soares, diretora criativa da Wunderman Thompson
- Simão Pires, digital marketing hub director da Worten
- Susana Albuquerque, partner e executive creative director da Uzina/presidente do CCP
- Teresa Oliveira, managing director da Mindshare
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. O presidente do júri, por inerência o diretor do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas não podem votar nos trabalhos/das suas agências/empresas, nem para shortlist nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. As imagens terão que ser a 300 dpi e a sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Rádio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP3;
- Nas categorias de Televisão / Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV. Em simultâneo deve ser enviado o URL das peças, previamente inseridas num site de partilha de vídeos (YouTube, Vimeo).
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso, sendo estes especialmente relevantes nas categorias de eventos.
Os PDF, os ficheiros áudio e o URL dos vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicadas pelo M&P.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 30 de junho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 20% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 120€ (mais IVA).
Após 9 de junho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 120€ para 144€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos. O prazo regular de inscrições é então até 9 de junho. Existirá uma semana de alargamento de prazo, até 16 de junho, mas nesse período existe um acréscimo de 20% no valor de cada inscrição.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária:
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FATURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Ana Roma Torres
Licenciada em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto, cedo descobriu a paixão pela escrita e foi durante Erasmus no Cumbria Institute of the Arts, no Reino Unido, que escolheu o cinema, tendo trabalhado com nomes como Manoel de Oliveira. Do cinema passou para a televisão e para o mundo do entretenimento em várias produtoras – Mandala, Madragoa Filmes - tendo depois integrado o grupo Havas em 2006, onde a criatividade começou a ser adaptada às marcas e às suas estratégias, com foco no brand content. Desde 2013 é managing and creative partner da Havas Play (inicialmente denominada Havas Sports & Entertainment), agência focada em brand content, engagement e storytelling e onde, além de gerir a equipa, tem toda a responsabilidade estratégica e criativa. Trabalha transversalmente as marcas do grupo Havas, com vasta experiência em diferentes setores e com vários prémios em conjunto com o grupo, desde Eficácia até leões em Cannes. Nunca largou a escrita e colabora regularmente com vários meios. É actualmente também membro do board da Content Marketing Association em Portugal e professora convidada na Porto Business School na pós graduação Digital Business.
César Sousa
César Sousa é chief creative officer da FunnyHow, onde entrou como diretor criativo em 2014. Traz na bagagem o desenvolvimento de conceitos criativos, estratégia e campanhas multimeios, desde above the line, digital, ativação ou relações públicas para marcas como Betclic, Bandida do Pomar, Sagres, Lipton, Banco Montepio, Desperados e Ubbo, entre muitas outras em Portugal, às quais se juntaram mais recentemente a Fresh Del Monte e a Mann's, nos EUA, e a cerveja Tigra, em Angola.
Gil Correia
Mais do que um publicitário, é apaixonado pela vida. Sobre pessoas. Sobre a criatividade que cada pessoa tem e como podemos maximizá-la. E é esta paixão que tenta levar a todos os projetos em que se envolve, seja desenhando marcas, campanhas ou projetos online para clientes como Turismo de Portugal, Altice, EDP, Moche, Festival Neopop, Jardim Sonoro entre muitos outros. Trabalhando em comunicação desde 1998, teve a sorte de criar de alguns dos primeiros projetos digitais em Portugal juntamente com algumas das melhores agências do país. Atualmente é diretor criativo e head of digital na Dentsu Creative Portugal (ex-Partners), ajudando o melhor que pode a continuar a ser a agência mais premiada em Portugal.
Hugo Nóbrega
Fundou a H2N Culture Connectors no virar do milénio, agência que nos últimos 20 anos se destacou por projetos pioneiros na estratégia de integração da cultura em ambiente corporativo e de marcas. Heineken, Hendrick´s Gin, Esporão, H&M, VdA, Novabase, Delta Cafés, são algumas das marcas com que desenvolve regularmente estratégia e ações de comunicação. Em 2019 foi eleito como umas das 25 personalidades do ano pela revista Time Out. Em 2020, a campanha que criou e produziu para a H&M foi distinguida com ouro nos Prémios Marketing M&P para melhor campanha de influencer marketing, assim como foi reconhecido o projeto de cocriação Uncancel Collection (em parceria com a Stream & Tough Guy, Nossa, Corpcom) como grande prémio de nos Prémios Comunicação M&P 2021. Na área da cultura, tem em cena a peça fenómeno “Todas as coisas maravilhosas”, com Ivo Canelas, e é sócio fundador do projeto House of Neverless, projeto de formação e learning em parceria coma Nova SBE – e do teatro imersivo “A Morte do Corvo”.
João Marques
João Pacheco
Nasceu em Lisboa em 1976 mas preferia ter nascido três anos mais tarde, data de lançamento do mítico álbum “The Wall”, dos Pink Floyd. É licenciado em Design Gráfico pelo IADE em 1998, ano em que foi gravado o tema “Reflection”, dos Massive Attack. Refletindo sobre o que é o Design, João entende-o como uma ferramenta e não um fim ou uma arte per si. Começou a carreira no final da década de 90, ainda a estudar, na Shift Design. Depois veio a EuroRSCG Design e uma rápida passagem por Londres, talvez inspirado pelo tema “London Calling”, de uma das suas bandas favoritas, os Clash. Mas “Come Back”, dos Pearl Jam (2005), falou mais alto e fê-lo ingressar na Santa Fé Associates, onde assumiu o cargo de diretor criativo até final de 2009. Em 2010, entra para BAR (mais tarde BarOgilvy), onde assume o cargo de design/branding creative director e onde permanece até julho de 2022. Em 2023 funda, juntamente com Diogo Anahory, a DJ. O seu maior hit? Entre diversos prémios nacionais e internacionais, o Leão de Ouro ganho no festival de Cannes de 2022.
Lucas Yu
Lucas Yu tem background em Direção de Arte, atualmente vive e trabalha em Lisboa como Group Creative Director do Publicis Groupe, para clientes selecionados da Leo Burnett, Publicis e Digitas. Com mais de 10 anos de experiência, já trabalhou em agências das principais networks, criando campanhas para clientes como Heineken, Guinness, Água de Luso, Domino's, Mercedes-Benz, smart, Asics, Unilever, EDP, Câmara Municipal de Lisboa e muitos outros. O seu trabalho foi premiado em todos os principais festivais de criatividade do mundo, sendo o mais recente um Leão de Cannes pela Leo Burnett Lisboa em 2023. Em 2018, foi eleito como o Diretor de Arte #1 em Portugal pelo Clube de Criatividade de Portugal.
Luiza Galindo
Luiza Galindo, diretora de marketing de comunicação da Altice Portugal, é casada e tem quatro filhos. Iniciou carreira em agências de comunicação e de publicidade, passando pelo grupo Impresa como marketing manager. Iniciou funções na Portugal Telecom em 2002, com a responsabilidade da gestão da área de below the line, onde foi também responsável pela direção da área de patrocínios e eventos. Em 2015, assumiu a direção de marketing de comunicação das marcas do segmento de consumo, Meo, Moche, Uzo e Sapo, assumindo recentemente também a gestão da marca do segmento empresarial – Meo Empresas, ficando com responsabilidade global da gestão de todas as marcas da Altice Portugal. Da sua experiência profissional fazem parte projetos estruturantes como o nascimento da marca Meo (2008), a mudança de marca TMN para Meo (2014) e, mais recentemente, o rebranding da Meo Empresas.
Miguel Durão
O Miguel nasceu no Porto em 1982. Passou a primeira metade da sua carreira em Portugal e a segunda em Londres, Paris e Nova Iorque. Voltou a casa porque se apercebeu de que “lá fora” eles não são melhores do que nós, só têm é mais oportunidades de se mostrar. Passou por agências como a McCann, BBDO, Fullsix, Buzzman Paris, Johannes Leonardo NY e Grey NY e, pelo caminho, foi deixando trabalho premiado nos maiores festivais do mundo. Há três anos e meio, o Miguel abriu uma agência com o João e está a ser super mega divertido.
Patrícia Coelho
Patricia Nunes Coelho, licenciada em Gestão e Administração de Empresas e Executive Master em Marketing Estratégico e Mestrado em Gestão Aplicada, Universidade Católica Portuguesa e Católica Lisbon School of Business and Economics, é uma executiva com mais de 20 anos de experiência em gestão, estratégia e marketing, tendo passado pelo grupo Danone e pelo grupo Artsana. Atualmente é diretora de marketing da Control e Pic Solution e também responsável por desenvolvimento internacional de produto. Ela é a diretora de marketing da Control e da Pic Solution, duas marcas do grupo Artsana que se destacam pela sua comunicação inovadora e sem preconceitos. Patricia Nunes Coelho também é professora convidada de pós-graduação, palestrante em diversas conferências. Define-se como mãe, resiliente, criativa e apaixonada pelo que faz.
Rafael Nântua
Rafael Nântua tem mais de 15 anos de experiência como copywriter, com passagens por agências no Brasil, em Espanha e em Portugal. Já desenvolveu campanhas publicitárias para marcas como Cachaça Pitú, Baterias Moura, CaixaBank, Estrella Levante, F.C. Barcelona, Mimosa e Milhafre. No Brasil, foi premiado no Festival do Clube de Criação, Prémio Colunistas, Ampro Globes Awards, entre outros. Em 2015, recebeu o título de Melhor Profissional de Live Marketing do Norte-Nordeste no Prémio Colunistas. Em 2016, foi reconhecido pelo festival Ampro Globes Awards como Melhor Profissional de Criação do Brasil. Desde abril de 2022 é Supervisor Criativo na FCB Lisboa.
Rita Salvado
Rita Salvado é atualmente diretora criativa na BBDO Portugal, agência a que regressa pela terceira vez, depois de ter sido diretora criativa executiva da McCann Lisbon, desde 2014. Antes disso, foi head of art na BBDO e art director em várias outras agências, tendo começado a sua carreira na Publicis, em 1995. Com uma longa lista de prémios de criatividade e de eficácia, Rita tem criado campanhas de destaque para as maiores marcas nacionais e internacionais como Novo Banco, Mercedes, L’Oréal, Jumbo, Credibom, Vigor, Fula, ANA Aeroportos, Galp, Zon, Optimus, entre outras. É doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Portugal, tendo o seu percurso académico começado na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Outro dos seus cursos é em Realização TV e Cinema, e Desenho de Figura pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Além disso, Rita realizou uma master class em Digital Creativity e outra em Digital Acceleration na Hyper Island em Estocolmo. Já lecionou a cadeira de Design no Institute of Business Communication e irá lecionar a cadeira de Publicidade na Universidade Católica Portuguesa, no próximo ano.
Rui Freire
Rui Freire é diretor geral da Initiative e chief growth officer do grupo Mediabrands. Lidera e apoia a transformação de negócio das marcas que trabalham com a agência e com o grupo. Nas últimas duas décadas, tem feito carreira em várias multinacionais do setor, bem como em áreas tecnológicas, liderando a área de advertising & online na Microsoft. Este background permitiu-lhe adquirir uma visão integrada do que deve ser uma verdadeira agência de media num mundo em constante evolução tecnológica mas nunca perdendo o foco no consumidor, bem como no valor acrescentado que esta deve trazer para o negócio das marcas, neste panorama cada vez mais volátil e competitivo. Possui um MBA pela IESE Business School e várias formações profissionais em escolas internacionais.
Sara Soares
Diretora criativa e Copywriter. Queer e vegan. Londres e Lisboa. Gin e tónico. A Sara começou o seu percurso profissional em Lisboa, onde passou pela JWT e McCann Erickson, entre outras, até se mudar de ténis e bagagens para Londres, em 2013. No mercado inglês trabalhou para agências como a Leo Burnett London, a RAPP, a VCCP e a Wunderman Thompson London. Este ano será de transição, entre a agência de Londres, onde ainda é responsável pelas campanhas de sustentabilidade de KitKat e Avon, e a Wunderman Thompson Lisboa, onde dirige os clientes internacionais e Santander, entre outros. A Sara é 63 por cento água, 6 por cento tinta de tatuagem e 3 por cento tinta de caneta permanente.
Simão Pires
A ajudar a construir um hub de marketing digital na Worten. Com background de economia e gestão, os primeiros passos em marketing foram na área da performance e muito focado nos resultados de negócio. Sempre com um fascínio por conseguir avaliar todo o funil de aquisição e ajudar as marcas a serem mais eficientes na sua comunicação nos vários meios.
Susana Albuquerque
Susana Albuquerque é diretora criativa executiva da Uzina, uma agência portuguesa independente sediada em Lisboa. É também presidente do Clube da Criatividade desde 2017, vice-presidente do ADCE (Art Directors’ Club of Europe) e membro do board internacional do One Club for Creativity de Nova Iorque. Na Uzina, trabalha para marcas como Aldi, Ikea, Samsung, Mimosa e Nespresso, entre outras. Trabalha em publicidade há 30 anos e é diretora criativa há 20, sobretudo em Lisboa, mas também em Madrid, onde viveu e trabalhou entre 2013 e 2017. Liderou trabalho criativo que foi premiado em festivais locais e internacionais e foi jurada nos principais festivais de criatividade do mundo. Nos rankings da criatividade nacional, foi eleita número um na tabela de diretores criativos executivos em 2022. A Uzina foi agência independente do ano em 2021 para o El Ojo, foi a agência criativa do ano nos prémios APPM 2022 e ainda nos Prémios Marketing Meios & Publicidade 2022.
Teresa Oliveira
Teresa Oliveira é a managing director da Mindshare e é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa. Conta com mais de 25 anos de experiência profissional em comunicação, tendo iniciado a sua carreira na rádio - Rádio Marginal e Rádio Clube Português. Juntou-se ao grupo WPP em 1996, na J.Walter Thompson, hoje Wunderman Thompson, onde desempenhou funções de planeadora de meios e planeadora estratégica. Entrou nos quadros da Mindshare em 1999 como account director, tendo desempenhado funções como diretora de serviço a clientes, head of client leadership e head of business development. Com várias formações internacionais em liderança, a Teresa foi também docente na Nova SBE.
Televisão / Cinema
01. Ação Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
02. Filme
Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
03. Campanha
Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.
04. Craft / Realização
Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Rádio
05. Ação Especial / Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações que, extravasando o âmbito do spot convencional , utilizam de forma criativa este meio ou articulem o on air com ações fora da antena. Avaliaremos igualmente as ações/formatos que melhor articulam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
06. Spot
Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.
07. Campanha
Mais do que spots isolados, avaliaremos nesta categoria a coerência, criatividade e execução das várias peças que compõem a mesma campanha de rádio.
08. Craft
Mais do que a ideia subjacente o spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Imprensa
09. Anúncio
A ideia criativa e a execução são os dois principais parâmetros em avaliação nesta categoria, onde a concurso está a publicidade nos formatos tradicionais de imprensa.
10. Ação Especial
Para além da página de publicidade, temos vindo a assistir a uma maior diversidade de formatos publicitários em imprensa. Pretendemos assim avaliar a criatividade das mensagens comerciais que, utilizando o suporte papel como veiculo, recorrem a formatos fora do convencional ou à tecnologia para tornar a mensagem mais impactante
11. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa a imprensa e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento e/ou informação.
12. Campanha
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de anúncios e/ou ações especiais que compõem uma mesma campanha veiculada no meio imprensa.
13. Craft
Mais do que a ideia subjacente anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Outdoor
14. Anúncio
Nesta categoria será avaliada o melhor anúncio convencional presente num suporte de publicidade exterior (mupi, outdoor,…).
15. Campanha
Mais do que um anúncio isolado, nesta categoria avaliaremos o conjunto de peças que integram a mesma campanha, tendo em conta a coerência e criatividade do todo.
16. Formato Especial / Digital
Os formatos especiais, as ideias arrojadas, a tecnologia e a interatividade são características que têm vindo a ser reforçadas na publicidade exterior (indoor/outdoor). Nesta categorias pretendemos premiar as ações e soluções mais criativas levadas a cabo nestes espaços/suportes.
17. Craft
Mais do que a ideia subjacente no anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Digital
18. App
Esta categoria pretende premiar a melhor aplicação para tablets e smartphones de empresas e marcas.
19. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa o digital e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
20. Filme
Nesta categoria vamos premiar os filmes concebidos propositadamente para o digital. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
21. Campanha
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas desenvolvidas em ambiente digital. Em análise estará, não só o conceito, mas igualmente a relação e coerência alcançada entre todas as peças da campanha.
22. Site e Microsite
Esta categoria destina-se a premiar o melhor site ou microsite de empresas e marcas. Layout e navegação serão alguns dos parâmetros a ter em conta.
23. Redes Sociais
As redes sociais são, cada vez mais, um complemento à publicidade dita tradicional das marcas e empresas. Nesta categoria pretendemos premiar a melhor e mais criativa utilização das redes sociais como suporte de comunicação para as marcas.
24. Influenciadores
Nesta categoria vamos premiar as ações com influenciadores, veiculadas em ambiente digital.
25. Jogos
Os jogos são cada vez mais utilizados pelas marcas para estabelecer contacto com os consumidores. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução em jogos digitais.
26. NFT
O último ano ficou marcado, na área digital, pela explosão dos non-fungible tokens, ou tokens não-fungíveis, tecnologia que permite adquirir e validar a propriedade de arquivos digitais. O mundo da comunicação das marcas não ficou alheio a esta tendência e são cada vez mais os projetos que procuram aliar criatividade e tecnologia através da criação de NFTs.
27. Metaverso
O potencial do metaverso para chegar aos consumidores de forma inovadora tem sido seguido de perto pelas marcas, que começam a apostar na criação de ações/campanhas que procuram impactar o seu público-alvo em ambientes virtuais. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução das ações levadas a cabo no metaverso.
28. Craft
Nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística de um site, micro-site, filme ou campanha digital, a sua eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.
Ativação
29. Guerrilha / Ação Especial
O inesperado e surpreendente são duas das características nas ações de marketing de guerrilha que serão tidas em conta nesta categoria, onde avaliaremos também a criatividade e possível impacto das ações a concurso.
30. Ponto de Venda
Nesta categoria pretendemos apreciar o modo como as marcas/agências utilizam a sua presença no ponto de venda para comunicar e/ou interagir com o consumidor.
31. Eventos / Patrocínios
O modo como, presente num evento, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
32. Eventos Digitais /Patrocínios
O modo como, presente num evento digital, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
33. Lojas Pop Up
O fenómeno das lojas pop up ganhou dimensão nos últimos anos. Caracterizadas pela sua duração limitada, estes espaços apostam fortemente na criatividade, sendo esta que vamos avaliar nesta categoria.
Relações Públicas
34. Comunicação Institucional
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação institucional. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
35. Comunicação de Produto e Serviço
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação de produtos e serviços. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
36. Comunicação Interna
A comunicação interna é cada vez mais importante nas organizações. Nesta categoria vamos premiar as melhores ações/peças produzidas destinadas aos públicos internos.
37. Publicação / Canal Institucional
A comunicação com os colaboradores/clientes e/ou fornecedores é uma prioridade para muitas empresas. Nesta categoria vamos galardoar os meios produzidos pelas empresas para comunicar com os diferentes públicos, como publicações institucionais ou canais de televisão e webtvs.
Eventos
38. Empresariais
Nesta categoria será avaliada a concepção, organização e execução de eventos destinados tanto a públicos internos como a clientes ou profissionais de um determinados setor.
39. Grande Público
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização de todo o tipo de eventos destinados ao público em geral.
40. Evento Virtual/Híbrido Corporativo
Nesta categoria vamos premiar os melhores eventos digitais/híbridos realizados no período em análise.
41. Evento Virtual/Híbrido Grande Público
Nesta categoria vamos distinguir os melhores eventos digitais/híbridos concebidos para o grande público.
42. Festivais
Os festivais realizados em Portugal já fazem parte dos roteiros internacionais. Apreciados pelo público e eleitos por várias marcas como um dos seus momentos altos de comunicação, nesta categoria será avaliada a ideia, concepção, inovação e organização dos festivais.
43. Culturais
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização dos diferentes tipos de eventos culturais.
Marketing Relacional
44. Marketing Direto
Nesta categoria vamos premiar as melhores ações de marketing direto. A ideia será o principal fator de avaliação, sendo importantes, sempre que possível, os resultados.
45. Programa de Fidelização
Nesta categoria vamos distinguir os programas de fidelização mais criativos, independentemente do suporte utilizado.
Planeamento de Media
46. Melhor Planeamento/Uso de Televisão
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio televisão para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
47. Melhor Planeamento/Uso de Rádio
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio rádio para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
48. Melhor Planeamento/Uso de Imprensa
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio imprensa para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
49. Melhor Planeamento/Uso de Outdoor
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio outdoor para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
50. Melhor Uso de Digital
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanha/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio digital para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
51. Melhor Uso de Social Media
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram das redes sociais para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
52. Melhor Uso de Cinema
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações que melhor partido tiraram do meio cinema para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
53. Ação Integrada
Nesta categoria pretendemos premiar a forma integrada, coerente e original do planeamento multimeios para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
54. Ação de Sustentabilidade / Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade / responsabilidade social têm assumido uma importância crescente nas empresas. Assim, nesta categoria pretendemos distinguir as ações mais criativas realizadas nestes âmbitos.
55. Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as melhores campanhas realizadas por/para instituições sem fins lucrativos ou que pretendam chamar a atenção para causas sociais.
56. Pro bono
Nesta categoria vamos distinguir ações/campanhas pro bono desenvolvidas por agências em prol de uma instituição ou causa.
Suporte Alternativo / Inovação
57. Suporte Alternativo
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar não as campanhas mas os novos suportes através dos quais é possível comunicar.
58. Campanha em Suporte Alternativo / Inovação
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes e tecnologias (QR Code, realidade aumentada...) através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar a criatividade das campanhas que recorrem a suportes não convencionais para comunicar.
Projeto Integrado
59. Projeto Integrado
Nesta categoria vamos premiar projetos integrados de comunicação, independentemente dos meios utilizados para impactar os diferentes públicos.
Mercados Internacionais
60. Mercados Internacionais
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em Portugal para mercados externos.
Autopromoção Agência
61. Autopromoção
Nesta categoria vamos premiar os filmes/ações de comunicação feitos para promoção da própria agência. Conceito criativo, realização e copy são os três principais aspetos a avaliar.
Mercados Lusófonos
62. Mercados Lusófonos
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em mercados de língua oficial portuguesa.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal.A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal).
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 62 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão/Cinema, Rádio, Imprensa, Outdoor, Digital, Ativação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos/Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 62 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições/prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 11ª edição dos Prémios de Criatividade Meios & Publicidade e o Prémio Anunciante do Ano à empresa/marca mais premiada. Será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Nos prémios Agência de Meios e Produtoras, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas pelas agências de meios e produtoras.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, que terá lugar em outubro.
Quem são os elementos do júri?
O júri é constituído por:
- Ana Roma Torres, managing and creative partner da Havas Play
- César Sousa, chief creative officer da FunnyHow
- Gil Correia, creative director & head of digital na Dentsu Creative Portugal
- Hugo Nóbrega, fundador da H2N Culture Connectors
- João Marques, realizador e sócio da 78 Filmes
- João Pacheco, cofundador e diretor criativo da DJ
- Lucas Yu, Group Creative Director, Publicis Groupe
- Luiza Galindo, diretora de marketing de comunicação da Altice Portugal
- Miguel Durão, creative partner da Stream and Tough Guy
- Patrícia Coelho, marketing director da Control & Pic Solution e international business development manager da Control Toys
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- Rafel Nântua - supervisor criativo FCB Lisboa
- Rita Salvado, diretora criativa na BBDO
- Rui Freire, managing director da Initiative e chief growth officer do grupo Mediabrands
- Sara Soares, diretora criativa da Wunderman Thompson
- Simão Pires, digital marketing hub director da Worten
- Susana Albuquerque, partner e executive creative director da Uzina/presidente do CCP
- Teresa Oliveira, managing director da Mindshare
É possível inscrever trabalhos fantasma?
Não. Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido aprovados pelo cliente (sendo o cliente a própria agência se falarmos de autopromoções) e veiculados/realizados.
Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa festa a decorrer em outubro onde serão anunciados os vencedores. O Meios & Publicidade, nos seus diferentes suportes, dará depois destaque aos premiados. A distinção nos Prémios Criatividade M&P traduz, sobretudo, o reconhecimento do mercado.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 150€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos terão um desconto de 20% em todos os trabalhos. A inscrição de cada peça passa assim a ter um custo unitário de 120€ (mais IVA).
Após 9 de junho, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização de 20% no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 150€ para 180€ no caso de inscrever até 9 trabalhos e de 120€ para 144€ se concorrer com 10 ou mais trabalhos.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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