Não esqueçamos o que nos distingue das máquinas
Numa era cada vez mais dominada pela inteligência artificial generativa, premiar a criatividade humana é um ato pré-revolucionário. Chegará o dia em que, no limite, a ‘criatividade artificial’ poderá ser o que nos resta para avaliar e premiar?
Por enquanto, queremos continuar a olhar e a distinguir o que os humanos são capazes de criar em comunicação comercial, com mais ou menos colaboração de máquinas, Midjourney, ChatGPT e todos os seus parentes, que se estão a reproduzir em nome da produtividade, eficácia, eficiência e melhoria dos resultados.
Chegará o dia em que as fichas técnicas irão incluir, obrigatoriamente, as ferramentas de inteligência artificial generativa utilizadas em cada campanha, lado a lado com os seus ‘pares’ humanos? E o Photoshop e seus derivados, normalizados há décadas, com todas as consequências, boas e más, sobejamente conhecidas?
Não há dúvidas sobre o poder da inteligência artificial nas várias fases de criação de uma campanha publicitária, da ideia ao planeamento da veiculação, passando pelo desenvolvimento e execução. Mas devemos acreditar, enquanto indústria, que é a capacidade de pensar de forma criativa e original, empática e ética, disruptiva e inclusiva, que torna os seres humanos insubstituíveis na publicidade.
Na 13ª edição dos Prémios de Criatividade continuamos a avaliar e a distinguir os melhores trabalhos publicitários gerados por humanos empáticos, éticos e com pensamento crítico e estratégico.
Nesta edição, Alexandre Costeira (GR8), Américo Vizer (LLYC), Filipe Teotónio Pereira (Nova Expressão), Francisco Pedreira (Clube Recreativo), Ivo Purvis (Dentsu Creative Portugal), João Madeira (Fuel), Judite Mota (VML), Luís Lobato Almeida (Pingo Doce), Mário Patrocínio (Bro Cinema), Nuno Cardoso (Nossa), Nuno Miranda (DAZN), Pedro Morgado (Fullsix), Rita Amzalak (Havas Media), Rodrigo Silva Gomes (Lola Normajean) e Vasco Thomaz (Judas) são os humanos responsáveis pela avaliação dos trabalhos a concurso. Um dia teremos máquinas a avaliar a criatividade de máquinas? Que esse dia esteja longe.
A inteligência artificial não sabe transformar dados em histórias, nem conhecimento em emoções, mas analisa quantidades gigantescas de dados, identifica padrões e indica as opções mais certeiras em função desses padrões.
A criatividade humana tem a capacidade de gerar perceções, conectar ideias aparentemente desconexas e criar algo completamente novo e original. É capaz de pensar fora da caixa, encontrar soluções inovadoras e criar histórias que tocam o coração e o espírito, que constroem marcas e criam notoriedade. É o que esperamos avaliar e distinguir nos trabalhos a concurso na 13ª edição dos Prémios de Criatividade M&P, que se distribuem por 66 categorias, em 16 grandes áreas (Televisão/Cinema, Áudio, Imprensa, OOH, Digital, Ativação, Relações Públicas, Eventos, Marketing Relacional, Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo/Inovação, Ação Integrada, Mercados Internacionais e Mercados Lusófonos). Haverá espaço, no futuro mais ou menos longínquo, para termos uma categoria para trabalhos gerados por inteligência artificial? Chegará o dia.
Até lá, e até à revelação dos vencedores da 13ª edição dos Prémios de Criatividade M&P, recorde aqui os vencedores dos últimos anos.
Catarina Nunes
Regulamento
Introdução
Os Prémios de Criatividade M&P, promovidos pelo jornal Meios & Publicidade, pretendem distinguir a melhor publicidade nacional, o planeamento, as ações de ativação de marca, de relações públicas, os eventos e as autopromoções. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou no exterior, desde que exerçam a sua atividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências/trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal). Nesta 13ª edição podem ser inscritos trabalhos/projetos tornados públicos entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de abril de 2024.
São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze -, existindo este ano 66 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão | Cinema, Audio, Imprensa, OOH, Digital, Ativação, Eventos, Relações Públicas, Marketing Relacional, Planeamento de Media, Sustentablidade e Responsabilidade Social, Suporte Alternativo | Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos).
Para além dos troféus/categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições | prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 13ª edição dos Prémios de Criatividade M&P e o Prémio Anunciante do Ano à empresa|marca mais premiada. Será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência|empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
No prémio Agência de Meios, contamos os pontos obtidos nas inscrições registadas pelas mesmas.
Regras
- Os prémios Criatividade M&P visam premiar os melhores trabalhos produzidos|veiculados entre 01/04/2023 e 31/04/2024.
- As inscrições estão abertas a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- As inscrições e todos os dados nelas apresentados são da exclusiva responsabilidade das empresas que concorrem, não se responsabilizando o Meios&Publicidade pelos mesmos. O material e a documentação não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo|imagens, seja no jornal Meios & Publicidade, seja noutros produtos da Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem as características consideradas necessárias.
- Se o número de trabalhos o justificar, algumas categorias podem ser desdobradas em mais do que uma.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para as inscrições, manter-se-á a empresa registada como concorrente, responsável pelo pagamento do valor da totalidade das inscrições, conforme e-mail de confirmação, não havendo devolução de qualquer valor, caso o mesmo tenha sido efetuado.
- Caso os materiais não sejam enviados dentro do prazo estabelecido, será considerado como uma desistência, sendo tratado como tal.
- As empresas concorrentes deverão identificar explicitamente qual o vídeo a a passar na entrega de prémios, em caso de atribuição de prémio.
- Todos os prémios serão atribuídos por maioria dos votos do júri.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri será composto por 16 profissionais com um percurso reconhecido nas áreas da publicidade, marketing e comunicação, sendo presidido pela diretora do jornal M&P. que não terá direito de voto, exceto em caso de empate.
- Alexandre Costeira, diretor criativo, Gr8 Events
- Américo Vizer, diretor criativo, LLYC
- Filipe Teotónio Pereira, diretor geral, Nova Expressão
- Ivo Purvis, diretor criativo, Dentsu Creative Portugal
- João Madeira, chief creative officer, Fuel
- Judite Mota, chief creative officer, VML
- Kiko Pedreira, diretor criativo, Clube Recriativo
- Luís Lobato de Almeida, diretor de marca, Pingo Doce
- Mário Patrocínio, fundador e realizador, Bro Cinema
- Nuno Cardoso, founder & creative diretor, Nossa
- Nuno Filipe Miranda, diretor de marketing, DAZN
- Pedro Morgado, chief creative officer, Fullsix
- Rodrigo Silva Gomes, CEO & founder, Lola Normajean
- Vasco Thomaz, diretor criativo, Judas
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Votação
Terminado o prazo de inscrições, cada jurado terá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos que em sua opinião merecem passar a shortlist. Esta será composta pelos trabalhos votados por pelo menos metade dos jurados. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolherem o maior número de votos. A diretora do Meios & Publicidade, só participará na votação em casos de empate. A escolha do júri é soberana.
As empresas onde exercem funções os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos nas diferentes áreas da comunicação, não estão impedidas de inscrever trabalhos, mas os jurados não podem votar nos trabalhos das suas agências|empresas, nem para shortlist, nem na decisão final. Os resultados serão divulgados apenas na entrega de prémios.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso.
- Um documento Word com a sinopse e uma breve Ficha Técnica do trabalho, onde deve figurar o nome do trabalho e quem propõe o mesmo a concurso, devendo ser identificadas as entidades envolvidas, nomeadamente a agência e o cliente, bem como outras entidades eventualmente envolvidas;
- Nas categorias de Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Audio o trabalho deve ser enviado num ficheiro MP4;
- Nas categorias de Televisão | Cinema e Autopromoções as peças devem ser enviadas em ficheiros AVI, MP4, MPG, WMV ou MOV.
- Podem ser enviados videocases dos trabalhos a concurso, sendo estes especialmente relevantes nas categorias de eventos.
Os PDF, os ficheiros áudio e os vídeos servirão para os jurados apreciarem os trabalhos. Em caso de vitória as imagens dos PDF e os textos do ficheiro Word serão publicados pelo M&P.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria o trabalho está inscrito. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais do que uma categoria.
Em caso de envio de mais do que um video é essencial que os participantes indiquem explicitamente qual o video a exibir na entrega de prémios caso o trabalho seja premiado com Ouro.
DATA LIMITE DE RECEÇÃO DOS TRABALHOS: 5 de julho às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€. Após 31 de maio, e durante três semanas, até dia 21 de junho, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento poderá ser efetuado por transferência bancária:
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PCRIATIVIDADE seguido do NOME DE FATURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar em Lisboa para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS QUANDO RECEBER, POR E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO. ESSA CONFIRMAÇÃO SERÁ ENVIADA APÓS RECEBERMOS A INDICAÇÃO DOS TRABALHOS QUE PRETENDE INSCREVER.
Júri
Alexandre Costeira
Podia perder horas a falar de criatividade, mas vou simplesmente dizer-vos que… criativo é o Sr. Vítor. E agora perguntam-se, mas quem é o Sr. Vítor? Muito sucintamente, é um carpinteiro que eu conheço. Em todos os projetos que trabalhei com ele, mesmo com desenhos técnicos detalhados, ele arranja sempre forma de meter o cunho dele pelo meio do processo. O que, trocado por miúdos, praticamente implica que há sempre surpresas com o resultado. Ou porque achou que os puxadores deveriam entrar de outra forma ou que os remates e os acabamentos deviam ser assim e assado. Se isto não é criatividade pura, criatividade em plena ação, não sei o que será. Hoje em dia, cada vez que vejo a minha filha a tentar resolver os problemas dela (falamos de um bebé com um ano e meio), tenho a certeza de que a criatividade não tem regras, surge do nada, do experimentar, da tentativa e erro. Às vezes resulta, outras vezes nem por isso. Claro que podemos acabar a atirar tudo para o chão e seguir para brincar com outra coisa. E às vezes, é mesmo o melhor que podemos fazer, parar de focar no problema que temos em frente e ir ‘brincar’ com outra coisa. Muitos problemas se resolvem quando já não estamos para aí virados. A inspiração está em todo o lado. É isso que tenho tentado fazer ao longo da minha carreira e que procuro fazer todos os dias. Tentar encontrar a solução para os problemas que nos são colocados e sempre com este espírito de brincadeira. Afinal a ‘criatividade’ é uma brincadeira a sério. Se isso faz de mim criativo? O título diz que sim, Diretor Criativo na GR8 Events, mas tenho a certeza que tem dias em que o sou mais que outros! Ao longo dos meus 23 anos de carreira, tenho sido um entusiasta da criatividade, do design, das artes em geral, sempre à procura de novas formas de expressão e inovação. No fundo, de continuar a tentar resolver os problemas que me vão aparecendo à frente da forma mais criativa possível. Desde os meus dias iniciais como estagiário no Jornal 24 Horas e na Bates Design (parte da antiga Bates Portugal) até à minha posição atual na GR8 Events, sempre procurei manter um espírito curioso e trabalhar esta nossa capacidade inata para pensar fora da caixa e transformar ideias em realidade. A minha paixão pela criação de experiências memoráveis levou-me a dominar tanto o mundo 2D quanto o 3D, deixando a minha marca numa variedade de projetos, desde embalagens e displays promocionais até layouts de lojas, desde campanhas de marca e comunicação (cá e lá fora) até cenografias e experiências para eventos. Na Mito+Rito, da qual fui fundador e membro da equipa, gosto de acreditar que desempenhei um papel vital no desenvolvimento da criatividade dentro da agência ao desafiar constantemente a equipa na procura de novas soluções - o que se estendeu a empresas como a Tag Worldwide e a Incyte Ativism. Com uma formação em design industrial pelo IADE - Creative University e um mestrado em marketing pelo ISEG - Lisboa School of Economics & Management, valorizo tanto a estética quanto a estratégia. A minha abordagem centrada nas pessoas não só se reflete no meu trabalho, mas também no meu compromisso com o desenvolvimento e apoio da próxima geração de talentos. Criativos e não só – haja mais Srs. Vítor por aí. Fora do escritório, sou conhecido por levar muito a sério a brincadeira e pelo meu amor pela Lego, além de ser um orgulhoso dono de um cão e ser uma espécie de Master Splinter para as nossas 2 tartarugas – o Donatello e o Michaelangelo.
Américo Vizer
Graduado em Propaganda e Marketing pela FAAP, com mais de 20 anos de experiência no mercado de propaganda em diferentes tipos de agências: digital, inovação, full service, brand experience e conteúdo. Internacionalmente premiado pelos principais festivais de criatividade do mundo como Cannes Lions, D&Ad, One Show, Clio, YouTube Ad Leaderboard, Effie Awards, New York Festivals, El Ojo, entre outros. Também é especialista em comunicação nos principais segmentos do mercado como bancos, carros, cervejas, telecomunicações e produtos de consumo. Hoje é Regional Creative Director na LLYC e acumula experiência como criativo nas principais agências de publicidade do Brasil como PUBLICIS, BETC, TALENT MARCEL, AFRICA DDB, HAVAS+, CP+B, FCB e FBIZ. E tem diversas campanhas criadas para clientes como P&G, RECKITT BENCKISER, HERSHEY’S, HEINEKEN, STELLA ARTOIS, BRAHMA, BRADESCO, ITAÚ, MAPFRE, VOLKSWAGEN, CHEVROLET, HYUNDAI, MITSUBISHI, CLARO, VIVO, PTC, LIDL e outros.
Filipe Teotónio Pereira
Filipe Teotónio Pereira é Director Geral da Nova Expressão, agência onde ingressou em 2001. É licenciado em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa. Integra vários grupos de trabalho na network mundial Local Planet. Esteve no Grupo Publicis entre 1999 e 2001, de onde transitou para a Nova Expressão para assumir a coordenação de um Grupo Integrado de Media. Em 2006 passou a Director de Operações da agência. Orgulha-se de mais de 20 anos a trabalhar na maior agência de meios nacional, destacando a ascensão da agência até ao primeiro lugar do ranking RECMA em 2021, que é baseado em rigorosos critérios qualitativos.
Francisco Pedreira
Saído da Faculdade diretamente para a Ogilvy, enganou-se e entrou no departamento errado: o de Gestão de Projeto. Uma semana depois, sabia que queria mudar de sala. Começou a preparar o seu caminho. Levou o seu tempo. Tanto que ainda foi dar uma perninha à Fullsix. Até que chegou o grande dia e se tornou Copywriter estagiário da JWT. Foi ainda nos escritórios do CCB que, com a campanha "Estudasses“, foi representar Portugal em Cannes como jovem criativo. A crise obrigou-o a emigrar e escolheu o Rio de Janeiro como destino. Aprendeu muito com a criatividade, a estratégia e a boa vida brasileira. Voltou para Portugal via FunnyHow, ajudando a crescer a agência e a ganhar clientes importantes, bem como alguns prémios nacionais. Na Wycreative foi supervisor criativo, antes de se aventurar e de abrir a sua empresa. Hoje, Co-fundador e Diretor Criativo do Clube Recriativo, acumula também outros cargos menos relevantes para aqui, mas não tão pouco relevantes que até foi importante mencioná-los nesta bio que pediram para ele escrever dele próprio e ainda assim fala na terceira pessoa. Tempos livres? São poucos. Mas há a família, os amigos e o Sporting. Obrigado a quem leu isto até ao fim. Espero não ter entediado ninguém. É uma honra fazer parte deste grupo de pessoas que valoriza a indústria.
Ivo Purvis
É um apaixonado pelo acto de criação seja no seu lado mais autoral ou no campo da publicidade onde ocupa o cargo de Director Criativo Executivo da agência de publicidade Dentsu Creative Portugal. Passou pela BBDO, TBWA e Leo Burnett onde recebeu a influência das mais variadas doutrinas e filosofias do processo criativo. Na sua génese está o design de formação mas a emoção da publicidade falou mais alto e encontrou na direção de arte uma paixão que já o levou a ser premiado nos mais importantes festivais do meio, como o Eurobest, Cannes lions, D&AD, Epica, ADCE, CCP, entre outros. Foi também durante 5 anos o Vice presidente do Clube de criativos de Portugal e representante português do board do Art Directors Clube of Europe. Posição essa que o levou nos últimos anos a ser figura frequente como Juri nos melhores festivais de criatividade do mundo.
João Madeira
Em 2006, começa a estagiar como executivo de contas na Euro RSCG. Nesse mesmo ano, passa para a Fuel onde, em 2008, muda para o departamento criativo. Nos primeiros 3 anos como redator, ganha por 3 vezes o concurso de Jovens Criativos da Lisbon AdSchool. Desde então, passou pela BBDO, Havas, O Escritório e VMLY&R, até regressar à Fuel, como Diretor Criativo da conta do Continente e, posteriormente, da Worten. Em 2021, é promovido a Co-CEO e CCO da agência, cargo que ocupa atualmente. Durante estes 17 anos de mudanças, trabalhou marcas como Continente, Worten, Caixa Geral de Depósitos, NOS, Lidl, Super Bock, SL Benfica, Emirates, MINI, BMW, Grupo BEL e Pizza Hut, entre outras, conquistando prémios em festivais nacionais e Internacionais. Em 2023, foi considerado um dos Top 5 Criativos com quem trabalhar, em Portugal. Paralelamente, foi jurado em festivais como Eurobest e One Show e escreveu para o programa 5 para a meia-noite, da RTP.
Judite Mota
Nasceu em Santarém mas nunca se sentiu ribatejana. Estudou dança no Conservatório mas nunca se tornou bailarina. Tem uma licenciatura em Comunicação Social e nunca foi jornalista. Uma coincidência e a total ignorância acerca da comunicação comercial levaram-na a um estágio na DDB onde se tornou redatora. Parece que para sempre. Passou pelos departamentos criativos da Ogilvy, da Y&R, Bates/redCell e de volta à Y&R, agora VMLY&R onde além da direção criativa executiva, exercia funções de direção geral. Ganhou prémios em quase todos os Festivais nacionais e internacionais e foi jurada em quase todos também, incluindo Cannes LIons, One Show, New York Festivals, Cresta e Clio. Foi durante 4 anos presidente do Clube de Criativos de Portugal. Em resultado da recente fusão entre as agências VMLY&R e Wunderman Thompson tornou-se Chief Creative Officer da VML Portugal, supervisionando uma grande equipa, diversa e multifacetada. Acredita que a criatividade é a força que move o mundo, o das marcas e não só.
Luís Lobato Almeida
Mais de 15 anos de carreira profissional feitos entre agências e marcas. Formado em comunicação empresarial, iniciou a sua carreira na Ogilvy, seguindo-se a BBDO, onde dirigiu contas como a da Mercedes-Benz e da ZON. Em 2016, após uma passagem pelo universo EDP, chega ao Lidl Portugal, onde foi o Head of Brand por detrás do reposicionamento da marca e posteriormente Head of Marketing. Em 2023 muda-se para o Pingo Doce para assumir a direção de marca, estratégia e digital. Pai de dois filhos, gosta de músicas novas, cinema e de andar a pé.
Mário Patrocínio
Mário Patrocínio é um dos nomes mais relevantes e singulares do panorama audiovisual Português, agregando uma experiência multidisciplinar nas áreas do Cinema, Documentário e Publicidade com um palmarés internacional que abarca alguns dos prémios mais relevantes nos grandes certames/festivais de Cinema, e com várias distinções nos Lions de Cannes. Com uma carreira que cruza a poesia de adaptações literárias para o ecrã e grandes produções de ambos os lados do Atlântico (tendo como exemplos mais representativos os multi-premiados Complexo-Universo Paralelo, I Love Kuduro e as duas mais recentes curtas O Afinador de Silêncios e Antes do Nascer da Lua em estreia mundial nas próximas semanas), é um observador atento do quotidiano que reflecte também no seu trabalho fotográfico um pouco por todo o mundo, e pela aposta contínua por agregar equipas multidisciplinares, tendo como elemento unificador o talento, capacidade criativa e produtiva, e uma visão global. As suas colaborações com grandes nomes da Literatura Lusófona como Mia Couto e José Eduardo Agualusa permitem também uma visão singular nas adaptações/produções a estrear nos próximos meses. Uma das “viagens” sensoriais mais singulares será o próximo projecto da sua primeira longa metragem, Ilhas, que acompanhará com as filmagens da adaptação de um extraordinário livro de Agualusa, As Mulheres do meu Pai, que o irá levar de regresso a África. O universo do Cinema e Documentário é complementar a um palmarés invulgar na Publicidade, com campanhas internacionais para a Porsche e Beiersdorf, e vários Lions em Cannes (e no ano passado com o Gold Lion para a campanha “The Most Beautiful Sound”). Esta mesma campanha acaba de vencer também o Grand Prix nos New York Advertisement Festivals, um dos prémios mais prestigiantes do sector. Continua a filmar, fotografar e viajar com a mesma aptidão de captar cada detalhe com a eterna curiosidade com que começou quando o mundo passou a ser um palco aberto, a descobrir, passo a passo, de rolo a filme.
Nuno Cardoso
Nuno Presa Cardoso agarrou-se às palavras antes de se agarrar ao biberon. Começou a falar muito cedo e aos dois anos já declamava os poetas clássicos. Como se vê pela frase anterior é muito dado aos exageros publicitários e gosta de escrever coisas sem sentido. Talvez por isso tenha entrado na Universidade para se licenciar em Línguas e Literaturas Modernas. Ao fim de uma semana percebeu que estava no curso errado mas para aproveitar a boa vida de estudante e manteve-se lá durante todo o ano. Mais tarde viu a luz (mesmo sendo do sporting) e acabou por se licenciar em Ciências da Comunicação. Começou como redactor junior publicitário na ex EURO RSCG e ao mesmo tempo escrevia crónicas humorísticas na revista Ego. Mais tarde mudou-se para a BBDO Portugal onde se tornou Director Criativo de grandes marcas nacionais e internacionais. Tem um anúncio exposto no Museu do Louvre e ganhou dezenas de prémios nos maiores festivais do mundo. Durante vários anos foi cronista regular do Expresso até que decidiu dedicar-se à fotografia. Fez viagens, fez exposições e fez pela vida quando decidiu abrir a sua própria agência de publicidade. Em 2008 fundou a NOSSA com Duarte Durão, empresa que é hoje uma das maiores agências portuguesas independentes, com mais de 60 pessoas entre designers, realizadores, redactores ou programadores. Em 2013 abriu a MONA, uma loja de design e galeria de arte que foi nomeada uma das lojas do ano pela revista Time Out. Como não consegue estar quieto, foi co-fundador da FAZ-MOSSA, agência de eventos e activação e da ChLICK, que opera na performance digital. Já escreveu vários livros infantis para a filha e em 2021 realizou outro sonho com o lançamento do livro A História Nunca Contada que aborda os primórdios do desporto em Portugal, juntando a escrita, a fotografia e o desporto. Faz parte da direção do Lisbon Sports Club (fundado em 1861) onde é responsável pela área da comunicação e inovação. Nos últimos tempos descobriu que gostava de escrever webseries para o youtube que entretêm milhões de pessoas. Lá está, mais um exagero publicitário. Tudo isto e quase se esqueceu de mencionar que já deu aulas de escrita publicitária, que é frequentemente convidado para dar palestras sobre criatividade (consegue escapar quase sempre) e também lançou uma cerveja artesanal. Por falar nisso, um brinde à nossa.
Nuno Filipe Miranda
Pedro Morgado
Nasceu em 1980, formou-se em 2003 em Comunicação Empresarial e decidiu que queria ser designer em 2004. Depois de ter passado pela Addmore, DDB, McCann, Santa Fé, Fuel e FunnyHow, esteve quatro anos entre Lisboa e Filadélfia como Diretor Criativo da Wodify Technologies, uma startup americana pioneira em performance tracking software, para criar uma agência internacional multidisciplinar, mergulhar no mundo da tecnologia e reposicionar a marca como uma plataforma global de fitness e crossfit. Desde 2020, é Director Criativo da Fullsix Portugal, liderando uma equipa multidisciplinar e a trabalhar alguns dos maiores clientes do mercado português. Nos últimos anos, foi professor convidado na Universidade Católica de Lisboa e Edit, mentor na Etic e passou pela Berlin School of Creative Leadership e Nova SBE. O maior desafio hoje, é encontrar o lugar ideal da criatividade e da tecnologia na construção de experiências surpreendentes para as pessoas e para as marcas.
Rodrigo Silva Gomes
Diretor Executivo da Lola Normajean com experiência e track record na indústria do Marketing e Publicidade. Começou a sua carreira como executivo sénior e gestor de produto na Nielsen e na Dun&Bradstreet. Especializado em Gestão de Marketing, Estratégia Digital, Publicidade, Marketing Integrado, Marketing B2B e Ativação de Marca. É também sócio fundador da Lola Normajean, criada em 2005. O seu portefólio poderia ser facilmente confundido com o da própria agência.
Vasco Thomaz
Vasco é Judas. Trocou a vida do liceu pela vida boémia, a faculdade por um estágio numa agência, um lugar de destaque no rugby de alta competição por um lugar de júnior na YOUNG&RUBICAM, a casa da mãe no Jardim das Amoreiras com cama, comida e roupa lavada por um aluguer caríssimo no Príncipe Real onde tinha de fazer a cama. Estranhamente, nunca trocou de clubes quer no futebol quer no rugby, mas trocou uma multinacional com 70 pessoas por uma agência nacional com 7 pessoas. Vasco é judas porque ao fim de 17 anos na PARTNERS deixou a posição confortável de Director Criativo com um ordenado chorudo na melhor agência de Portugal para abrir uma agência com mais dois judas em plena pandemia. Vasco é judas e Judas rocks!
Televisão | Cinema
01. Ação Especial | Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meios televisão / cinema e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
02. Filme
Nesta categoria vamos premiar os melhores filmes publicitários criados e produzidos para televisão / cinema. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
03. Campanha
Mais do que um filme isolado, nesta categoria pretendemos distinguir a coerência e criatividade dos filmes que fazem parte de uma mesma campanha.
04. Craft | Realização
Mais do que a ideia subjacente ao spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da filmagem, edição e realização, a sua complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Áudio
05. Ação Especial | Brand Entertainment
Nesta categoria pretendemos premiar as ações que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa este meio ou articulem o on air com ações fora da antena. Avaliaremos igualmente as ações/formatos que melhor articulam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
06. Spot
Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.
07. Campanha
Mais do que spots isolados, avaliaremos nesta categoria a coerência, criatividade e execução das várias peças que compõem a mesma campanha de rádio.
08. Podcast
Nesta categoria pretendemos analisar a criatividade associada ao podcast, da imagem, à temática e à originalidade
09. Craft
Mais do que a ideia subjacente o spot, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Imprensa
10. Anúncio
A ideia criativa e a execução são os dois principais parâmetros em avaliação nesta categoria, onde a concurso está a publicidade nos formatos tradicionais de imprensa.
11. Ação Especial
Para além da página de publicidade, temos vindo a assistir a uma maior diversidade de formatos publicitários em imprensa. Pretendemos assim avaliar a criatividade das mensagens comerciais que, utilizando o suporte papel como veiculo, recorrem a formatos fora do convencional ou à tecnologia para tornar a mensagem mais impactante
12. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa a imprensa e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento e/ou informação.
13. Campanha
Nesta categoria vamos premiar o conjunto de anúncios e/ou ações especiais que compõem uma mesma campanha veiculada no meio imprensa.
14. Craft
Mais do que a ideia subjacente anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
OOH
15. Anúncio
Nesta categoria será avaliada o melhor anúncio convencional presente num suporte de publicidade exterior (mupi, outdoor,…).
16. Campanha
Mais do que um anúncio isolado, nesta categoria avaliaremos o conjunto de peças que integram a mesma campanha, tendo em conta a coerência e criatividade do todo.
17. DOOH
Em análise estarão trabalhos divulgados em canais onde o conteúdo é exibido de forma dinâmica, através de equipamentos digitais, em espaços exteriores (mupis, quiosques digitais, mesas interativas).
18. Formato Especial
Os formatos especiais, as ideias arrojadas, a tecnologia e a interatividade são características que têm vindo a ser reforçadas na publicidade exterior (indoor/outdoor). Nesta categorias pretendemos premiar as ações e soluções mais criativas levadas a cabo nestes espaços/suportes.
19. Craft
Mais do que a ideia subjacente no anúncio, nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística da sua produção, a eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para o resultado final da peça publicitária.
Digital
20. App
Esta categoria pretende premiar a melhor aplicação para tablets e smartphones de empresas e marcas.
21. Branded Content
Nesta categoria pretendemos premiar as ações comerciais que, extravasando o âmbito da publicidade convencional, utilizam de forma criativa o digital e também as ações/formatos que melhor articularam a presença da marca/empresa com conteúdos de entretenimento.
22. Filme
Nesta categoria vamos premiar os filmes concebidos propositadamente para o digital. O conceito criativo, a realização e a produção são alguns dos fatores de avaliação.
23. Campanha
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas desenvolvidas em ambiente digital. Em análise estará, não só o conceito, mas igualmente a relação e coerência alcançada entre todas as peças da campanha.
24. Site e Microsite
Esta categoria destina-se a premiar o melhor site ou microsite de empresas e marcas. Layout e navegação serão alguns dos parâmetros a ter em conta.
25. Redes Sociais
As redes sociais são, cada vez mais, um complemento à publicidade dita tradicional das marcas e empresas. Nesta categoria pretendemos premiar a melhor e mais criativa utilização das redes sociais como suporte de comunicação para as marcas.
26. Influenciadores
Nesta categoria vamos premiar as ações com influenciadores, veiculadas em ambiente digital.
27. Publicidade Mobile
em análise estarão trabalhos desenvolvidos para dispositivos móveis
28. Jogos
Os jogos são cada vez mais utilizados pelas marcas para estabelecer contacto com os consumidores. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução em jogos digitais.
29. NFT
O último ano ficou marcado, na área digital, pela explosão dos non-fungible tokens, ou tokens não-fungíveis, tecnologia que permite adquirir e validar a propriedade de arquivos digitais. O mundo da comunicação das marcas não ficou alheio a esta tendência e são cada vez mais os projetos que procuram aliar criatividade e tecnologia através da criação de NFTs.
30. Metaverso
O potencial do metaverso para chegar aos consumidores de forma inovadora tem sido seguido de perto pelas marcas, que começam a apostar na criação de ações/campanhas que procuram impactar o seu público-alvo em ambientes virtuais. Nesta categoria vamos avaliar a criatividade, inovação e execução das ações levadas a cabo no metaverso.
31. Craft
Nesta categoria o júri vai avaliar a qualidade estética/artística de um site, micro-site, filme ou campanha digital, a sua eventual complexidade e o facto de contribuir de forma definitiva para proporcionar uma experiência agradável ao consumidor.
Ativação
32. Guerrilha | Ação Especial
O inesperado e surpreendente são duas das características nas ações de marketing de guerrilha que serão tidas em conta nesta categoria, onde avaliaremos também a criatividade e possível impacto das ações a concurso.
33. Ponto de Venda
Nesta categoria pretendemos apreciar o modo como as marcas/agências utilizam a sua presença no ponto de venda para comunicar e/ou interagir com o consumidor.
34. Eventos | Patrocínios
O modo como, presente num evento, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
35. Eventos Digitais | Patrocínios
O modo como, presente num evento digital, a marca consegue destacar-se, interagir e criar sinergias com o consumidor é o que se pretende avaliar nesta categoria, na qual será tida em conta a criatividade, originalidade e recursos utilizados nas diferentes ações de ativação das marcas.
36. Lojas Pop Up
O fenómeno das lojas pop up ganhou dimensão nos últimos anos. Caracterizadas pela sua duração limitada, estes espaços apostam fortemente na criatividade, sendo esta que vamos avaliar nesta categoria.
Relações Públicas
37. Comunicação Institucional
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação institucional. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
38. Comunicação de Produto e Serviço
Nesta categoria pretendemos premiar os melhores casos de comunicação de produtos e serviços. A estratégia definida, as peças produzidas/comunicação enviada e os resultados obtidos serão os principais pontos a valorizar.
39. Comunicação Interna
A comunicação interna é cada vez mais importante nas organizações. Nesta categoria vamos premiar as melhores ações/peças produzidas destinadas aos públicos internos.
40. Publicação | Canal Institucional
A comunicação com os colaboradores/clientes e/ou fornecedores é uma prioridade para muitas empresas. Nesta categoria vamos galardoar os meios produzidos pelas empresas para comunicar com os diferentes públicos, como publicações institucionais ou canais de televisão e webtvs.
Eventos
41. Empresariais
Nesta categoria será avaliada a concepção, organização e execução de eventos destinados tanto a públicos internos como a clientes ou profissionais de um determinados setor.
42. Grande Público
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização de todo o tipo de eventos destinados ao público em geral.
43. Evento Virtual | Híbrido Corporativo
Nesta categoria vamos premiar os melhores eventos digitais | híbridos realizados no período em análise.
44. Evento Virtual | Híbrido Grande Público
Nesta categoria vamos distinguir os melhores eventos digitais / híbridos concebidos para o grande público.
45. Festivais
Os festivais realizados em Portugal já fazem parte dos roteiros internacionais. Apreciados pelo público e eleitos por várias marcas como um dos seus momentos altos de comunicação, nesta categoria será avaliada a ideia, concepção, inovação e organização dos festivais.
46. Culturais
Nesta categoria será avaliada a ideia, concepção e organização dos diferentes tipos de eventos culturais.
Marketing Relacional
47. Marketing Direto
Nesta categoria vamos premiar as melhores ações de marketing direto. A ideia será o principal fator de avaliação, sendo importantes, sempre que possível, os resultados.
48. Programa de Fidelização
Nesta categoria vamos distinguir os programas de fidelização mais criativos, independentemente do suporte utilizado.
Planeamento de Media
49. Melhor Planeamento | Uso de Televisão
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio televisão para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
50. Melhor Planeamento | Uso de Audio
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio audio (rádio, podcast) para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
51. Melhor Planeamento | Uso de Imprensa
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio imprensa para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
52. Melhor Planeamento/Uso de OOH e DOOH
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram do meio outdoor e DOOH para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
53. Melhor Uso de Digital
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanha/ações de branded content que melhor partido tiraram do meio digital para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
54. Melhor Uso de Social Media
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas que melhor partido tiraram das redes sociais para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
55. Data-driven
Nesta categoria analisaremos a criatividade de campanhas ou ações orientadas por dados, resultantes de métricas e dados.
56. Melhor Uso de Cinema
Nesta categoria pretendemos premiar os formatos/campanhas/ações que melhor partido tiraram do meio cinema para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
57. Ação Integrada
Nesta categoria pretendemos premiar a forma integrada, coerente e original do planeamento multimeios para a comunicação de determinado produto, serviço ou empresa. Serão tidos em conta o objetivo, ideia criativa/planeamento, execução e, sempre que possível, resultados.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
58. Ação de Sustentabilidade | Responsabilidade Social
As ações de sustentabilidade / responsabilidade social têm assumido uma importância crescente nas empresas. Assim, nesta categoria pretendemos distinguir as ações mais criativas realizadas nestes âmbitos.
59. Campanha
Nesta categoria vamos distinguir as melhores campanhas realizadas por/para instituições sem fins lucrativos ou que pretendam chamar a atenção para causas sociais.
60. Pro bono
Nesta categoria vamos distinguir ações/campanhas pro bono desenvolvidas por agências em prol de uma instituição ou causa.
Suporte Alternativo | Inovação
61. Suporte Alternativo
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar não as campanhas mas os novos suportes através dos quais é possível comunicar.
62. Campanha em Suporte Alternativo | Inovação
Para além dos meios tradicionais, existem atualmente diversos suportes e tecnologias (QR Code, realidade aumentada...) através dos quais as marcas podem comunicar com os seus públicos. Assim, nesta categoria vamos premiar a criatividade das campanhas que recorrem a suportes não convencionais para comunicar.
Projeto Integrado
63. Projeto Integrado
Nesta categoria vamos premiar projetos integrados de comunicação, independentemente dos meios utilizados para impactar os diferentes públicos.
Mercados Internacionais
64. Mercados Internacionais
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em Portugal para mercados externos.
Autopromoção Agência
65. Autopromoção
Nesta categoria vamos premiar os filmes/ações de comunicação feitos para promoção da própria agência. Conceito criativo, realização e copy são os três principais aspetos a avaliar.
Mercados Lusófonos
66. Mercados Lusófonos
Nesta categoria vamos premiar as melhores campanhas/ações de comunicação criadas e produzidas em mercados de língua oficial portuguesa.
Q&A - Perguntas Frequentes
A quem se destinam os Prémios de Criatividade M&P?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal. A categoria Mercados Lusófonos destina-se a agências|trabalhos dos países da CPLP (com exceção de Portugal).
Quantas categorias estão a concurso?
Existem este ano 66 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 16 grandes categorias (Televisão|Cinema, Audio, Imprensa, OOH, Digital, Ativação, Eventos, Marketing Relacional, Relações Públicas, Planeamento de Media, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Suportes Alternativos|Inovação, Projeto Integrado, Mercados Internacionais, Autopromoções e Mercados Lusófonos). São atribuídos três prémios por categoria – ouro, prata e bronze - podendo ainda existir um Grande Prémio por cada uma destas grandes áreas.
A existência deste Grande Prémio depende da apreciação do júri. Em sentido contrário, mediante a avaliação das peças a concurso, os jurados podem entender não atribuir os três troféus nas 66 categorias.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído, se o júri assim o entender, um Grande Prémio, para aquele que for considerado o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Serão ainda atribuídos os prémios Agência Criativa do Ano e Agência de Meios do Ano (este último se o número de inscrições|prémios o justificar) às agências que tenham sido mais premiadas nesta 13ª edição dos Prémios de Criatividade M&P e o Prémio Anunciante do Ano à empresa|marca mais premiada. Será também entregue o prémio Produtora do Ano, à produtora com mais troféus ganhos nas Categorias de Craft (se o número de pontos o justificar). Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bonze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Nos prémios Agência de Meios e Produtoras, contamos os pontos obtidos nas inscrições feitas respectivamente pelas agências de meios e produtoras.
No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização dos trabalhos a concurso?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias.
Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum dos trabalhos a concurso em determinada categoria tem qualidade suficiente o prémio fica por atribuir.
Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Excecionalmente o júri pode atribuir mais do que um Ouro, Prata e Bronze por categoria.
Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos apenas na festa de atribuição dos prémios, em data a anunciar.
Quem são os elementos do júri?
O júri na edição deste ano é constituído por:
- Alexandre Costeira, diretor criativo, Gr8 Events
- Américo Vizer, diretor criativo, LLYC
- Filipe Teotónio Pereira, diretor geral, Nova Expressão
- Ivo Purvis, diretor criativo, Dentsu Creative Portugal
- João Madeira, chief creative officer, Fuel
- Judite Mota, chief creative officer, VML
- Kiko Pedreira, diretor criativo, Clube Recriativo
- Luís Lobato de Almeida, diretor de marca, Pingo Doce
- Mário Patrocínio, fundador e realizador, Bro Cinema
- Nuno Cardoso, founder & creative diretor, Nossa
- Nuno Filipe Miranda, diretor de marketing, DAZN
- Pedro Morgado, chief creative officer, Fullsix
- Rodrigo Silva Gomes, CEO & founder, Lola Normajean
- Vasco Thomaz, diretor criativo, Judas
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€. Após 31 de maio, e durante três semanas, até dia 21 de junho, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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