júri

Bernardo Villa

director de marketing e vendas da smart

Bernardo Villa, 46 anos, casado, pai de 3 filhos é actualmente director de marketing e vendas da smart. Licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira em consultoria de marketing antes de ingressar no mundo dos automóveis, há 18 anos atrás, na Mercedes-Benz Portugal para assumir a responsabilidade de introdução da marca smart no país. Depois de passar pela criação do departamento de frotas da MBP, assumiu a direção de vendas da Mercedes-Benz para voltar em 2011 à smart com o objetivo de preparar a marca para o lançamento da nova geração de modelos. Por esta altura (2013) a marca ganha novo fôlego com a conquista para Portugal da maior concentração mundial da Smart “smart Times”, que recebe um número record de Smarts em Cascais e projeta o pais a nível internacional.
É a parir de 2014 com o lançamento da nova geração do smart fortwo e do smart forfour que a marca sente necessidade de se tornar mais emocional e voltar a desafiar a mobilidade nas cidades, que surgem projectos como o #smarteffect ou #standmaispequeno, que para além dos prémios e reconhecimentos internacionais, catapultam a marca para níveis de vendas record e uma quota de mercado em Portugal, que atinge a segunda posição a nível mundial. “O “mood” como comunicamos define a marca” - e a forma como a smart comunica, nos diferentes meios, mostra claramente a sua disruptividade e o posicionamento que ocupa no mercado automóvel em Portugal.