júri

João Coutinho

director criativo executivo da Young&Rubicam para a América do Norte

O criativo português João Coutinho é o novo director criativo executivo da Young & Rubicam para a América do Norte. Trata-se de um novo cargo na multinacional de publicidade que tem como objectivo supervisionar o trabalho criativo e o new business daquela zona geográfica. João Coutinho estava na Grey de Nova Iorque desde 2014, onde desempenhava funções como group creative director, tendo trabalhado para clientes como a P&G, Volvo, Canon, Bosch e States United To Prevent Gun Violence. Foi, aliás, este último cliente que voltou a colocar João Coutinho na ribalta mundial graças ao desempenho em Cannes. O projecto Guns with History foi eleito pela AdWeek como uma das 10 melhores campanhas de 2015. “Ele tem sido a força por detrás das ideias que se tornaram parte da nossa cultura e que verdadeiramente agarraram e tocaram as pessoas em todo o mundo”, descreveu à AdWeek Leslie Sims, CEO da Y&R de Npva Iorque.
Antes de ir para Nova Iorque, João Coutinho esteve na Ogilvy São Paulo, onde conseguiu um grande prémio em Cannes pelo case Fãs Imortais para o Sport Clube Recife. O criativo passou também pela Ogilvy Lisboa, Y&R, FCB, Y&R Madrid, Strat, JWT e Lowe Lintas, onde foi director criativo.